120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Tiago Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10786
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.272-304, Jan./Jun. 2021.
id FURG_810cb14107f80b43db034e85a087c4fc
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10786
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling 120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?120 latidos por minuto: educaciones, currículos y ¿qué puede afectarnos una película en relación con el VIH/SIDA?120 beats per minute: educations, curriculums and what can a movie affect us in relation to HIV/AIDS?CartografiaCinema e EducaçãoHIV/aidsCartografíaCine y EducaciónVIH/SIDACartographyCinema and EducationRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.272-304, Jan./Jun. 2021.Batimentos que se aceleram em meio a festas, protestos, transas, hospitais, laboratórios, velórios, casas e ruas, entre celebrações, desejos, lutos e lutas. Este artigo busca cartografar o filme francês “120 Batimentos por Minuto” (2017), percorrendo educações e currículos engendrados em torno dele. A partir das narrativas audiovisuais, penso nos afetos possíveis em relação à epidemia de HIV/aids em diálogos entre a década de 1990, na qual o filme se passa, e a contemporaneidade. O filme é visto como território que engendra pedagogias e currículos menores e desviantes, abrindo brechas ao criar conexões entre HIV/aids, potência de vida e desejo, fugindo de educações maiores que estigmatizam as vivências com HIV/aids e participam da manutenção de políticas de silêncio, exclusão, como também de morte civil e biológica.Latidos que se aceleran en medio de fiestas, protestas, sexos, hospitales, laboratorios, funerales, casas y calles, entre celebraciones, deseos, lutos y luchas. Este artículo busca mapear la película francesa “120 Latidos por Minuto” (120 Beats per Minute, 2017), atravesando las educaciones y los currículos engendrados alrededor de ella. Desde las narrativas audiovisuales, pienso en los posibles afectos en relación a la epidemia del VIH/SIDA en los diálogos entre la década de 1990, en la que transcurre la película, y la época contemporánea. La película se ve como un territorio que engendra pedagogías y currículos más pequeños y desviados, abriendo lagunas al crear conexiones entre el VIH/SIDA, el poder de la vida y el deseo, huyendo de educaciones más grandes que estigmatizan las experiencias con el VIH/SIDA y participando en el mantenimiento de políticas de salud, silencio, exclusión, así como de muerte civil y biológica.Beats that speed up in the midst of parties, protests, sex, hospitals, laboratories, funerals, houses and streets, between celebrations, wishes, mourning and fights. This paper seeks to map the french movie “120 Beats per Minute” (2017), going through educations and curricula engendered around it. From the audiovisual narratives, I think of the possible affects in relation to the HIV/AIDS epidemic in dialogues between the 1990s, in which the movie takes place, and contemporary times. The movie is seen as a territory that engenders smaller and deviants pedagogies and curricula, opening gaps by creating connections between HIV/AIDS, the power of life and desire, running away the larger educations that stigmatize experiences with HIV/AIDS and participate in the maintenance of health policies, silence, exclusion, as well as civil and biological death.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-30T20:48:19Z2023-03-30T20:48:19Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSALES, T. A. 120 Batimentos Por Minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 272–304, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12959. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12959. Acesso em: 25 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1078610.14295/de.v9i1.12959porSales, Tiago Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-30T20:48:20Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10786Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-30T20:48:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv 120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?
120 latidos por minuto: educaciones, currículos y ¿qué puede afectarnos una película en relación con el VIH/SIDA?
120 beats per minute: educations, curriculums and what can a movie affect us in relation to HIV/AIDS?
title 120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?
spellingShingle 120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?
Sales, Tiago Amaral
Cartografia
Cinema e Educação
HIV/aids
Cartografía
Cine y Educación
VIH/SIDA
Cartography
Cinema and Education
title_short 120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?
title_full 120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?
title_fullStr 120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?
title_full_unstemmed 120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?
title_sort 120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?
author Sales, Tiago Amaral
author_facet Sales, Tiago Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Tiago Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Cinema e Educação
HIV/aids
Cartografía
Cine y Educación
VIH/SIDA
Cartography
Cinema and Education
topic Cartografia
Cinema e Educação
HIV/aids
Cartografía
Cine y Educación
VIH/SIDA
Cartography
Cinema and Education
description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.272-304, Jan./Jun. 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
2023-03-30T20:48:19Z
2023-03-30T20:48:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, T. A. 120 Batimentos Por Minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 272–304, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12959. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12959. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10786
10.14295/de.v9i1.12959
identifier_str_mv SALES, T. A. 120 Batimentos Por Minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 272–304, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12959. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12959. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i1.12959
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187278346911744