O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/2275 |
Resumo: | Tendo como base teórica os estudos sobre os gêneros discursivos e a teoria da atividade, este texto aborda questões relativas ao uso do livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Verificamos a relação entre os agentes escolares e esse instrumento, focando as atividades de produção textual escrita, obtidas a partir de aulas observadas em uma escola pública do município de Rio Grande, RS. Observamos o uso desse material sob a ótica do Programa Nacional do Livro Didático e o conhecimento dos professores em relação ao LD. Verificamos ainda em que medida esse uso contribui para a formação da competência discursiva do aluno. Os resultados demonstram divergências quanto ao uso do livro didático como mediador do trabalho com a produção de textos, em função da (re)apresentação e (re)significação dos objetos de ensino que constituem a natureza discursiva do gênero LD de língua portuguesa. |
id |
FURG_6cdf9e3e8ea9562fa184bb36254d9e23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/2275 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textosThe textbook as mediator instrument of learning-teaching process of Portuguese language: texts productionEnsinoLíngua portuguesaLivro didáticoProdução textualEducationPortugueseTextbookext production.Tendo como base teórica os estudos sobre os gêneros discursivos e a teoria da atividade, este texto aborda questões relativas ao uso do livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Verificamos a relação entre os agentes escolares e esse instrumento, focando as atividades de produção textual escrita, obtidas a partir de aulas observadas em uma escola pública do município de Rio Grande, RS. Observamos o uso desse material sob a ótica do Programa Nacional do Livro Didático e o conhecimento dos professores em relação ao LD. Verificamos ainda em que medida esse uso contribui para a formação da competência discursiva do aluno. Os resultados demonstram divergências quanto ao uso do livro didático como mediador do trabalho com a produção de textos, em função da (re)apresentação e (re)significação dos objetos de ensino que constituem a natureza discursiva do gênero LD de língua portuguesa.Based on theoretical studies of the genres and the theory of activity, this paper addresses issues relating to the use of textbooks in Portuguese. We found the relationship between school agents and this mediation instrument, focusing on production of written activities, obtained from classes in a public high school in Rio Grande, RS. The use made of this material was observed considering the evaluation presented by the National Textbook Program and the teachers’ knowledge about the textbook. We also observed how such use contributes to the development of students’ discursive competence. The results show that there are differences in the use of textbooks as a mediator of text production, depending mainly on the (re) presentation and (re)signification of the teaching objects that compose the discursive nature of the Portuguese textbook genre.2012-08-04T01:40:25Z2012-08-04T01:40:25Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTAGLIANE, Dulce Cassol. O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 135-148, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a08.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/2275porTagliani, Dulce Cassolinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-19T19:52:05Zoai:repositorio.furg.br:1/2275Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-19T19:52:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos The textbook as mediator instrument of learning-teaching process of Portuguese language: texts production |
title |
O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos |
spellingShingle |
O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos Tagliani, Dulce Cassol Ensino Língua portuguesa Livro didático Produção textual Education Portuguese Textbook ext production. |
title_short |
O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos |
title_full |
O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos |
title_fullStr |
O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos |
title_full_unstemmed |
O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos |
title_sort |
O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos |
author |
Tagliani, Dulce Cassol |
author_facet |
Tagliani, Dulce Cassol |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tagliani, Dulce Cassol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Língua portuguesa Livro didático Produção textual Education Portuguese Textbook ext production. |
topic |
Ensino Língua portuguesa Livro didático Produção textual Education Portuguese Textbook ext production. |
description |
Tendo como base teórica os estudos sobre os gêneros discursivos e a teoria da atividade, este texto aborda questões relativas ao uso do livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Verificamos a relação entre os agentes escolares e esse instrumento, focando as atividades de produção textual escrita, obtidas a partir de aulas observadas em uma escola pública do município de Rio Grande, RS. Observamos o uso desse material sob a ótica do Programa Nacional do Livro Didático e o conhecimento dos professores em relação ao LD. Verificamos ainda em que medida esse uso contribui para a formação da competência discursiva do aluno. Os resultados demonstram divergências quanto ao uso do livro didático como mediador do trabalho com a produção de textos, em função da (re)apresentação e (re)significação dos objetos de ensino que constituem a natureza discursiva do gênero LD de língua portuguesa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2012-08-04T01:40:25Z 2012-08-04T01:40:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TAGLIANE, Dulce Cassol. O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 135-148, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a08.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2012. http://repositorio.furg.br/handle/1/2275 |
identifier_str_mv |
TAGLIANE, Dulce Cassol. O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 135-148, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a08.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2012. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/2275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187266850324480 |