A (re)significação da docência no Projeto Cirandar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8369 |
Resumo: | Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi orientada pela seguinte questão: como se mostra a (re)significação da docência no âmbito do Projeto Cirandar? Assim, foram selecionados diários de professores que participaram do Projeto Cirandar: rodas de investigação desde a escola, um projeto de formação docente implementado na cidade do Rio Grande - RS. Para a análise das informações, contidas nos relatos dos diários, foi utilizada a metodologia Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi, que apresenta caráter hermenêutico e fenomenológico. O processo analítico propiciou o aprofundamento acerca do entendimento sobre a formação docente a partir das narrativas dos/as docentes que escreveram os diários propostos pelo Projeto entre os anos de 2013 e 2017. Com base nas escritas reflexivas, contidas nos diários, emergiram (re)significações a respeito da docência, visto que o processo de escrita possibilita reviver a experiência e compreendê-la sob um viés diverso. Da análise das escritas resultaram três categorias finais: a (re)significação da docência, docência: uma história escrita a muitas mãos e o protagonismo que emerge da experiência. Freire, Dewey, Larrosa, Giroux, Contreras, Pimenta, entre outros, foram os autores que embasaram o diálogo do campo empírico com o teórico. Do processo analítico emergiram discursos a respeito da docência tais como: docência como processo coletivo de aprendizagem; autonomia e protagonismo do docente na transformação da realidade profissional; Projeto Cirandar como espaço de acolhida e incentivo para mudanças; importância da reflexão sobre a prática; escuta e reconhecimento de si e do outro - pares, discentes e comunidade escolar - como parte indissociável para a (re)significação e identificação do profissional com a profissão. |
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A (re)significação da docência no Projeto CirandarThe (re)significance of teaching in the Cirandar ProjectEducaçãoFormação de professoresRessignificaçãoDocênciaProjeto cirandarEducationTeacher trainingSignificanceTeachingCirandar projectReframingEsta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi orientada pela seguinte questão: como se mostra a (re)significação da docência no âmbito do Projeto Cirandar? Assim, foram selecionados diários de professores que participaram do Projeto Cirandar: rodas de investigação desde a escola, um projeto de formação docente implementado na cidade do Rio Grande - RS. Para a análise das informações, contidas nos relatos dos diários, foi utilizada a metodologia Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi, que apresenta caráter hermenêutico e fenomenológico. O processo analítico propiciou o aprofundamento acerca do entendimento sobre a formação docente a partir das narrativas dos/as docentes que escreveram os diários propostos pelo Projeto entre os anos de 2013 e 2017. Com base nas escritas reflexivas, contidas nos diários, emergiram (re)significações a respeito da docência, visto que o processo de escrita possibilita reviver a experiência e compreendê-la sob um viés diverso. Da análise das escritas resultaram três categorias finais: a (re)significação da docência, docência: uma história escrita a muitas mãos e o protagonismo que emerge da experiência. Freire, Dewey, Larrosa, Giroux, Contreras, Pimenta, entre outros, foram os autores que embasaram o diálogo do campo empírico com o teórico. Do processo analítico emergiram discursos a respeito da docência tais como: docência como processo coletivo de aprendizagem; autonomia e protagonismo do docente na transformação da realidade profissional; Projeto Cirandar como espaço de acolhida e incentivo para mudanças; importância da reflexão sobre a prática; escuta e reconhecimento de si e do outro - pares, discentes e comunidade escolar - como parte indissociável para a (re)significação e identificação do profissional com a profissão.This dissertation, developed in the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Rio Grande - FURG, was guided by the following question: how is the (re) signification of the teaching displayed in the scope of the Project Cirandar? Thus, teachers' diaries that participated in the Cirandar Project were selected: research meetings from the school, a teacher training project implemented in the city of Rio Grande - RS. For the analysis of the information contained in the diary reports was used the methodology Discursive Textual Analysis (ATD) proposed by Moraes and Galiazzi, which presents a hermeneutic and phenomenological character. The analytical process led to a deeper understanding of teacher education from the narratives of the teachers who wrote the diaries proposed by the Project between the years of 2013 and 2017. Based on the reflective writings contained in the journals of the teaching emerged (re)significations of teaching since the process of writing enables one to relive the experience and to understand it under a different bias. From the analysis of the writings resulted in three final categories: the (re) signification of teaching, teaching: a history written in many hands and the protagonism that emerges from experience. Freire, Dewey, Larrosa, Giroux, Contreras, Pimenta, among others, were the authors who supported the dialogue of the empirical field with the theoretical one. From the analytical process emerged discourses about teaching such as: teaching as a collective process of learning; autonomy and protagonism of the teacher in the transformation of the professional reality; Cirandar Project as space of welcome and incentive for change; importance of reflection on practice; listening and recognizing oneself and the other - peers, students and the school community - as an inseparable part for the (re) signification and identification of the professional with the profession.Schmidt, Elisabeth BrandãoOliveira, Larissa Rodrigues de2020-02-26T02:33:18Z2020-02-26T02:33:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.furg.br/handle/1/8369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-21T19:11:42Zoai:repositorio.furg.br:1/8369Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-21T19:11:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi orientada pela seguinte questão: como se mostra a (re)significação da docência no âmbito do Projeto Cirandar? Assim, foram selecionados diários de professores que participaram do Projeto Cirandar: rodas de investigação desde a escola, um projeto de formação docente implementado na cidade do Rio Grande - RS. Para a análise das informações, contidas nos relatos dos diários, foi utilizada a metodologia Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi, que apresenta caráter hermenêutico e fenomenológico. O processo analítico propiciou o aprofundamento acerca do entendimento sobre a formação docente a partir das narrativas dos/as docentes que escreveram os diários propostos pelo Projeto entre os anos de 2013 e 2017. Com base nas escritas reflexivas, contidas nos diários, emergiram (re)significações a respeito da docência, visto que o processo de escrita possibilita reviver a experiência e compreendê-la sob um viés diverso. Da análise das escritas resultaram três categorias finais: a (re)significação da docência, docência: uma história escrita a muitas mãos e o protagonismo que emerge da experiência. Freire, Dewey, Larrosa, Giroux, Contreras, Pimenta, entre outros, foram os autores que embasaram o diálogo do campo empírico com o teórico. Do processo analítico emergiram discursos a respeito da docência tais como: docência como processo coletivo de aprendizagem; autonomia e protagonismo do docente na transformação da realidade profissional; Projeto Cirandar como espaço de acolhida e incentivo para mudanças; importância da reflexão sobre a prática; escuta e reconhecimento de si e do outro - pares, discentes e comunidade escolar - como parte indissociável para a (re)significação e identificação do profissional com a profissão. |
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