Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Janete Rosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11445
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_7b1e1a6ad23dd164eef82e86691be02d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11445
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RSEducação patrimonialEnsino de HistóriaEstudos sociaisCartilhaEducación sobre el patrimonioHistoria de la educaciónCiencias socialesImprimaciónDissertação (mestrado)A presente Dissertação consiste no trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional de Ensino de História em Rede Nacional - FURG, e resulta da experiência vivenciada em turmas do 4º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamenta Altamir de Lacerda Nascimento, Bairro Bernadeth, na cidade do Rio Grande/RS. A Dissertação consiste, em um primeiro momento, na análise das fontes utilizadas pelas professoras para a elaboração de suas aulas de Estudos Sociais, bem como de suas narrativas pessoais sobre as experiências em sala de aula. Assim, a pesquisa pretende identificar a forma como o ensino de História acontece, seus limites e possibilidades para, em um segundo momento propor, através da Educação Patrimonial, o desenvolvimento de metodologias e práticas, que sejam capazes, não só de tornar a disciplina de Estudos Sociais mais atrativa como, também, dar conta de conteúdos formais para o estudo da História do Município. Por fim, estes pressupostos servirão de base para a proposição de uma Cartilha relacionada ao ensino com a disciplina de Estudos Sociais, para o 4° ano. Para tanto, a presente Dissertação contará com pressupostos teóricos e metodológicos alicerçados na Educação Patrimonial e na metodologia da História Oral.Esta tesis es la obra del Maestro Profesional de la enseñanza de la historia en la Red Nacional - FURG, y los resultados de la experiencia vivida en los grupos de cuarto año, el Municipal de Instalaciones Escolares Altamir de Lacerda Nascimento, barrio Bernadeth, en Rio Grande / RS. El Maestro es, en un primer momento, el análisis de las fuentes utilizadas por los maestros para preparar sus lecciones en los estudios sociales, así como sus narrativas personales sobre experiencias en el aula. Por lo tanto, la investigación tiene como objetivo identificar la forma en la enseñanza de la historia se lleva a cabo, sus límites y posibilidades, en un segundo momento de proponer, a través de la educación sobre el patrimonio, el desarrollo de metodologías y prácticas que son capaces no sólo de hacer que la disciplina los estudios sociales más atractivos y también para tener en cuenta el contenido formal para estudiar la historia del municipio. Por último, estos supuestos son la base de la propuesta de un folleto relacionado con la educación con la disciplina de Ciencias Sociales, para el cuarto año. Por lo tanto, este máster contará con los supuestos teóricos y metodológicos fundamentados en la educación del patrimonio y la metodología de la historia oral.Schiavon, Carmem Gessilda BurgertDutra, Janete Rosa2024-02-09T23:44:44Z2024-02-09T23:44:44Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUTRA, Janete Rosa. Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11445porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-09T23:44:45Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11445Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-09T23:44:45Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS
title Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS
spellingShingle Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS
Dutra, Janete Rosa
Educação patrimonial
Ensino de História
Estudos sociais
Cartilha
Educación sobre el patrimonio
Historia de la educación
Ciencias sociales
Imprimación
title_short Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS
title_full Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS
title_fullStr Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS
title_full_unstemmed Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS
title_sort Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS
author Dutra, Janete Rosa
author_facet Dutra, Janete Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Janete Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial
Ensino de História
Estudos sociais
Cartilha
Educación sobre el patrimonio
Historia de la educación
Ciencias sociales
Imprimación
topic Educação patrimonial
Ensino de História
Estudos sociais
Cartilha
Educación sobre el patrimonio
Historia de la educación
Ciencias sociales
Imprimación
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2024-02-09T23:44:44Z
2024-02-09T23:44:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUTRA, Janete Rosa. Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11445
identifier_str_mv DUTRA, Janete Rosa. Educação patrimonial como instrumento para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental 4º ano - município do Rio Grande / RS. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187247799795712