A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Dênis Moura de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9135
Resumo: O presente trabalho pretende analisar como a morte pode ser experimentada através da arte, em especial, a dramática nas peças Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947) relacionando-as com o projeto de teatro desagradável de Nelson Rodrigues. As peças são classificadas por Sábato Magaldi (2004) como míticas e pelo próprio dramaturgo como tragédias. Essas classificações nos levam a discorrer sobre os conceitos de mito, tragédia e trágico. Além disso, a morte está presente em ambas as peças de forma ritual, logo, o sacrifício nos parece mais adequado para pensarmos essas mortes monstruosas. Partindo de Ernest Becker (1973) que afirma ser a morte a mola propulsora de toda atividade humana, buscamos delinear a morte e a experiência que temos dela: o luto. Para tanto, consultamos as obras psicanalíticas de Sigmund Freud (2011); Mélanie Klein (1940); Nicolas Abraham e Maria Törok (1995) chegando aos estudos atuais de Jean Allouch (2011) que prevê o luto como sacrifício de um “pedaço de si”. Além disso, Juan-David Nasio (2007) compreende o trabalho de luto não como substituição, mas coexistência e, Judith Butler (2006), por sua vez, compreende o luto como um ato político de ruptura de laços. Os crimes ocorrem para romper com uma estrutura de família específica: a família moderna. Essa estrutura socioeconômica burguesa, segundo Elizabeth Roudinesco (2003) e Philippe Àries (1986), é criticada pelo dramaturgo, que afirma ser uma família de aparências. O projeto desagradável apreende alguns elementos da tragédia ática como, por exemplo, o coro, a peripécia e o reconhecimento, reatualizando esses “estilhaços”, bem como dialoga com conceitos e objetivos do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud (2006) e o Teatro da Morte de Tadeusz Kantor (2008). Esse projeto busca “chocar” o espectador fazendo-o refletir sobre seus pecados e monstruosidades, experimentando no palco para que não reproduza na vida real. Por fim, compreendemos que as peças que compõem o corpus desta dissertação devem ser incluídas no cânone que legitima o lugar que Nelson Rodrigues ocupa com Vestido de noiva (1943). Apesar da lacuna na historiografia literária, compreendemos que este trabalho servirá para ampliar o questionamento acerca da lacuna e a inclusão das peças míticas do dramaturgo nas páginas da História da Literatura Brasileira.
id FURG_7883c6d4a667f1357c39d80f901e6ef0
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9135
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson RodriguesLiteraturaLiteratura brasileiraHistória da literaturaTeatro grego antigoTragédiaDramaturgiaTeoria do dramaFamíliaLuto (costumes)MorteRodrigues, Nelson, 1912-1980Literatura brasileñaHistoria de la literaturaTragediaTeoría del dramaFamiliasLutoMuerteO presente trabalho pretende analisar como a morte pode ser experimentada através da arte, em especial, a dramática nas peças Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947) relacionando-as com o projeto de teatro desagradável de Nelson Rodrigues. As peças são classificadas por Sábato Magaldi (2004) como míticas e pelo próprio dramaturgo como tragédias. Essas classificações nos levam a discorrer sobre os conceitos de mito, tragédia e trágico. Além disso, a morte está presente em ambas as peças de forma ritual, logo, o sacrifício nos parece mais adequado para pensarmos essas mortes monstruosas. Partindo de Ernest Becker (1973) que afirma ser a morte a mola propulsora de toda atividade humana, buscamos delinear a morte e a experiência que temos dela: o luto. Para tanto, consultamos as obras psicanalíticas de Sigmund Freud (2011); Mélanie Klein (1940); Nicolas Abraham e Maria Törok (1995) chegando aos estudos atuais de Jean Allouch (2011) que prevê o luto como sacrifício de um “pedaço de si”. Além disso, Juan-David Nasio (2007) compreende o trabalho de luto não como substituição, mas coexistência e, Judith Butler (2006), por sua vez, compreende o luto como um ato político de ruptura de laços. Os crimes ocorrem para romper com uma estrutura de família específica: a família moderna. Essa estrutura socioeconômica burguesa, segundo Elizabeth Roudinesco (2003) e Philippe Àries (1986), é criticada pelo dramaturgo, que afirma ser uma família de aparências. O projeto desagradável apreende alguns elementos da tragédia ática como, por exemplo, o coro, a peripécia e o reconhecimento, reatualizando esses “estilhaços”, bem como dialoga com conceitos e objetivos do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud (2006) e o Teatro da Morte de Tadeusz Kantor (2008). Esse projeto busca “chocar” o espectador fazendo-o refletir sobre seus pecados e monstruosidades, experimentando no palco para que não reproduza na vida real. Por fim, compreendemos que as peças que compõem o corpus desta dissertação devem ser incluídas no cânone que legitima o lugar que Nelson Rodrigues ocupa com Vestido de noiva (1943). Apesar da lacuna na historiografia literária, compreendemos que este trabalho servirá para ampliar o questionamento acerca da lacuna e a inclusão das peças míticas do dramaturgo nas páginas da História da Literatura Brasileira.El presente trabajo pretende analizar cómo se puede experimentar la muerte a través del arte, en particular el dramático en las piezas de Anjo negro (1946) y Senhora dos afogados (1947) que los relaciona con el desagradable proyecto teatral de Nelson Rodrigues. Las obras teatrales son clasificadas por Sábato Magaldi (2004) como míticas y por el próprio dramaturgo como tragedias. Estas calificaciones nos llevan a hablar de los conceptos de mito, tragedia y trágico. Además, la muerte está presente en ambas obras teatrales de manera ritual, por lo que el sacrificio parece más apropiado para nosotros pensar en estas muertes monstruosas. A partir de Ernest Becker (1973) afirmando ser la muerte el resorte propulsor de toda la actividad humana, buscamos delinear la muerte y la experiencia que tenemos de ella: el duelo. Para ello, consultamos las obras psicoanalíticas de Sigmund Freud (2011); Melanie Klein (1940); Nicolas Abraham y Maria Törok (1995) que llegan a los estudios actuales de Jean Allouch (2011) que proporciona luto como un sacrificio de um “pequeño trozo de si”. Además, Juan-David Nasio (2007) entiende el trabajo de luto no como sustitución, sino coexistencia y Judith Butler (2006), a su vez, entiende el luto como un acto político de ruptura de lazos. Los crímenes se producen para romper con una estructura familiar específica: la familia moderna. Esta estructura socioeconómica burguesa, según Elizabeth Roudinesco (2003) y Philippe Àries (1986), es criticada por el dramaturgo, que afirma ser una familia de apariciones. El proyecto desagradable se apodera de algunos elementos de la tragedia del ático, como el coro, el contratiempo y el reconocimiento, reactualizando estas "metrallas", así como diálogos con conceptos y objetivos del Teatro de la Crueldad de Antonin Artaud (2006) y el Teatro de la Muerte de Tadeusz Kantor (2008). Este proyecto busca "escandalizar" al espectador haciéndole reflexionar sobre sus pecados y monstruosidades, experimentando en el escenario para que no se reproduzca en la vida real. Finalmente, entendemos que las obras teatrales que componen el corpus de esta disertación deben incluirse en el Canon que legitima el lugar que Nelson Rodrigues ocupa con Vestido de noiva (1943). A pesar de la brecha en la historiografía literaria, entendemos que este trabajo servirá para ampliar el cuestionamiento sobre esta ausencia y la inclusión de las piezas míticas del dramaturgo en las páginas de la Historia de la Literatura Brasileña.Mousquer, Antônio CarlosQuadros, Dênis Moura de2020-10-27T23:10:19Z2020-10-27T23:10:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUADROS, Dênis Moura de. A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/9135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-10-27T23:10:19Zoai:repositorio.furg.br:1/9135Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-10-27T23:10:19Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues
title A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues
spellingShingle A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues
Quadros, Dênis Moura de
Literatura
Literatura brasileira
História da literatura
Teatro grego antigo
Tragédia
Dramaturgia
Teoria do drama
Família
Luto (costumes)
Morte
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Literatura brasileña
Historia de la literatura
Tragedia
Teoría del drama
Familias
Luto
Muerte
title_short A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues
title_full A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues
title_fullStr A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues
title_full_unstemmed A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues
title_sort A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues
author Quadros, Dênis Moura de
author_facet Quadros, Dênis Moura de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mousquer, Antônio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Dênis Moura de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Literatura brasileira
História da literatura
Teatro grego antigo
Tragédia
Dramaturgia
Teoria do drama
Família
Luto (costumes)
Morte
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Literatura brasileña
Historia de la literatura
Tragedia
Teoría del drama
Familias
Luto
Muerte
topic Literatura
Literatura brasileira
História da literatura
Teatro grego antigo
Tragédia
Dramaturgia
Teoria do drama
Família
Luto (costumes)
Morte
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Literatura brasileña
Historia de la literatura
Tragedia
Teoría del drama
Familias
Luto
Muerte
description O presente trabalho pretende analisar como a morte pode ser experimentada através da arte, em especial, a dramática nas peças Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947) relacionando-as com o projeto de teatro desagradável de Nelson Rodrigues. As peças são classificadas por Sábato Magaldi (2004) como míticas e pelo próprio dramaturgo como tragédias. Essas classificações nos levam a discorrer sobre os conceitos de mito, tragédia e trágico. Além disso, a morte está presente em ambas as peças de forma ritual, logo, o sacrifício nos parece mais adequado para pensarmos essas mortes monstruosas. Partindo de Ernest Becker (1973) que afirma ser a morte a mola propulsora de toda atividade humana, buscamos delinear a morte e a experiência que temos dela: o luto. Para tanto, consultamos as obras psicanalíticas de Sigmund Freud (2011); Mélanie Klein (1940); Nicolas Abraham e Maria Törok (1995) chegando aos estudos atuais de Jean Allouch (2011) que prevê o luto como sacrifício de um “pedaço de si”. Além disso, Juan-David Nasio (2007) compreende o trabalho de luto não como substituição, mas coexistência e, Judith Butler (2006), por sua vez, compreende o luto como um ato político de ruptura de laços. Os crimes ocorrem para romper com uma estrutura de família específica: a família moderna. Essa estrutura socioeconômica burguesa, segundo Elizabeth Roudinesco (2003) e Philippe Àries (1986), é criticada pelo dramaturgo, que afirma ser uma família de aparências. O projeto desagradável apreende alguns elementos da tragédia ática como, por exemplo, o coro, a peripécia e o reconhecimento, reatualizando esses “estilhaços”, bem como dialoga com conceitos e objetivos do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud (2006) e o Teatro da Morte de Tadeusz Kantor (2008). Esse projeto busca “chocar” o espectador fazendo-o refletir sobre seus pecados e monstruosidades, experimentando no palco para que não reproduza na vida real. Por fim, compreendemos que as peças que compõem o corpus desta dissertação devem ser incluídas no cânone que legitima o lugar que Nelson Rodrigues ocupa com Vestido de noiva (1943). Apesar da lacuna na historiografia literária, compreendemos que este trabalho servirá para ampliar o questionamento acerca da lacuna e a inclusão das peças míticas do dramaturgo nas páginas da História da Literatura Brasileira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-27T23:10:19Z
2020-10-27T23:10:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUADROS, Dênis Moura de. A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
http://repositorio.furg.br/handle/1/9135
identifier_str_mv QUADROS, Dênis Moura de. A morte na carne rompendo com os míticos laços familiares; sacrifício em Anjo negro (1946) e Senhora dos afogados (1947), de Nelson Rodrigues. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384381900193792