A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Everton Bandeira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sosa, Derocina Alves Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/647
Resumo: A partir do desenvolvimento do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, notou-se a necessidade da criação de um espaço extra, para ser utilizado na construção da relação entre o professor/estagiário e os alunos. Por tal foi oferecido aos alunos um curso de extensão intitulado, “Refletindo as práticas sociais: a contribuição do ensino de História para a construção da cidadania”, pelo Centro de Pesquisa de História Social e Cultural (CEPEHSC) da FURG. Tal atividade garantiu resultados significativos no desenvolvimento dos conteúdos. Desta forma este artigo pretende relatar como surgiu tal atividade, como foi aplicada e qual a relevância da mesma para a disciplina de história. Desta forma buscando auxiliar futuros acadêmicos na tarefa do estágio de conclusão de curso.
id FURG_6cff2ceb81a5a64893169922bd33fc4c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/647
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinaresEducaçãoHistóriaEstágioEducationHistoryProbationA partir do desenvolvimento do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, notou-se a necessidade da criação de um espaço extra, para ser utilizado na construção da relação entre o professor/estagiário e os alunos. Por tal foi oferecido aos alunos um curso de extensão intitulado, “Refletindo as práticas sociais: a contribuição do ensino de História para a construção da cidadania”, pelo Centro de Pesquisa de História Social e Cultural (CEPEHSC) da FURG. Tal atividade garantiu resultados significativos no desenvolvimento dos conteúdos. Desta forma este artigo pretende relatar como surgiu tal atividade, como foi aplicada e qual a relevância da mesma para a disciplina de história. Desta forma buscando auxiliar futuros acadêmicos na tarefa do estágio de conclusão de curso.From the development of Supervised Training in Basic Teacher Training II, it was noticed the necessity of creation of an extra space, to be used in the construction of the relation between the teacher/trainee and the pupils. By such an intitled course of extension was offered to the pupils, "Reflecting the social practicies: the contribution of the education of History for the construction of the citizenship ", by the Research Center of Social and Cultural History (CEPEHSC) at FURG. Such activity guaranteed significant results in the development of the contents. This article intends to report how such activity was developed, the way it was applied and which was the relevance for disciplines of history. In this way searching to assist the future academics in the task of the teacher training period of course conclusion.2011-06-08T17:47:49Z2011-06-08T17:47:49Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, Everton Bandeira; SOSA, Derocina Alves Campos. A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 124-133, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1245/540>. Acesso em: 05 jun. 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/647porMartins, Everton BandeiraSosa, Derocina Alves Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T02:06:12Zoai:repositorio.furg.br:1/647Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T02:06:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares
title A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares
spellingShingle A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares
Martins, Everton Bandeira
Educação
História
Estágio
Education
History
Probation
title_short A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares
title_full A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares
title_fullStr A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares
title_full_unstemmed A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares
title_sort A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares
author Martins, Everton Bandeira
author_facet Martins, Everton Bandeira
Sosa, Derocina Alves Campos
author_role author
author2 Sosa, Derocina Alves Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Everton Bandeira
Sosa, Derocina Alves Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
História
Estágio
Education
History
Probation
topic Educação
História
Estágio
Education
History
Probation
description A partir do desenvolvimento do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, notou-se a necessidade da criação de um espaço extra, para ser utilizado na construção da relação entre o professor/estagiário e os alunos. Por tal foi oferecido aos alunos um curso de extensão intitulado, “Refletindo as práticas sociais: a contribuição do ensino de História para a construção da cidadania”, pelo Centro de Pesquisa de História Social e Cultural (CEPEHSC) da FURG. Tal atividade garantiu resultados significativos no desenvolvimento dos conteúdos. Desta forma este artigo pretende relatar como surgiu tal atividade, como foi aplicada e qual a relevância da mesma para a disciplina de história. Desta forma buscando auxiliar futuros acadêmicos na tarefa do estágio de conclusão de curso.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2011-06-08T17:47:49Z
2011-06-08T17:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Everton Bandeira; SOSA, Derocina Alves Campos. A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 124-133, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1245/540>. Acesso em: 05 jun. 2011.
1809-3108
http://repositorio.furg.br/handle/1/647
identifier_str_mv MARTINS, Everton Bandeira; SOSA, Derocina Alves Campos. A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 124-133, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1245/540>. Acesso em: 05 jun. 2011.
1809-3108
url http://repositorio.furg.br/handle/1/647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187278448623616