Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/5502 |
Resumo: | O ensino de administração apresenta muitas peculiaridades, dada a recenticidade histórica de sua inserção como ciência. Muitas são as questões inerentes a este tema, especialmente em um tempo em que se fala em sociedade do conhecimento e uma nova economia baseada na informação. A discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem, a metodologia e, principalmente, os paradoxos enfrentados pelos alunos e professores, são temas abordados no presente artigo. Os dados para a realização do trabalho foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, observações e levantamentos realizados junto a alunos e professores em uma universidade com conceito A na avaliação do MEC. Sendo assim o artigo é um esforço multidisciplinar que revela que o ensino de administração deve conviver com muitos dilemas e paradoxos e que seus professores devem deter algumas habilidades específicas, tais como: conhecimento profundo dos conteúdos de suas disciplinas e áreas de estudo, habilidades de comunicação, relacionamento com seus alunos e associação da teoria com a prática. |
id |
FURG_8736c6610d9aa6a56f3fdfddd2173c9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/5502 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administraçãoO ensino de administração apresenta muitas peculiaridades, dada a recenticidade histórica de sua inserção como ciência. Muitas são as questões inerentes a este tema, especialmente em um tempo em que se fala em sociedade do conhecimento e uma nova economia baseada na informação. A discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem, a metodologia e, principalmente, os paradoxos enfrentados pelos alunos e professores, são temas abordados no presente artigo. Os dados para a realização do trabalho foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, observações e levantamentos realizados junto a alunos e professores em uma universidade com conceito A na avaliação do MEC. Sendo assim o artigo é um esforço multidisciplinar que revela que o ensino de administração deve conviver com muitos dilemas e paradoxos e que seus professores devem deter algumas habilidades específicas, tais como: conhecimento profundo dos conteúdos de suas disciplinas e áreas de estudo, habilidades de comunicação, relacionamento com seus alunos e associação da teoria com a prática.2015-10-23T16:49:42Z2015-10-23T16:49:42Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAUER, Márcio André Leal. Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração. Revista ANGRAD, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 1-15, 2003. Disponível em: <http://old.angrad.org.br/_resources/_circuits/article/article_1040.pdf>. Acesso em: 22 out. 2015.1518-5532http://repositorio.furg.br/handle/1/5502porBauer, Márcio André Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-10-23T16:49:42Zoai:repositorio.furg.br:1/5502Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-10-23T16:49:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração |
title |
Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração |
spellingShingle |
Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração Bauer, Márcio André Leal |
title_short |
Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração |
title_full |
Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração |
title_fullStr |
Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração |
title_full_unstemmed |
Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração |
title_sort |
Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração |
author |
Bauer, Márcio André Leal |
author_facet |
Bauer, Márcio André Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bauer, Márcio André Leal |
description |
O ensino de administração apresenta muitas peculiaridades, dada a recenticidade histórica de sua inserção como ciência. Muitas são as questões inerentes a este tema, especialmente em um tempo em que se fala em sociedade do conhecimento e uma nova economia baseada na informação. A discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem, a metodologia e, principalmente, os paradoxos enfrentados pelos alunos e professores, são temas abordados no presente artigo. Os dados para a realização do trabalho foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, observações e levantamentos realizados junto a alunos e professores em uma universidade com conceito A na avaliação do MEC. Sendo assim o artigo é um esforço multidisciplinar que revela que o ensino de administração deve conviver com muitos dilemas e paradoxos e que seus professores devem deter algumas habilidades específicas, tais como: conhecimento profundo dos conteúdos de suas disciplinas e áreas de estudo, habilidades de comunicação, relacionamento com seus alunos e associação da teoria com a prática. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2015-10-23T16:49:42Z 2015-10-23T16:49:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BAUER, Márcio André Leal. Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração. Revista ANGRAD, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 1-15, 2003. Disponível em: <http://old.angrad.org.br/_resources/_circuits/article/article_1040.pdf>. Acesso em: 22 out. 2015. 1518-5532 http://repositorio.furg.br/handle/1/5502 |
identifier_str_mv |
BAUER, Márcio André Leal. Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração. Revista ANGRAD, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 1-15, 2003. Disponível em: <http://old.angrad.org.br/_resources/_circuits/article/article_1040.pdf>. Acesso em: 22 out. 2015. 1518-5532 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187244967591936 |