O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silvana Sidney Costa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4583
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000200011
Resumo: Foram objetivos deste estudo: identificar as características do ensino da enfermagem gerontogeriátrica; refletir sobre este ensino, partindo das características identificadas, à luz da Complexidade. Pesquisa qualitativa, teve como fonte de dados nove livros-resumo de congressos brasileiros de enfermagem e sete periódicos da enfermagem nacional, do período de 1991 a 2000. O corpus foi composto por 16 artigos científicos e utilizou-se o QRSNUD* IST4 para análise. Os resultados mostraram a existência deste ensino, por meio de: matérias no currículo; atividades práticas; atividades durante estágio curricular; atividades extracurriculares; participação em eventos específicos ou da enfermagem, com apresentação de trabalhos; outras atividades. Refletir sobre o ensino da enfermagem gerontoriátrica, por meio da Complexidade, é perceber o ensino enquanto instância que procure transmitir uma cultura que permita ao futuro trabalhador: compreender a condição humana; pensar de forma contextualizada,aberta, globalizada, ética.
id FURG_7ffa02e5d081e1ae7e60edaac227cae9
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4583
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidadeTeaching of gerontogeriatric nursing and complexityEnseñanza de la enfermería gerontogeriátrica y la complejidadEducação em enfermagemEnfermagem geriátrica(educação)GeriatriaEducation, nursingGeriatric nursing (education).GeriatricsEducación en enfermeriaEnfermería geriátrica (educación)GeriatriaForam objetivos deste estudo: identificar as características do ensino da enfermagem gerontogeriátrica; refletir sobre este ensino, partindo das características identificadas, à luz da Complexidade. Pesquisa qualitativa, teve como fonte de dados nove livros-resumo de congressos brasileiros de enfermagem e sete periódicos da enfermagem nacional, do período de 1991 a 2000. O corpus foi composto por 16 artigos científicos e utilizou-se o QRSNUD* IST4 para análise. Os resultados mostraram a existência deste ensino, por meio de: matérias no currículo; atividades práticas; atividades durante estágio curricular; atividades extracurriculares; participação em eventos específicos ou da enfermagem, com apresentação de trabalhos; outras atividades. Refletir sobre o ensino da enfermagem gerontoriátrica, por meio da Complexidade, é perceber o ensino enquanto instância que procure transmitir uma cultura que permita ao futuro trabalhador: compreender a condição humana; pensar de forma contextualizada,aberta, globalizada, ética.The present study had the objectives of identifying the characteristics of gerontogeriatric nursing and of reflecting on this teaching, based on identified characteristics, in the light of Complexity. A qualitative research, its data sources were nine proceedings volumes of Brazilian Nursing congresses and seven Brazilian nursing publications of the 1991- 2000 period. The main body of this article was comprised of 16 scientific articles; QRSNUD* IST4 was used for analysis. Results showed that this teaching does take place, and it is carried out through: mandatory disciplines in the curriculum; practical activities; activities during curricular training; extra-curricular activities; participation on specific or general Nursing events in which studies are presented; other activities. To use the principles of omplexity is tantamount to perceiving educative teaching as trying to convey a culture that will enable future workers to understand the human condition and to think in a contextualized, open, globalized, ethical way.Los objetivos de este estudio fueron: identificar las características de la enseñanza de la enfermería gerontogeriátrica; reflexionar sobre esta enseñanza, partiendo de las características identificadas, a la luz de La Complejidad. Se trata de una investigación cualitativa que tuvo como fuente de datos nueve libros de resúmenes de congresos brasileños de enfermería y siete periódicos de enfermería nacional, del período de 1991 al 2000. El corpus estuvo compuesto por 16 artículos científicos y se utilizó el QRS-NUD*IST4 para el análisis. Los resultados mostraron la existencia de esta enseñanza, por medio de: matérias en el currículo; actividades prácticas; actividades durante la práctica curricular; actividades extracurriculares; participación en eventos específicos o de enfermería, con presentación de trabajos; otras actividades. Reflexionar sobre la enseñanza de la enfermería gerontogeriátrica, por medio de la Complejidad, es percibir la enseñanza em cuanto instancia que intenta transmitir una cultura que permita al futuro trabajador: comprender La condición humana; pensar de forma contextualizada, abierta, globalizada, ética.2014-09-18T21:34:58Z2014-09-18T21:34:58Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Silvana Sidney Costa. O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade. Rev Esc Enferm USP. v. 40, n.2, p.228-235. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v40n2/10.pdf> Acesso em: 01 dez. 2011.0080-6234http://repositorio.furg.br/handle/1/4583http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000200011porSantos, Silvana Sidney Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-09-18T21:34:58Zoai:repositorio.furg.br:1/4583Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-18T21:34:58Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade
Teaching of gerontogeriatric nursing and complexity
Enseñanza de la enfermería gerontogeriátrica y la complejidad
title O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade
spellingShingle O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade
Santos, Silvana Sidney Costa
Educação em enfermagem
Enfermagem geriátrica(educação)
Geriatria
Education, nursing
Geriatric nursing (education).
Geriatrics
Educación en enfermeria
Enfermería geriátrica (educación)
Geriatria
title_short O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade
title_full O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade
title_fullStr O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade
title_full_unstemmed O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade
title_sort O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade
author Santos, Silvana Sidney Costa
author_facet Santos, Silvana Sidney Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Silvana Sidney Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Enfermagem geriátrica(educação)
Geriatria
Education, nursing
Geriatric nursing (education).
Geriatrics
Educación en enfermeria
Enfermería geriátrica (educación)
Geriatria
topic Educação em enfermagem
Enfermagem geriátrica(educação)
Geriatria
Education, nursing
Geriatric nursing (education).
Geriatrics
Educación en enfermeria
Enfermería geriátrica (educación)
Geriatria
description Foram objetivos deste estudo: identificar as características do ensino da enfermagem gerontogeriátrica; refletir sobre este ensino, partindo das características identificadas, à luz da Complexidade. Pesquisa qualitativa, teve como fonte de dados nove livros-resumo de congressos brasileiros de enfermagem e sete periódicos da enfermagem nacional, do período de 1991 a 2000. O corpus foi composto por 16 artigos científicos e utilizou-se o QRSNUD* IST4 para análise. Os resultados mostraram a existência deste ensino, por meio de: matérias no currículo; atividades práticas; atividades durante estágio curricular; atividades extracurriculares; participação em eventos específicos ou da enfermagem, com apresentação de trabalhos; outras atividades. Refletir sobre o ensino da enfermagem gerontoriátrica, por meio da Complexidade, é perceber o ensino enquanto instância que procure transmitir uma cultura que permita ao futuro trabalhador: compreender a condição humana; pensar de forma contextualizada,aberta, globalizada, ética.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2014-09-18T21:34:58Z
2014-09-18T21:34:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Silvana Sidney Costa. O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade. Rev Esc Enferm USP. v. 40, n.2, p.228-235. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v40n2/10.pdf> Acesso em: 01 dez. 2011.
0080-6234
http://repositorio.furg.br/handle/1/4583
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000200011
identifier_str_mv SANTOS, Silvana Sidney Costa. O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade. Rev Esc Enferm USP. v. 40, n.2, p.228-235. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v40n2/10.pdf> Acesso em: 01 dez. 2011.
0080-6234
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4583
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187272104738816