Feminilidades e masculinidades em canais do youtube protagonizado por meninas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10683 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo geral discutir/problematizar as feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos do YouTube, protagonizados por meninas de até 12 anos, no ano de 2018 e, como objetivos específicos: a) identificar feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos e b) discutir/problematizar os aspectos como conduta e vestimenta, tendo como base teórica os referenciais dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, numa perspectiva pós-crítica no campo educacional; além de respaldar-se na metodologia de pesquisa pós-crítica e da abordagem da netnografia. Após a coleta das informações e respectivas discussões, observou-se que os vídeos do YouTube, enquanto artefato cultural, desempenham papel pedagógico ao expressarem ensinamentos sobre formas hegemônicas de masculinidade/feminilidade para as crianças, em que os homens são vistos como mais agressivos, pragmáticos, racionais e as mulheres são vistas como meigas, vaidosas, dedicadas, sensíveis, e que essas educações realizadas atendem a uma normatividade e padrões social e culturalmente idealizados para as condutas de meninas/os. |
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Feminilidades e masculinidades em canais do youtube protagonizado por meninasFeminidades y masculinidades en videos de canales de youtube protagonizados por niñasFemininities and masculinities in videos from youtube channels starred by girlsFeminilidadesMasculinidadesNetnografiaYouTubeFeminidadesNetnografiaFemininitiesMasculinitiesNetnographyA pesquisa teve como objetivo geral discutir/problematizar as feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos do YouTube, protagonizados por meninas de até 12 anos, no ano de 2018 e, como objetivos específicos: a) identificar feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos e b) discutir/problematizar os aspectos como conduta e vestimenta, tendo como base teórica os referenciais dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, numa perspectiva pós-crítica no campo educacional; além de respaldar-se na metodologia de pesquisa pós-crítica e da abordagem da netnografia. Após a coleta das informações e respectivas discussões, observou-se que os vídeos do YouTube, enquanto artefato cultural, desempenham papel pedagógico ao expressarem ensinamentos sobre formas hegemônicas de masculinidade/feminilidade para as crianças, em que os homens são vistos como mais agressivos, pragmáticos, racionais e as mulheres são vistas como meigas, vaidosas, dedicadas, sensíveis, e que essas educações realizadas atendem a uma normatividade e padrões social e culturalmente idealizados para as condutas de meninas/os.La investigación tuvo como objetivo general discutir/problematizar las feminidades/masculinidades producidas en los videos de Youtube, protagonizados por niñas de hasta 12 años, en el año 2018 y como objetivos específicos: identificar feminidades/masculinidades producidas en los videos. Nos basamos teóricamente en los refereciales teóricos de los Estudios de Género y de los Estudios Culturales, en una perspectiva pós-crítica en el campo educativo. El referente metodológico se respaldó en la metodología de la investigación pós-crítica y del abordaje de la netnografía. Luego de la recolección de las informaciones y respectivas discusiones, se observó que los videos de YouTube, como artefacto cultural, ejercen una pedagogía al expresar enseñanzas para los/as niños/as sobre formas hegemónicas de masculinidad/feminidad y que essas educaciones realizadas atienden a una normatividad y padrones social y culturalmente idealizados para las conductas de niños/as.This research had as its general objective to debate/put in doubt femininities/masculinities produced on YouTube videos starred by girls under the age of 12, in 2018. The specific objectives were to identify femininities/masculinities produced in the videos and to debate its main aspects. The theoretical frameworks were Gender Studies and Cultural Studies, from a post-critical perspective in the educational field. The methodological approach was the social media research method “netnography” based on the post-critical research methodology. The study has shown that the YouTube videos, as a Cultural Artifact, exercise a pedagogy by expressing to children hegemonic forms of masculinity/femininity, whereas that said educations correspond the social normativity and culturally idealized standards for the conduct of girls and boys.2023-02-13T00:05:59Z2023-02-13T00:05:59Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSARACHO, K. R.; XAVIER FILHA, C. FEMINILIDADES E MASCULINIDADES EM CANAIS DO YOUTUBE PROTAGONIZADO POR MENINAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 679–712, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12658. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12658. Acesso em: 27 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1068310.14295/de.v9iEspecial.12658porSaracho, Kamila RiosXavier Filha, Constantinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-13T00:05:59Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10683Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-13T00:05:59Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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A pesquisa teve como objetivo geral discutir/problematizar as feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos do YouTube, protagonizados por meninas de até 12 anos, no ano de 2018 e, como objetivos específicos: a) identificar feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos e b) discutir/problematizar os aspectos como conduta e vestimenta, tendo como base teórica os referenciais dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, numa perspectiva pós-crítica no campo educacional; além de respaldar-se na metodologia de pesquisa pós-crítica e da abordagem da netnografia. Após a coleta das informações e respectivas discussões, observou-se que os vídeos do YouTube, enquanto artefato cultural, desempenham papel pedagógico ao expressarem ensinamentos sobre formas hegemônicas de masculinidade/feminilidade para as crianças, em que os homens são vistos como mais agressivos, pragmáticos, racionais e as mulheres são vistas como meigas, vaidosas, dedicadas, sensíveis, e que essas educações realizadas atendem a uma normatividade e padrões social e culturalmente idealizados para as condutas de meninas/os. |
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