Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albernaz, Roselaine Machado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2896
Resumo: Tese (doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2011.
id FURG_66a9970a91a977b940e51db2d0fc6f2b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2896
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática.Formação de professoresProfessor de matemáticaEcosofiaAcontecimentoDobraExperiênciaFormation of teachersMath teacherEcosophyHappeningFoldingExperienceTese (doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2011.Através de um exercício cartográfico, a presente tese propõe ensaiar formas, entre modos mais e menos acadêmicos, de pensar a formação de um professor de matemática. Neste sentido, faz uso de algumas experiências estéticas, para a criação de contos, misturando ficção e realidade, articulados a diferentes campos de saberes, como a arte, a filosofia e a ciência. Tal prática me permite propor um novo conceito a partir e para a formação de professores de matemática: Formação Ecosófica. A escolha pelas chamadas filosofias da diferença faz com que o texto articule autores vindos dos campos da filosofia e das ciências, Deleuze, Guattari, Foucault, Larrosa, Leibniz, com autores do campo da arte e da literatura, tais como, Lygia Clark, Clarice Lispector, Manuel de Barros, Lewis Carroll, Michel Houellebecq, Italo Calvino, Jorge Luiz Borges, Herman Melville, Fernando Pessoa, Kafka. Entende-se a Educação Ambiental e a formação de professores através dos conceitos de ecosofia, cuidado de si, dobra, acontecimento e experiência. Este texto também faz uma crítica do saber na Modernidade com sua estrutura lógica e sólida, bem como, ao saber e modos de vida na contemporaneidade e sua sociedade de controle, com suas formas fluidas, embasadas no consumo e descarte. Cria-se, assim, um novo conceito que parte da formação de alguns professores de matemática e se dirige a ela, dirige-se aos que se sentirem tocados por essa forma de pensar e atuar denominada “Formação Ecosófica”.Through a cartographic exercise, the present thesis has the aim of trying out ways, between modes, more or less academic, of thinking the formation of a math teacher. This way, it uses some esthetics experiences, for the creation of tales, mixing fiction and reality, articulated in different fields of knowledge, such as art, philosophy and science. Such practice allows me to propose a new concept from and for the formation of math teachers: Ecosophic Formation. The choice for the so-called philosophies of difference makes it possible for the text to articulate authors from philosophy and science fields, Deleuze, Guattari, Foucault, Larrosa, Leibniz, with authors from art and literature fields, such as, Lygia Clark, Clarice Lispector, Manuel de Barros, Lewis Carroll, Michel Houellebecq, Italo Calvino, Jorge Luiz Borges, Herman Melville, Fernando Pessoa, Kafka. The environmental education and the teachers formation can be understood through the ecosophy concepts, care of itself, folding, happening and experience. This text also makes a critic of the knowledge in the modernity with its logical and solid structure, as well as, to knowledge and ways of living in contemporaneity and its society of control, with its fluid forms, based on consumption and discarding. Thus, it is created a new concept that initiates from the formation of some math teachers and aims to it. It aims to those who feel themselves touch by this way of thinking and acting so-called “Ecosophic Formation”Laurino, Débora PereiraAlbernaz, Roselaine Machado2012-11-30T17:07:01Z2012-11-30T17:07:01Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALBERNAZ, Roselaine Machado. Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/2896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-11-30T17:07:01Zoai:repositorio.furg.br:1/2896Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-11-30T17:07:01Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática.
title Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática.
spellingShingle Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática.
Albernaz, Roselaine Machado
Formação de professores
Professor de matemática
Ecosofia
Acontecimento
Dobra
Experiência
Formation of teachers
Math teacher
Ecosophy
Happening
Folding
Experience
title_short Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática.
title_full Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática.
title_fullStr Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática.
title_full_unstemmed Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática.
title_sort Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática.
author Albernaz, Roselaine Machado
author_facet Albernaz, Roselaine Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laurino, Débora Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Albernaz, Roselaine Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Professor de matemática
Ecosofia
Acontecimento
Dobra
Experiência
Formation of teachers
Math teacher
Ecosophy
Happening
Folding
Experience
topic Formação de professores
Professor de matemática
Ecosofia
Acontecimento
Dobra
Experiência
Formation of teachers
Math teacher
Ecosophy
Happening
Folding
Experience
description Tese (doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-11-30T17:07:01Z
2012-11-30T17:07:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBERNAZ, Roselaine Machado. Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2896
identifier_str_mv ALBERNAZ, Roselaine Machado. Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187263141511168