Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nelma Bispo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva Júnior, Milton Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3778
Resumo: Este estudo teve como objetivos detectar se as práticas pedagógicas no ensino fundamental do Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC) em Vitória da Conquista – BA são ambientalistas e comunicativas, bem como, identificar as concepções de educação ambiental e meio ambiente dos alunos, para que possam servir como referência para diferentes unidades escolares, no sentido de repensarem sobre suas práxis e a importância da implementação da temática ambiental interdisciplinar no dia a dia da sala de aula. Os resultados nos permitiram observar que alguns professores, principalmente os das disciplinas Ciências e Geografia, utilizam práticas pedagógicas ambientalistas e que a percepção de educação ambiental dos alunos do 6º ano é desenvolvimentista e a visão de meio ambiente é naturalista. Já os alunos do 9º ano (egressos), possuem a concepção crítica de educação ambiental e visão antropocêntrica de meio ambiente. Alguns alunos reconhecem que os professores incentivam o diálogo na sala de aula, deixando-os à vontade para opinar. Com base nos levantamentos citados, foi possível detectar a necessidade de abordagens das questões ambientais de forma crítica, reflexiva, contextualizada, interdisciplinar e comunicativa.
id FURG_65075107fec00df5b89ab744b8b6718a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3778
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.Educação AmbientalPráticas pedagógicas comunicativasEnsino fundamentalCentro Educacional Professor Paulo Freire em Vitória da Conquista – BAEnvironment EducationPractical pedagogicalBasic educationEducational Center the Professor Paulo Freire in Vitória da Conquista - BAEste estudo teve como objetivos detectar se as práticas pedagógicas no ensino fundamental do Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC) em Vitória da Conquista – BA são ambientalistas e comunicativas, bem como, identificar as concepções de educação ambiental e meio ambiente dos alunos, para que possam servir como referência para diferentes unidades escolares, no sentido de repensarem sobre suas práxis e a importância da implementação da temática ambiental interdisciplinar no dia a dia da sala de aula. Os resultados nos permitiram observar que alguns professores, principalmente os das disciplinas Ciências e Geografia, utilizam práticas pedagógicas ambientalistas e que a percepção de educação ambiental dos alunos do 6º ano é desenvolvimentista e a visão de meio ambiente é naturalista. Já os alunos do 9º ano (egressos), possuem a concepção crítica de educação ambiental e visão antropocêntrica de meio ambiente. Alguns alunos reconhecem que os professores incentivam o diálogo na sala de aula, deixando-os à vontade para opinar. Com base nos levantamentos citados, foi possível detectar a necessidade de abordagens das questões ambientais de forma crítica, reflexiva, contextualizada, interdisciplinar e comunicativa.This study aims at detecting whether the pedagogical practices implemented at the level of basic education in Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC), in Vitória da Conquista – BA, are environmentalist and communicative. It also intends to identify the concepts students have about environmental education and the environment. Such identification might serve as reference for other schools in the process of rethinking their praxis and the importance of the implementation of an interdisciplinary environmental thematic into classroom routine. It was found that some teachers, namely the Science and Geography ones, employ environmental pedagogical practices and that the perception of environmental education by sixth-grade students is developmentalist while their view of the environment is naturalistic. Former ninth-grade students, on the other hand, hold on to the critical concept of environmental education and possess an anthropocentric view of the environment. Some students recognize that the teachers encourage the dialogue in the classroom, allowing them to express their opinions freely. Finally, the study concludes that an approach to environmental issues is needed. One that is critical, reflective, contextualized, interdisciplinary and communicative.2013-09-15T22:04:08Z2013-09-15T22:04:08Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Nelma Bispo; JR SILVA, Milton Ferreira da. Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2894/1908>. Acesso em: Set 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3778porSilva, Nelma BispoSilva Júnior, Milton Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-15T22:04:08Zoai:repositorio.furg.br:1/3778Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-15T22:04:08Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.
title Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.
spellingShingle Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.
Silva, Nelma Bispo
Educação Ambiental
Práticas pedagógicas comunicativas
Ensino fundamental
Centro Educacional Professor Paulo Freire em Vitória da Conquista – BA
Environment Education
Practical pedagogical
Basic education
Educational Center the Professor Paulo Freire in Vitória da Conquista - BA
title_short Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.
title_full Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.
title_fullStr Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.
title_sort Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.
author Silva, Nelma Bispo
author_facet Silva, Nelma Bispo
Silva Júnior, Milton Ferreira da
author_role author
author2 Silva Júnior, Milton Ferreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nelma Bispo
Silva Júnior, Milton Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Práticas pedagógicas comunicativas
Ensino fundamental
Centro Educacional Professor Paulo Freire em Vitória da Conquista – BA
Environment Education
Practical pedagogical
Basic education
Educational Center the Professor Paulo Freire in Vitória da Conquista - BA
topic Educação Ambiental
Práticas pedagógicas comunicativas
Ensino fundamental
Centro Educacional Professor Paulo Freire em Vitória da Conquista – BA
Environment Education
Practical pedagogical
Basic education
Educational Center the Professor Paulo Freire in Vitória da Conquista - BA
description Este estudo teve como objetivos detectar se as práticas pedagógicas no ensino fundamental do Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC) em Vitória da Conquista – BA são ambientalistas e comunicativas, bem como, identificar as concepções de educação ambiental e meio ambiente dos alunos, para que possam servir como referência para diferentes unidades escolares, no sentido de repensarem sobre suas práxis e a importância da implementação da temática ambiental interdisciplinar no dia a dia da sala de aula. Os resultados nos permitiram observar que alguns professores, principalmente os das disciplinas Ciências e Geografia, utilizam práticas pedagógicas ambientalistas e que a percepção de educação ambiental dos alunos do 6º ano é desenvolvimentista e a visão de meio ambiente é naturalista. Já os alunos do 9º ano (egressos), possuem a concepção crítica de educação ambiental e visão antropocêntrica de meio ambiente. Alguns alunos reconhecem que os professores incentivam o diálogo na sala de aula, deixando-os à vontade para opinar. Com base nos levantamentos citados, foi possível detectar a necessidade de abordagens das questões ambientais de forma crítica, reflexiva, contextualizada, interdisciplinar e comunicativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-15T22:04:08Z
2013-09-15T22:04:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Nelma Bispo; JR SILVA, Milton Ferreira da. Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2894/1908>. Acesso em: Set 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3778
identifier_str_mv SILVA, Nelma Bispo; JR SILVA, Milton Ferreira da. Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2894/1908>. Acesso em: Set 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384356581277696