O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roldão, Maria do Céu
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leite, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13081
Resumo: Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionavam. No entanto, os professores mentores referem-se consideravelmente menos ao contributo da formação para o desenvolvimento organizacional das escolas e preveem escassas repercussões a esse nível. Quanto ao processo de formação, consideram-no útil e de qualidade, valorizando essencialmente os documentos trabalhados nas sessões e as estratégias utilizadas.
id RCAP_2169b65b5262072938468d1e3673f221
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentoresTeachers’educationProfessional developmentMentorshipProbation periodNeste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionavam. No entanto, os professores mentores referem-se consideravelmente menos ao contributo da formação para o desenvolvimento organizacional das escolas e preveem escassas repercussões a esse nível. Quanto ao processo de formação, consideram-no útil e de qualidade, valorizando essencialmente os documentos trabalhados nas sessões e as estratégias utilizadas.Fundação CESGRANRIOVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRoldão, Maria do CéuLeite, Teresa2013-10-16T09:15:18Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13081porROLDÃO, Maria do Céu ; LEITE, Teresa - O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores. Ensaio: Avaliação e Políticas Púbicas em Educação. ISSN 0104-4036. Vol. 20, n.º 76 (2012), p. 435-4580104-4036info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:17:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:19.558733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores
title O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores
spellingShingle O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores
Roldão, Maria do Céu
Teachers’education
Professional development
Mentorship
Probation period
title_short O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores
title_full O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores
title_fullStr O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores
title_full_unstemmed O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores
title_sort O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores
author Roldão, Maria do Céu
author_facet Roldão, Maria do Céu
Leite, Teresa
author_role author
author2 Leite, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Roldão, Maria do Céu
Leite, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers’education
Professional development
Mentorship
Probation period
topic Teachers’education
Professional development
Mentorship
Probation period
description Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionavam. No entanto, os professores mentores referem-se consideravelmente menos ao contributo da formação para o desenvolvimento organizacional das escolas e preveem escassas repercussões a esse nível. Quanto ao processo de formação, consideram-no útil e de qualidade, valorizando essencialmente os documentos trabalhados nas sessões e as estratégias utilizadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-16T09:15:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13081
url http://hdl.handle.net/10400.14/13081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ROLDÃO, Maria do Céu ; LEITE, Teresa - O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores. Ensaio: Avaliação e Políticas Púbicas em Educação. ISSN 0104-4036. Vol. 20, n.º 76 (2012), p. 435-458
0104-4036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131777830223872