José Querino e o paradoxo da Administração Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19150 |
Resumo: | No contexto das homenagens prestadas a José Querino Ribeiro pelo centésimo aniversário de seu nascimento, o texto ressalta a importância de sua contribuição teórica para os estudos de administração educacional e procura discutir o paradoxo, pelo menos aparente, em sua obra, representado por sua defesa da aplicação na escola dos princípios e métodos da administração empresarial, em contraste com sua concepção de educação comprometida com a democracia e com a constituição de sujeitos, portanto, contrária aos objetivos da empresa tipicamente capitalista negadora desses princípios. |
id |
UFRGS-22_091d07692a90569e6e969f2b5b880ad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/19150 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
José Querino e o paradoxo da Administração EscolarNo contexto das homenagens prestadas a José Querino Ribeiro pelo centésimo aniversário de seu nascimento, o texto ressalta a importância de sua contribuição teórica para os estudos de administração educacional e procura discutir o paradoxo, pelo menos aparente, em sua obra, representado por sua defesa da aplicação na escola dos princípios e métodos da administração empresarial, em contraste com sua concepção de educação comprometida com a democracia e com a constituição de sujeitos, portanto, contrária aos objetivos da empresa tipicamente capitalista negadora desses princípios.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1915010.21573/vol23n32007.19150REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 3 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 3 (2007)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19150/11153Paro, Vitor Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T17:40:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/19150Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-24T17:40:30Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
José Querino e o paradoxo da Administração Escolar |
title |
José Querino e o paradoxo da Administração Escolar |
spellingShingle |
José Querino e o paradoxo da Administração Escolar Paro, Vitor Henrique |
title_short |
José Querino e o paradoxo da Administração Escolar |
title_full |
José Querino e o paradoxo da Administração Escolar |
title_fullStr |
José Querino e o paradoxo da Administração Escolar |
title_full_unstemmed |
José Querino e o paradoxo da Administração Escolar |
title_sort |
José Querino e o paradoxo da Administração Escolar |
author |
Paro, Vitor Henrique |
author_facet |
Paro, Vitor Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paro, Vitor Henrique |
description |
No contexto das homenagens prestadas a José Querino Ribeiro pelo centésimo aniversário de seu nascimento, o texto ressalta a importância de sua contribuição teórica para os estudos de administração educacional e procura discutir o paradoxo, pelo menos aparente, em sua obra, representado por sua defesa da aplicação na escola dos princípios e métodos da administração empresarial, em contraste com sua concepção de educação comprometida com a democracia e com a constituição de sujeitos, portanto, contrária aos objetivos da empresa tipicamente capitalista negadora desses princípios. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19150 10.21573/vol23n32007.19150 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19150 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol23n32007.19150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19150/11153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 3 (2007) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2007) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 3 (2007) 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766369714044928 |