O uso do modal hidroviário na Lagoa Mirim para o transporte de arroz através da utilização de modelos comportamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holz, Raquel da Fonseca
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lima, Milton Luiz Paiva de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5145
Resumo: Este trabalho utilizou um modelo comportamental para realizar um estudo de análise da possibilidade do uso do modo hidroviário para o transporte de arroz, numa região produtora onde os usuários usam apenas o modo rodoviário para o escoamento de sua produção. Utilizou-se como metodologia do trabalho a “Técnica de Preferência Declarada”, onde primeiro, foi apurada os principais atributos considerados pelos usuários no processo de escolha do modo de transporte. Tais atributos foram usados na elaboração de um experimento fatorial, gerando um número determinado de alternativas que foram submetidas aos usuários, os quais realizaram uma série de escolhas, permitindo a calibração de um modelo Logit Multinomial e a obtenção de uma função utilidade linear. A partir desta função, foi possível prever o comportamento dos usuários diante de opções hidroviárias para o transporte de arroz na Lagoa Mirim, através do uso de alternativas simuladas.
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