Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/658 |
Resumo: | A observação de aves é uma atividade iniciada na Europa em meados do século XVIII como lazer, passando atualmente ao status de turismo ecológico, sendo ainda muito limitada a sua exploração como ferramenta didática, apesar dos reconhecidos benefícios que ela pode proporcionar para a educação, mormente a ambiental, visto seu caráter lúdico, prático, não conteudista, sensorial e experimental, oferecendo assim múltiplas possibilidades de trabalhar conteúdos e atitudes nos alunos. A facilidade de condução da observação de aves se funda na atração que as aves exercem sobre as pessoas, sobretudo jovens e crianças, aliada à sua ocorrência em todas as regiões e ambientes, a condução sem necessidade de equipamentos, materiais didáticos e capacitação de professores. |
id |
FURG_7dc68aa2022516b5e3746f9fd2bb6bbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/658 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Observação de aves como ferramenta didática para Educação AmbientalObservação de avesEducação ambientalDidáticaBirdwatchingEnviromental educationDidaticA observação de aves é uma atividade iniciada na Europa em meados do século XVIII como lazer, passando atualmente ao status de turismo ecológico, sendo ainda muito limitada a sua exploração como ferramenta didática, apesar dos reconhecidos benefícios que ela pode proporcionar para a educação, mormente a ambiental, visto seu caráter lúdico, prático, não conteudista, sensorial e experimental, oferecendo assim múltiplas possibilidades de trabalhar conteúdos e atitudes nos alunos. A facilidade de condução da observação de aves se funda na atração que as aves exercem sobre as pessoas, sobretudo jovens e crianças, aliada à sua ocorrência em todas as regiões e ambientes, a condução sem necessidade de equipamentos, materiais didáticos e capacitação de professores.The observation of birds is an activity initiated in Europe in the middle of the XVIII century as leisure, passing now to the status of ecological tourism, being still very limited its exploration as didactic tool, in spite of the recognized benefits that it can provide for the education, especially the environmental, considering its ludic, practical, not based on content, sensorial and experimental character, offering thus multiple possibilities to work contents and attitudes whith the students. The easiness of the observation of birds is founded in the attraction that the birds exercise on the people, above all young and children, allied to its occurrence in all of the areas and atmospheres, the activity without need of equipments, didactic materials and teachers' training.2011-06-08T18:25:57Z2011-06-08T18:25:57Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Ronaldo Gonçalves de Andrade. Observação de aves como ferramenta didática para educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 33-44, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1239/534>. Acesso em: 05 jun. 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/658porCosta, Ronaldo Gonçalves de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-07T15:13:27Zoai:repositorio.furg.br:1/658Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-07T15:13:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental |
title |
Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental |
spellingShingle |
Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade Observação de aves Educação ambiental Didática Birdwatching Enviromental education Didatic |
title_short |
Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental |
title_full |
Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental |
title_fullStr |
Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental |
title_sort |
Observação de aves como ferramenta didática para Educação Ambiental |
author |
Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade |
author_facet |
Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Observação de aves Educação ambiental Didática Birdwatching Enviromental education Didatic |
topic |
Observação de aves Educação ambiental Didática Birdwatching Enviromental education Didatic |
description |
A observação de aves é uma atividade iniciada na Europa em meados do século XVIII como lazer, passando atualmente ao status de turismo ecológico, sendo ainda muito limitada a sua exploração como ferramenta didática, apesar dos reconhecidos benefícios que ela pode proporcionar para a educação, mormente a ambiental, visto seu caráter lúdico, prático, não conteudista, sensorial e experimental, oferecendo assim múltiplas possibilidades de trabalhar conteúdos e atitudes nos alunos. A facilidade de condução da observação de aves se funda na atração que as aves exercem sobre as pessoas, sobretudo jovens e crianças, aliada à sua ocorrência em todas as regiões e ambientes, a condução sem necessidade de equipamentos, materiais didáticos e capacitação de professores. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2011-06-08T18:25:57Z 2011-06-08T18:25:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Ronaldo Gonçalves de Andrade. Observação de aves como ferramenta didática para educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 33-44, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1239/534>. Acesso em: 05 jun. 2011. 1809-3108 http://repositorio.furg.br/handle/1/658 |
identifier_str_mv |
COSTA, Ronaldo Gonçalves de Andrade. Observação de aves como ferramenta didática para educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 33-44, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1239/534>. Acesso em: 05 jun. 2011. 1809-3108 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384372054065152 |