O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tagliani, Dulce Cassol
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2275
Resumo: Tendo como base teórica os estudos sobre os gêneros discursivos e a teoria da atividade, este texto aborda questões relativas ao uso do livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Verificamos a relação entre os agentes escolares e esse instrumento, focando as atividades de produção textual escrita, obtidas a partir de aulas observadas em uma escola pública do município de Rio Grande, RS. Observamos o uso desse material sob a ótica do Programa Nacional do Livro Didático e o conhecimento dos professores em relação ao LD. Verificamos ainda em que medida esse uso contribui para a formação da competência discursiva do aluno. Os resultados demonstram divergências quanto ao uso do livro didático como mediador do trabalho com a produção de textos, em função da (re)apresentação e (re)significação dos objetos de ensino que constituem a natureza discursiva do gênero LD de língua portuguesa.
id FURG_6cdf9e3e8ea9562fa184bb36254d9e23
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2275
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textosThe textbook as mediator instrument of learning-teaching process of Portuguese language: texts productionEnsinoLíngua portuguesaLivro didáticoProdução textualEducationPortugueseTextbookext production.Tendo como base teórica os estudos sobre os gêneros discursivos e a teoria da atividade, este texto aborda questões relativas ao uso do livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Verificamos a relação entre os agentes escolares e esse instrumento, focando as atividades de produção textual escrita, obtidas a partir de aulas observadas em uma escola pública do município de Rio Grande, RS. Observamos o uso desse material sob a ótica do Programa Nacional do Livro Didático e o conhecimento dos professores em relação ao LD. Verificamos ainda em que medida esse uso contribui para a formação da competência discursiva do aluno. Os resultados demonstram divergências quanto ao uso do livro didático como mediador do trabalho com a produção de textos, em função da (re)apresentação e (re)significação dos objetos de ensino que constituem a natureza discursiva do gênero LD de língua portuguesa.Based on theoretical studies of the genres and the theory of activity, this paper addresses issues relating to the use of textbooks in Portuguese. We found the relationship between school agents and this mediation instrument, focusing on production of written activities, obtained from classes in a public high school in Rio Grande, RS. The use made of this material was observed considering the evaluation presented by the National Textbook Program and the teachers’ knowledge about the textbook. We also observed how such use contributes to the development of students’ discursive competence. The results show that there are differences in the use of textbooks as a mediator of text production, depending mainly on the (re) presentation and (re)signification of the teaching objects that compose the discursive nature of the Portuguese textbook genre.2012-08-04T01:40:25Z2012-08-04T01:40:25Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTAGLIANE, Dulce Cassol. O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 135-148, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a08.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/2275porTagliani, Dulce Cassolinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-19T19:52:05Zoai:repositorio.furg.br:1/2275Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-19T19:52:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos
The textbook as mediator instrument of learning-teaching process of Portuguese language: texts production
title O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos
spellingShingle O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos
Tagliani, Dulce Cassol
Ensino
Língua portuguesa
Livro didático
Produção textual
Education
Portuguese
Textbook
ext production.
title_short O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos
title_full O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos
title_fullStr O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos
title_full_unstemmed O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos
title_sort O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos
author Tagliani, Dulce Cassol
author_facet Tagliani, Dulce Cassol
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tagliani, Dulce Cassol
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Língua portuguesa
Livro didático
Produção textual
Education
Portuguese
Textbook
ext production.
topic Ensino
Língua portuguesa
Livro didático
Produção textual
Education
Portuguese
Textbook
ext production.
description Tendo como base teórica os estudos sobre os gêneros discursivos e a teoria da atividade, este texto aborda questões relativas ao uso do livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Verificamos a relação entre os agentes escolares e esse instrumento, focando as atividades de produção textual escrita, obtidas a partir de aulas observadas em uma escola pública do município de Rio Grande, RS. Observamos o uso desse material sob a ótica do Programa Nacional do Livro Didático e o conhecimento dos professores em relação ao LD. Verificamos ainda em que medida esse uso contribui para a formação da competência discursiva do aluno. Os resultados demonstram divergências quanto ao uso do livro didático como mediador do trabalho com a produção de textos, em função da (re)apresentação e (re)significação dos objetos de ensino que constituem a natureza discursiva do gênero LD de língua portuguesa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-08-04T01:40:25Z
2012-08-04T01:40:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAGLIANE, Dulce Cassol. O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 135-148, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a08.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2012.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2275
identifier_str_mv TAGLIANE, Dulce Cassol. O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 135-148, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a08.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2012.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187266850324480