Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/658
Resumo: A observação de aves é uma atividade iniciada na Europa em meados do século XVIII como lazer, passando atualmente ao status de turismo ecológico, sendo ainda muito limitada a sua exploração como ferramenta didática, apesar dos reconhecidos benefícios que ela pode proporcionar para a educação, mormente a ambiental, visto seu caráter lúdico, prático, não conteudista, sensorial e experimental, oferecendo assim múltiplas possibilidades de trabalhar conteúdos e atitudes nos alunos. A facilidade de condução da observação de aves se funda na atração que as aves exercem sobre as pessoas, sobretudo jovens e crianças, aliada à sua ocorrência em todas as regiões e ambientes, a condução sem necessidade de equipamentos, materiais didáticos e capacitação de professores.
id FURG_7dc68aa2022516b5e3746f9fd2bb6bbe
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/658
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Observação de aves como ferramenta didática para Educação AmbientalObservação de avesEducação ambientalDidáticaBirdwatchingEnviromental educationDidaticA observação de aves é uma atividade iniciada na Europa em meados do século XVIII como lazer, passando atualmente ao status de turismo ecológico, sendo ainda muito limitada a sua exploração como ferramenta didática, apesar dos reconhecidos benefícios que ela pode proporcionar para a educação, mormente a ambiental, visto seu caráter lúdico, prático, não conteudista, sensorial e experimental, oferecendo assim múltiplas possibilidades de trabalhar conteúdos e atitudes nos alunos. A facilidade de condução da observação de aves se funda na atração que as aves exercem sobre as pessoas, sobretudo jovens e crianças, aliada à sua ocorrência em todas as regiões e ambientes, a condução sem necessidade de equipamentos, materiais didáticos e capacitação de professores.The observation of birds is an activity initiated in Europe in the middle of the XVIII century as leisure, passing now to the status of ecological tourism, being still very limited its exploration as didactic tool, in spite of the recognized benefits that it can provide for the education, especially the environmental, considering its ludic, practical, not based on content, sensorial and experimental character, offering thus multiple possibilities to work contents and attitudes whith the students. The easiness of the observation of birds is founded in the attraction that the birds exercise on the people, above all young and children, allied to its occurrence in all of the areas and atmospheres, the activity without need of equipments, didactic materials and teachers' training.2011-06-08T18:25:57Z2011-06-08T18:25:57Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Ronaldo Gonçalves de Andrade. Observação de aves como ferramenta didática para educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 33-44, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1239/534>. Acesso em: 05 jun. 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/658porCosta, Ronaldo Gonçalves de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-07T15:13:27Zoai:repositorio.furg.br:1/658Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-07T15:13:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental
title Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental
spellingShingle Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental
Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
Observação de aves
Educação ambiental
Didática
Birdwatching
Enviromental education
Didatic
title_short Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental
title_full Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental
title_fullStr Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental
title_full_unstemmed Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental
title_sort Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental
author Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
author_facet Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Observação de aves
Educação ambiental
Didática
Birdwatching
Enviromental education
Didatic
topic Observação de aves
Educação ambiental
Didática
Birdwatching
Enviromental education
Didatic
description A observação de aves é uma atividade iniciada na Europa em meados do século XVIII como lazer, passando atualmente ao status de turismo ecológico, sendo ainda muito limitada a sua exploração como ferramenta didática, apesar dos reconhecidos benefícios que ela pode proporcionar para a educação, mormente a ambiental, visto seu caráter lúdico, prático, não conteudista, sensorial e experimental, oferecendo assim múltiplas possibilidades de trabalhar conteúdos e atitudes nos alunos. A facilidade de condução da observação de aves se funda na atração que as aves exercem sobre as pessoas, sobretudo jovens e crianças, aliada à sua ocorrência em todas as regiões e ambientes, a condução sem necessidade de equipamentos, materiais didáticos e capacitação de professores.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2011-06-08T18:25:57Z
2011-06-08T18:25:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Ronaldo Gonçalves de Andrade. Observação de aves como ferramenta didática para educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 33-44, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1239/534>. Acesso em: 05 jun. 2011.
1809-3108
http://repositorio.furg.br/handle/1/658
identifier_str_mv COSTA, Ronaldo Gonçalves de Andrade. Observação de aves como ferramenta didática para educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 33-44, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1239/534>. Acesso em: 05 jun. 2011.
1809-3108
url http://repositorio.furg.br/handle/1/658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384372054065152