Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1414 |
Resumo: | O artigo objetiva apresentar algumas aproximações entre Estética, Educação Ambiental (EA) e a Epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, visando a contribuir para o entendimento da situação socioambiental vigente, na consideração de que as transformações dos valores éticos e estéticos modificam atitudes e comportamentos nas relações dos sujeitos com o meio ambiente. A Educação Ambiental, mais do que uma nova forma de pensar ou agir, representa a possibilidade de (res)significação e renovação do próprio pensamento/conhecimento humano. Nesse contexto, a Estética apresenta-se como elemento fundamental que viabiliza a compreensão sensível dos fatores culturais e sociais, possibilitando o surgimento de diferentes mentalidades e comportamentos. Tal abordagem propicia problematizarmos a questão a partir de sutis deslocamentos, como o poder poético e político de elementos institucionalizados, refletindo sobre as relações entre ética e estética, política e arte, na sociedade contemporânea. |
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