Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3778 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivos detectar se as práticas pedagógicas no ensino fundamental do Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC) em Vitória da Conquista – BA são ambientalistas e comunicativas, bem como, identificar as concepções de educação ambiental e meio ambiente dos alunos, para que possam servir como referência para diferentes unidades escolares, no sentido de repensarem sobre suas práxis e a importância da implementação da temática ambiental interdisciplinar no dia a dia da sala de aula. Os resultados nos permitiram observar que alguns professores, principalmente os das disciplinas Ciências e Geografia, utilizam práticas pedagógicas ambientalistas e que a percepção de educação ambiental dos alunos do 6º ano é desenvolvimentista e a visão de meio ambiente é naturalista. Já os alunos do 9º ano (egressos), possuem a concepção crítica de educação ambiental e visão antropocêntrica de meio ambiente. Alguns alunos reconhecem que os professores incentivam o diálogo na sala de aula, deixando-os à vontade para opinar. Com base nos levantamentos citados, foi possível detectar a necessidade de abordagens das questões ambientais de forma crítica, reflexiva, contextualizada, interdisciplinar e comunicativa. |
id |
FURG_65075107fec00df5b89ab744b8b6718a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3778 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA.Educação AmbientalPráticas pedagógicas comunicativasEnsino fundamentalCentro Educacional Professor Paulo Freire em Vitória da Conquista – BAEnvironment EducationPractical pedagogicalBasic educationEducational Center the Professor Paulo Freire in Vitória da Conquista - BAEste estudo teve como objetivos detectar se as práticas pedagógicas no ensino fundamental do Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC) em Vitória da Conquista – BA são ambientalistas e comunicativas, bem como, identificar as concepções de educação ambiental e meio ambiente dos alunos, para que possam servir como referência para diferentes unidades escolares, no sentido de repensarem sobre suas práxis e a importância da implementação da temática ambiental interdisciplinar no dia a dia da sala de aula. Os resultados nos permitiram observar que alguns professores, principalmente os das disciplinas Ciências e Geografia, utilizam práticas pedagógicas ambientalistas e que a percepção de educação ambiental dos alunos do 6º ano é desenvolvimentista e a visão de meio ambiente é naturalista. Já os alunos do 9º ano (egressos), possuem a concepção crítica de educação ambiental e visão antropocêntrica de meio ambiente. Alguns alunos reconhecem que os professores incentivam o diálogo na sala de aula, deixando-os à vontade para opinar. Com base nos levantamentos citados, foi possível detectar a necessidade de abordagens das questões ambientais de forma crítica, reflexiva, contextualizada, interdisciplinar e comunicativa.This study aims at detecting whether the pedagogical practices implemented at the level of basic education in Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC), in Vitória da Conquista – BA, are environmentalist and communicative. It also intends to identify the concepts students have about environmental education and the environment. Such identification might serve as reference for other schools in the process of rethinking their praxis and the importance of the implementation of an interdisciplinary environmental thematic into classroom routine. It was found that some teachers, namely the Science and Geography ones, employ environmental pedagogical practices and that the perception of environmental education by sixth-grade students is developmentalist while their view of the environment is naturalistic. Former ninth-grade students, on the other hand, hold on to the critical concept of environmental education and possess an anthropocentric view of the environment. Some students recognize that the teachers encourage the dialogue in the classroom, allowing them to express their opinions freely. Finally, the study concludes that an approach to environmental issues is needed. One that is critical, reflective, contextualized, interdisciplinary and communicative.2013-09-15T22:04:08Z2013-09-15T22:04:08Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Nelma Bispo; JR SILVA, Milton Ferreira da. Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2894/1908>. Acesso em: Set 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3778porSilva, Nelma BispoSilva Júnior, Milton Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-15T22:04:08Zoai:repositorio.furg.br:1/3778Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-15T22:04:08Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. |
title |
Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. |
spellingShingle |
Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. Silva, Nelma Bispo Educação Ambiental Práticas pedagógicas comunicativas Ensino fundamental Centro Educacional Professor Paulo Freire em Vitória da Conquista – BA Environment Education Practical pedagogical Basic education Educational Center the Professor Paulo Freire in Vitória da Conquista - BA |
title_short |
Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. |
title_full |
Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. |
title_fullStr |
Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. |
title_sort |
Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. |
author |
Silva, Nelma Bispo |
author_facet |
Silva, Nelma Bispo Silva Júnior, Milton Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva Júnior, Milton Ferreira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nelma Bispo Silva Júnior, Milton Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Práticas pedagógicas comunicativas Ensino fundamental Centro Educacional Professor Paulo Freire em Vitória da Conquista – BA Environment Education Practical pedagogical Basic education Educational Center the Professor Paulo Freire in Vitória da Conquista - BA |
topic |
Educação Ambiental Práticas pedagógicas comunicativas Ensino fundamental Centro Educacional Professor Paulo Freire em Vitória da Conquista – BA Environment Education Practical pedagogical Basic education Educational Center the Professor Paulo Freire in Vitória da Conquista - BA |
description |
Este estudo teve como objetivos detectar se as práticas pedagógicas no ensino fundamental do Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC) em Vitória da Conquista – BA são ambientalistas e comunicativas, bem como, identificar as concepções de educação ambiental e meio ambiente dos alunos, para que possam servir como referência para diferentes unidades escolares, no sentido de repensarem sobre suas práxis e a importância da implementação da temática ambiental interdisciplinar no dia a dia da sala de aula. Os resultados nos permitiram observar que alguns professores, principalmente os das disciplinas Ciências e Geografia, utilizam práticas pedagógicas ambientalistas e que a percepção de educação ambiental dos alunos do 6º ano é desenvolvimentista e a visão de meio ambiente é naturalista. Já os alunos do 9º ano (egressos), possuem a concepção crítica de educação ambiental e visão antropocêntrica de meio ambiente. Alguns alunos reconhecem que os professores incentivam o diálogo na sala de aula, deixando-os à vontade para opinar. Com base nos levantamentos citados, foi possível detectar a necessidade de abordagens das questões ambientais de forma crítica, reflexiva, contextualizada, interdisciplinar e comunicativa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-09-15T22:04:08Z 2013-09-15T22:04:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Nelma Bispo; JR SILVA, Milton Ferreira da. Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2894/1908>. Acesso em: Set 2013. 15171256 http://repositorio.furg.br/handle/1/3778 |
identifier_str_mv |
SILVA, Nelma Bispo; JR SILVA, Milton Ferreira da. Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2894/1908>. Acesso em: Set 2013. 15171256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187229496901632 |