Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1778 |
Resumo: | A partir de uma proposta de educação pela pesquisa em sala de aula, apresentamos três categorias de resistências que podem surgir ao fazer da pesquisa proposta metodológica em cursos de formação de professores: a inércia tradicional, a restrição ao diálogo, e as teorias de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Propomos aos professores formadores estarem atentos às resistências em suas aulas, porque elas sinalizam para a superação das teorias de todos os envolvidos, possibilitando intervir de modo consciente e crítico no encaminhamento do processo de profissionalização dos futuros professores. |
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Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professoresEducating through research: resistances as possibilities for the evolution of teachers’ personal classroom theoriesRormação de professoresEducar pela pesquisaResistênciasApropriaçõesTeacher educationDialogic inquiryResistancesAppropriationsA partir de uma proposta de educação pela pesquisa em sala de aula, apresentamos três categorias de resistências que podem surgir ao fazer da pesquisa proposta metodológica em cursos de formação de professores: a inércia tradicional, a restrição ao diálogo, e as teorias de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Propomos aos professores formadores estarem atentos às resistências em suas aulas, porque elas sinalizam para a superação das teorias de todos os envolvidos, possibilitando intervir de modo consciente e crítico no encaminhamento do processo de profissionalização dos futuros professores.Starting from a proposal based on educating through research, we present three cathegories of resistance that may emerge when assuming the research as a methodological approach in teacher education courses: the traditional inertia, the restrictive dialog and the understandings of teaching, learning and evaluation. From this we insist that teacher educators be attentive to the resistances in their classes because they signal to the overcoming of the theories of the involved, allowing conscious and critical interventions in the conduction of professionalization of the future teachers.2012-01-31T06:25:52Z2012-01-31T06:25:52Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlGALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque; RAMOS, Maurivan Guntzel. Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educar em revista, Curitiba, v. 21, n. 1, p. 22 -242, 2003. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/2132/1784>. Acesso em: 13 jan. 2012.0104-4060http://repositorio.furg.br/handle/1/1778porGaliazzi, Maria do CarmoMoraes, RoqueRamos, Maurivan Güntzelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-01-31T06:25:52Zoai:repositorio.furg.br:1/1778Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-01-31T06:25:52Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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