Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mayara Ribeiro da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7188
Resumo: RESUMO O presente trabalho analisará as formas protagonistas de atuação do judiciário brasileiro pós Constituição de 1988 a partir dos fenômenos do ativismo judicial e da judicialização, tendo por base as mudanças constitucionais de 1988 que instituíram uma era de liberdade politica e social, dando ênfase às garantias e direitos fundamentais. Será avaliada a influência desses fenômenos na democracia instituída em um Estado Democrático de Direito, onde se justifica a interferência judicial pela inoperância dos outros setores do Estado. Possibilitar-se-á um dialogo com o futuro e as possíveis consequências para a autonomia do Direito – e da própria democracia – ante os fenômenos apresentados, uma vez que o protagonismo judicial vem ganhando folego com o passar do tempo. Finalmente serão apresentadas possíveis soluções, pautadas principalmente nos mandamentos da Constituição Federal 1988.
id FURG_7cc10567793570eee4c751ed76cfff97
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7188
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicialAtivismo judicialConstituição federalEstado democrático de direitoPolíticaDireitos e garantias fundamentaisPoder judiciárioJurisdiçãoRESUMO O presente trabalho analisará as formas protagonistas de atuação do judiciário brasileiro pós Constituição de 1988 a partir dos fenômenos do ativismo judicial e da judicialização, tendo por base as mudanças constitucionais de 1988 que instituíram uma era de liberdade politica e social, dando ênfase às garantias e direitos fundamentais. Será avaliada a influência desses fenômenos na democracia instituída em um Estado Democrático de Direito, onde se justifica a interferência judicial pela inoperância dos outros setores do Estado. Possibilitar-se-á um dialogo com o futuro e as possíveis consequências para a autonomia do Direito – e da própria democracia – ante os fenômenos apresentados, uma vez que o protagonismo judicial vem ganhando folego com o passar do tempo. Finalmente serão apresentadas possíveis soluções, pautadas principalmente nos mandamentos da Constituição Federal 1988.Ferreira, Rafael FonsecaSilva, Mayara Ribeiro da2017-06-05T12:53:35Z2017-06-05T12:53:35Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Mayara ribeiro da. Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial. 2016. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito) – Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/7188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-06-05T12:53:35Zoai:repositorio.furg.br:1/7188Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-06-05T12:53:35Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial
title Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial
spellingShingle Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial
Silva, Mayara Ribeiro da
Ativismo judicial
Constituição federal
Estado democrático de direito
Política
Direitos e garantias fundamentais
Poder judiciário
Jurisdição
title_short Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial
title_full Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial
title_fullStr Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial
title_full_unstemmed Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial
title_sort Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial
author Silva, Mayara Ribeiro da
author_facet Silva, Mayara Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Rafael Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mayara Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ativismo judicial
Constituição federal
Estado democrático de direito
Política
Direitos e garantias fundamentais
Poder judiciário
Jurisdição
topic Ativismo judicial
Constituição federal
Estado democrático de direito
Política
Direitos e garantias fundamentais
Poder judiciário
Jurisdição
description RESUMO O presente trabalho analisará as formas protagonistas de atuação do judiciário brasileiro pós Constituição de 1988 a partir dos fenômenos do ativismo judicial e da judicialização, tendo por base as mudanças constitucionais de 1988 que instituíram uma era de liberdade politica e social, dando ênfase às garantias e direitos fundamentais. Será avaliada a influência desses fenômenos na democracia instituída em um Estado Democrático de Direito, onde se justifica a interferência judicial pela inoperância dos outros setores do Estado. Possibilitar-se-á um dialogo com o futuro e as possíveis consequências para a autonomia do Direito – e da própria democracia – ante os fenômenos apresentados, uma vez que o protagonismo judicial vem ganhando folego com o passar do tempo. Finalmente serão apresentadas possíveis soluções, pautadas principalmente nos mandamentos da Constituição Federal 1988.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-06-05T12:53:35Z
2017-06-05T12:53:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Mayara ribeiro da. Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial. 2016. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito) – Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7188
identifier_str_mv SILVA, Mayara ribeiro da. Prospectando os efeitos colaterais do ativismo judicial. 2016. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito) – Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384379153973248