Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva Júnior, José Carlos da, França, Rebecka de, Gomes, Jeam Claude de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10766
Resumo: Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 574-614, 2021.
id FURG_771b80a93b3202281d78f5b4b6ebb994
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10766
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do NorteBullying, prejuicio y violencia lgbtq+phóbica en el entorno escolar: un análisis en el Instituto Federal do Rio Grande do NorteBullying, prejudice and lgbtq violence+phóbica in school environment: an analysis at the Federal Institute of Rio Grande do NorteInclusãoViolênciaBullying LGBTQIA+fóbicoGêneroInclusiónviolenciaAcoso LGBTQIA+fóbicogéneroInclusionViolenceLGBTQIA+phobic bullyingGenderRevista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 574-614, 2021.O relato de bullying LGBTQIA+fóbico tem aumentado e pode causar danos persistentes na vida escolar. A LGBTQIA+fobia acontece em diferentes formas, ambientes e grupos sociais, ocorrendo desde às agressões físicas, verbais e psicológicas, à prática de homicídio, sendo reproduzidas nos mais diversos meios: nos lares, nas escolas, em praças públicas, ruas, grupos religiosos, no ambiente familiar e no ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo identificar possíveis episódios de LGBTQIA+fobia presenciados por alunos e abordar como o tema é discutido nos domínios do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Foi realizada uma revisão da literatura e aplicado um questionário online utilizando o Google Formulários. O público alvo da pesquisa foram os discentes LGBTQIA+ dos cursos Técnicos Integrados, Subsequente, Superiores e Pós-Graduação, dos 22 campi do IFRN. Os resultados da revisão apontam que ainda há tabu nas discussões relacionadas à diversidade sexual e de gênero nas escolas. Alguns avanços foram identificados no IFRN, no entanto, há uma necessidade de maiores estudos que envolvam debates e esclarecimentos sobre a questão do gênero.El informe de acoso LGBTQIA+fóbico ha aumentado y puede causar daños persistentes a la vida escolar. Ocurre en diferentes formas, ambientes y grupos sociales, ocurriendo desde agresiones físicas, verbales y psicológicas, hasta la práctica del homicidio, siendo reproducido en diversos medios de comunicación: en hogares, escuelas, plazas públicas, calles, grupos religiosos, en el entorno familiar y en el entorno escolar. Este artículo tiene como objetivo identificar posibles episodios de fobia LGBTQIA + presenciados por los estudiantes y abordar cómo se discute el tema en los dominios del Instituto Federal de Rio Grande do Norte - IFRN. Se realizó una revisión de la literatura y se aplicó un cuestionario en línea utilizando Google Forms. El público objetivo de la investigación fueron los estudiantes lgbtqia+ de los cursos Técnicos Integrados, Posteriores, Superiores y de Posgrado de los 22 campus de la IFRN. Los resultados de la revisión indican que todavía hay tabú en los debates relacionados con la diversidad sexual y el género en las escuelas. Se han identificado algunos avances en la IFRN, sin embargo, existe la necesidad de más estudios que incluyan debates y aclaraciones sobre el tema de género.Reports of LGBTQIA+phobic bullying have increased and can cause persistent damage to school life. It occurs in different forms, environments and social groups, ranging from physical, verbal and psychological aggression to the practice of homicide, being reproduced in the most diverse ways: in homes, schools, public squares, streets, religious groups, in the family environment and in the school environment. This article aims to identify possible episodes of LGBTQIA+phobia witnessed by students and address how the topic is discussed in the domains of the Federal Institute of Rio Grande do Norte - IFRN. A literature review was carried out and an online questionnaire was applied using Google Forms. The target audience of the research was the LGBTQIA+ students from the Integrated, Subsequent, Superior and Post-Graduate Technical courses, from the 22 IFRN campuses. The review results indicate that there is still a taboo in discussions related to sexual diversity and gender in schools. Some advances were identified in the IFRN, however, there is a need for further studies involving debates and clarifications on the issue of gender.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-24T22:51:30Z2023-03-24T22:51:30Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, M. C. C.; GOMES, J. C. S.; FRANÇA, R.; SILVA JUNIOR , J. C. Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 574–614, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13266. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13266. Acesso em: 16 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1076610.14295/de.v9i2.13266porAraújo, Maria Cristina CavalcantiSilva Júnior, José Carlos daFrança, Rebecka deGomes, Jeam Claude de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-24T22:51:33Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10766Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-24T22:51:33Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Bullying, prejuicio y violencia lgbtq+phóbica en el entorno escolar: un análisis en el Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Bullying, prejudice and lgbtq violence+phóbica in school environment: an analysis at the Federal Institute of Rio Grande do Norte
title Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
spellingShingle Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
Inclusão
Violência
Bullying LGBTQIA+fóbico
Gênero
Inclusión
violencia
Acoso LGBTQIA+fóbico
género
Inclusion
Violence
LGBTQIA+phobic bullying
Gender
title_short Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
title_full Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
title_fullStr Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
title_sort Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
author Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
author_facet Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
Silva Júnior, José Carlos da
França, Rebecka de
Gomes, Jeam Claude de Souza
author_role author
author2 Silva Júnior, José Carlos da
França, Rebecka de
Gomes, Jeam Claude de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
Silva Júnior, José Carlos da
França, Rebecka de
Gomes, Jeam Claude de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Violência
Bullying LGBTQIA+fóbico
Gênero
Inclusión
violencia
Acoso LGBTQIA+fóbico
género
Inclusion
Violence
LGBTQIA+phobic bullying
Gender
topic Inclusão
Violência
Bullying LGBTQIA+fóbico
Gênero
Inclusión
violencia
Acoso LGBTQIA+fóbico
género
Inclusion
Violence
LGBTQIA+phobic bullying
Gender
description Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 574-614, 2021.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-28
2023-03-24T22:51:30Z
2023-03-24T22:51:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, M. C. C.; GOMES, J. C. S.; FRANÇA, R.; SILVA JUNIOR , J. C. Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 574–614, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13266. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13266. Acesso em: 16 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10766
10.14295/de.v9i2.13266
identifier_str_mv ARAÚJO, M. C. C.; GOMES, J. C. S.; FRANÇA, R.; SILVA JUNIOR , J. C. Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 574–614, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13266. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13266. Acesso em: 16 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i2.13266
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187244045893632