Escolha modal de embarcadores do Rio Grande do Sul no transporte interestadual de cargas conteinerizáveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211289 |
Resumo: | A logística do transporte de cargas no Brasil apoia-se fortemente no modo rodoviário, contrariando práticas técnicamente desejáveis apontadas na literatura e características geográficas do país – sua extensa costa litorânea próxima da qual se distribuem os maiores centros de produção industrial e mais da metade da população. A modelagem da divisão modal da demanda por transporte de cargas busca identificar fatores explicativos da escolha de embarcadores, e pode subsidiar tecnicamente tomadas de decisões políticas acertadas no setor. Nesse contexto, o trabalho desenvolvido nesta dissertação dedica-se a estudar a decisão de estabelecimentos industriais do Rio Grande do Sul entre modo no transporte de cargas para outros estados brasileiros. Com dados coletados em pesquisa de preferência declarada, foram estimados modelos de escolha discreta do tipo multinomial logit e nested logit, que resultaram em 5 atributos de transporte e 1 característica logístico-econômica dos embarcadores como estatisticamente significativas para explicar a decisão: Frete, Tempo, Headway, Pontualidade, Atraso, e Porte da empresa. Os modelo de melhor ajuste, nested logit, indica que as alternativas ITJ e RIG apresentam correlações entre parte não observável de suas utilidades. Frete e Pontualidade se mostraram os atributos mais importantes na escolha dos embarcadores. O cálculo de elasticidades das probabilidades de escolha de cada alternativa indicou que a decisão pelo modo de envio é inelástica em relação a alterações nos valores das variáveis independentes, inclusive para atributos tradicionalmente explicativos de escolha no transporte, como custo e tempo. O modelo adotado foi utilizado para simular cenários e avaliar possíveis impactos de políticas de transporte nos modos rodoviário (Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas) e marítimo de cabotagem (BR do Mar), indicando uma troca modal de até 20% do modo rodoviário para a cabotagem no cenário mais favorável. |
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Bender, Luís EduardoLarrañaga Uriarte, Ana Margarita2020-07-02T03:36:40Z2020http://hdl.handle.net/10183/211289001115533A logística do transporte de cargas no Brasil apoia-se fortemente no modo rodoviário, contrariando práticas técnicamente desejáveis apontadas na literatura e características geográficas do país – sua extensa costa litorânea próxima da qual se distribuem os maiores centros de produção industrial e mais da metade da população. A modelagem da divisão modal da demanda por transporte de cargas busca identificar fatores explicativos da escolha de embarcadores, e pode subsidiar tecnicamente tomadas de decisões políticas acertadas no setor. Nesse contexto, o trabalho desenvolvido nesta dissertação dedica-se a estudar a decisão de estabelecimentos industriais do Rio Grande do Sul entre modo no transporte de cargas para outros estados brasileiros. Com dados coletados em pesquisa de preferência declarada, foram estimados modelos de escolha discreta do tipo multinomial logit e nested logit, que resultaram em 5 atributos de transporte e 1 característica logístico-econômica dos embarcadores como estatisticamente significativas para explicar a decisão: Frete, Tempo, Headway, Pontualidade, Atraso, e Porte da empresa. Os modelo de melhor ajuste, nested logit, indica que as alternativas ITJ e RIG apresentam correlações entre parte não observável de suas utilidades. Frete e Pontualidade se mostraram os atributos mais importantes na escolha dos embarcadores. O cálculo de elasticidades das probabilidades de escolha de cada alternativa indicou que a decisão pelo modo de envio é inelástica em relação a alterações nos valores das variáveis independentes, inclusive para atributos tradicionalmente explicativos de escolha no transporte, como custo e tempo. O modelo adotado foi utilizado para simular cenários e avaliar possíveis impactos de políticas de transporte nos modos rodoviário (Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas) e marítimo de cabotagem (BR do Mar), indicando uma troca modal de até 20% do modo rodoviário para a cabotagem no cenário mais favorável.Freight transportation in Brazil strongly relies on road transport, in contrast to technically desirable practices pointed out by the literature as well as to the geographical characteristics of the country – its extensive coastline near which the largest centers of industrial production and more than half of the population are distributed. Mode choice modeling concerning the demand for freight transportation seeks to identify factors capable of explain shipper’s choice and, therefore, can technically subsidize right political decisions in the sector. In this context, the work developed in this dissertation aims at studying the decision between transport modes of industrial establishments in Rio Grande do Sul regarding the freight shippments to other Brazilian states. Data collected in stated preference survey was used to estimate multinomial and nested logit choice models, resulting in 5 transport attributes and 1 logistic and economic characteristic of shippers as statistically significant to explain the decision: Freight, Transit Time, Headway, On Time Delivery, Delay greater than 2 days and the Company Size. The model with the best goodness of tif, nested logit, indicates that the multimodal alternatives present correlations between unobservable parts of their utilities. Freight and Punctuality are the most importante attributes in the shippers’s decision. Elasticities for the probabilities of choosing each alternative indicated that the decision for the transportantion mode is inelastic in relation to changes in the values of the independent variables, including atributes traditionally explanatory of the transportation mode choice, such as cost and time. The model selected was used to simulate scenarios and evaluate possible impacts of brazilian’s transport policies on road and maritime cabotage transportation modes, indicating a modal shift of up to 20% from road to cabotage in the most favorable scenario.application/pdfporSistemas de transportesTransporte de cargaPreferência declaradaDiscrete choice modelMode choiceFreight transportationStated preferenceEscolha modal de embarcadores do Rio Grande do Sul no transporte interestadual de cargas conteinerizáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115533.pdf.txt001115533.pdf.txtExtracted Texttext/plain188095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211289/2/001115533.pdf.txtb0b60db2b8ed344f88aa2fa1246faf96MD52ORIGINAL001115533.pdfTexto completoapplication/pdf6484920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211289/1/001115533.pdf32345f25fb565e623f461d97a1891ef2MD5110183/2112892020-07-03 03:41:26.975149oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211289Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-03T06:41:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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