Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Márcio André Leal
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5502
Resumo: O ensino de administração apresenta muitas peculiaridades, dada a recenticidade histórica de sua inserção como ciência. Muitas são as questões inerentes a este tema, especialmente em um tempo em que se fala em sociedade do conhecimento e uma nova economia baseada na informação. A discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem, a metodologia e, principalmente, os paradoxos enfrentados pelos alunos e professores, são temas abordados no presente artigo. Os dados para a realização do trabalho foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, observações e levantamentos realizados junto a alunos e professores em uma universidade com conceito A na avaliação do MEC. Sendo assim o artigo é um esforço multidisciplinar que revela que o ensino de administração deve conviver com muitos dilemas e paradoxos e que seus professores devem deter algumas habilidades específicas, tais como: conhecimento profundo dos conteúdos de suas disciplinas e áreas de estudo, habilidades de comunicação, relacionamento com seus alunos e associação da teoria com a prática.
id FURG_8736c6610d9aa6a56f3fdfddd2173c9c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5502
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administraçãoO ensino de administração apresenta muitas peculiaridades, dada a recenticidade histórica de sua inserção como ciência. Muitas são as questões inerentes a este tema, especialmente em um tempo em que se fala em sociedade do conhecimento e uma nova economia baseada na informação. A discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem, a metodologia e, principalmente, os paradoxos enfrentados pelos alunos e professores, são temas abordados no presente artigo. Os dados para a realização do trabalho foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, observações e levantamentos realizados junto a alunos e professores em uma universidade com conceito A na avaliação do MEC. Sendo assim o artigo é um esforço multidisciplinar que revela que o ensino de administração deve conviver com muitos dilemas e paradoxos e que seus professores devem deter algumas habilidades específicas, tais como: conhecimento profundo dos conteúdos de suas disciplinas e áreas de estudo, habilidades de comunicação, relacionamento com seus alunos e associação da teoria com a prática.2015-10-23T16:49:42Z2015-10-23T16:49:42Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAUER, Márcio André Leal. Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração. Revista ANGRAD, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 1-15, 2003. Disponível em: <http://old.angrad.org.br/_resources/_circuits/article/article_1040.pdf>. Acesso em: 22 out. 2015.1518-5532http://repositorio.furg.br/handle/1/5502porBauer, Márcio André Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-10-23T16:49:42Zoai:repositorio.furg.br:1/5502Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-10-23T16:49:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração
title Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração
spellingShingle Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração
Bauer, Márcio André Leal
title_short Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração
title_full Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração
title_fullStr Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração
title_full_unstemmed Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração
title_sort Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração
author Bauer, Márcio André Leal
author_facet Bauer, Márcio André Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Márcio André Leal
description O ensino de administração apresenta muitas peculiaridades, dada a recenticidade histórica de sua inserção como ciência. Muitas são as questões inerentes a este tema, especialmente em um tempo em que se fala em sociedade do conhecimento e uma nova economia baseada na informação. A discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem, a metodologia e, principalmente, os paradoxos enfrentados pelos alunos e professores, são temas abordados no presente artigo. Os dados para a realização do trabalho foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, observações e levantamentos realizados junto a alunos e professores em uma universidade com conceito A na avaliação do MEC. Sendo assim o artigo é um esforço multidisciplinar que revela que o ensino de administração deve conviver com muitos dilemas e paradoxos e que seus professores devem deter algumas habilidades específicas, tais como: conhecimento profundo dos conteúdos de suas disciplinas e áreas de estudo, habilidades de comunicação, relacionamento com seus alunos e associação da teoria com a prática.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2015-10-23T16:49:42Z
2015-10-23T16:49:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAUER, Márcio André Leal. Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração. Revista ANGRAD, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 1-15, 2003. Disponível em: <http://old.angrad.org.br/_resources/_circuits/article/article_1040.pdf>. Acesso em: 22 out. 2015.
1518-5532
http://repositorio.furg.br/handle/1/5502
identifier_str_mv BAUER, Márcio André Leal. Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração. Revista ANGRAD, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 1-15, 2003. Disponível em: <http://old.angrad.org.br/_resources/_circuits/article/article_1040.pdf>. Acesso em: 22 out. 2015.
1518-5532
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187244967591936