Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/4405 |
Resumo: | Estudo de natureza qualitativa que objetivou conhecer as percepções das enfermeiras sobre como vivenciam os principais problemas éticos do cotidiano do trabalho e se a formação profissional recebida na graduação mostrou-se suficiente para o enfrentamento destes problemas. Os dados foram coletados entre março e abril de 2009, junto a cinco enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul, por meio de observações livres seguidas de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise textual qualitativa no tratamento dos dados. Dos resultados emergiram duas categorias: a dimensão ética do cuidado e na formação profissional. Mostrou-se necessária uma reflexão mais profunda sobre o cotidiano do trabalho ainda na graduação, fortalecendo as futuras enfermeiras para o enfrentamento do exercício profissional. Paralelamente, precisa-se priorizar a construção de espaços para a reflexão e discussão coletiva dos profissionais atuantes, identificando e construindo novas maneiras de atuar eticamente. |
id |
FURG_8d9241b7476edfeb20178cb335a2151a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/4405 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiroEthical issues in daily work routine and nursing trainngCuestiones éticas del cotidiano profesional y la formación del enfermeroEnfermagemNursingEnfermeríaÉtica do cuidadoÉtica em enfermagemGraduação em enfermagemEthics of careEthics in nursingUndergraduate nursingÉtica del cuidadoÉtica en enfermeríaPregrado en enfermeríaEstudo de natureza qualitativa que objetivou conhecer as percepções das enfermeiras sobre como vivenciam os principais problemas éticos do cotidiano do trabalho e se a formação profissional recebida na graduação mostrou-se suficiente para o enfrentamento destes problemas. Os dados foram coletados entre março e abril de 2009, junto a cinco enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul, por meio de observações livres seguidas de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise textual qualitativa no tratamento dos dados. Dos resultados emergiram duas categorias: a dimensão ética do cuidado e na formação profissional. Mostrou-se necessária uma reflexão mais profunda sobre o cotidiano do trabalho ainda na graduação, fortalecendo as futuras enfermeiras para o enfrentamento do exercício profissional. Paralelamente, precisa-se priorizar a construção de espaços para a reflexão e discussão coletiva dos profissionais atuantes, identificando e construindo novas maneiras de atuar eticamente.This qualitative study aimed to learn nurses’ perceptions of how they experience the main ethical problems of their day-to-day work and whether the professional training they received in their undergraduate studies has proved sufficient to meet these problems. Data were collected from March to April 2009 by free observation followed by semistructured interviews of five nurses at a university hospital intensive care unit (ICU) in Rio Grande do Sul, and were treated using the technique of qualitative textual analysis. Two categories emerged from the results: the ethical dimension in care and in professional training. There was found to be a need for undergraduate studies to consider in greater depth the dayto- day experience of nursing work, so as to strengthen future nurses to exercise the profession. There is a parallel need to prioritize construction of settings where practicing nurses can think and discuss together with a view to identifying and building new ways to act ethically.Estudio de naturaleza cualitativa que objetivó conocer las percepciones de las enfermeras, acerca de como vivencian los principales problemas éticos del trabajo diario y sí la formación profesional recibida en el pregrado se ha mostrado suficiente para hacer frente a estos problemas. Los datos fueron recolectados entre marzo y abril de 2009, con cinco enfermeras en una unidad de cuidados intensivos (UCI) de un hospital universitario de Río Grande do Sul-Brasil, por medio de observaciones libres, seguidas de entrevista semiestructurada. Se utilizó la técnica de análisis textual cualitativa en el tratamiento de los datos. Los resultados destacan dos categorías: dimensión ética de la atención y en la formación profesional. Se ha mostrado necesaria una reflexión más profunda sobre el trabajo diario aun en los estudios de graduación, fortaleciendo las futuras enfermeras para enfrentar el futuro de la profesión. Al mismo tiempo, es necesario dar prioridad a la construcción de espacios de reflexión y discusión colectiva de los profesionales actuantes, identificando y construyendo nuevas formas de actuar éticamente.2014-07-07T02:26:50Z2014-07-07T02:26:50Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORDIGNON, Simoni Saraiva et al. Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 94-99, 2011. Disponível em: <http://www.facenf.uerj.br/v19n1/v19n1a16.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2011.0104-3552http://repositorio.furg.br/handle/1/4405porBordignon, Simoní SaraivaLunardi, Valéria LerchDalmolin, Graziele de LimaTomaschewski, Jamila GeriLunardi Filho, Wilson DaniloBarlem, Edison Luiz DevosZacarias, Caroline Ceolininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-01-22T17:55:32Zoai:repositorio.furg.br:1/4405Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-01-22T17:55:32Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro Ethical issues in daily work routine and nursing trainng Cuestiones éticas del cotidiano profesional y la formación del enfermero |
title |
Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro |
spellingShingle |
Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro Bordignon, Simoní Saraiva Enfermagem Nursing Enfermería Ética do cuidado Ética em enfermagem Graduação em enfermagem Ethics of care Ethics in nursing Undergraduate nursing Ética del cuidado Ética en enfermería Pregrado en enfermería |
title_short |
Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro |
title_full |
Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro |
title_fullStr |
Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro |
title_sort |
Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro |
author |
Bordignon, Simoní Saraiva |
author_facet |
Bordignon, Simoní Saraiva Lunardi, Valéria Lerch Dalmolin, Graziele de Lima Tomaschewski, Jamila Geri Lunardi Filho, Wilson Danilo Barlem, Edison Luiz Devos Zacarias, Caroline Ceolin |
author_role |
author |
author2 |
Lunardi, Valéria Lerch Dalmolin, Graziele de Lima Tomaschewski, Jamila Geri Lunardi Filho, Wilson Danilo Barlem, Edison Luiz Devos Zacarias, Caroline Ceolin |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordignon, Simoní Saraiva Lunardi, Valéria Lerch Dalmolin, Graziele de Lima Tomaschewski, Jamila Geri Lunardi Filho, Wilson Danilo Barlem, Edison Luiz Devos Zacarias, Caroline Ceolin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Nursing Enfermería Ética do cuidado Ética em enfermagem Graduação em enfermagem Ethics of care Ethics in nursing Undergraduate nursing Ética del cuidado Ética en enfermería Pregrado en enfermería |
topic |
Enfermagem Nursing Enfermería Ética do cuidado Ética em enfermagem Graduação em enfermagem Ethics of care Ethics in nursing Undergraduate nursing Ética del cuidado Ética en enfermería Pregrado en enfermería |
description |
Estudo de natureza qualitativa que objetivou conhecer as percepções das enfermeiras sobre como vivenciam os principais problemas éticos do cotidiano do trabalho e se a formação profissional recebida na graduação mostrou-se suficiente para o enfrentamento destes problemas. Os dados foram coletados entre março e abril de 2009, junto a cinco enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul, por meio de observações livres seguidas de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise textual qualitativa no tratamento dos dados. Dos resultados emergiram duas categorias: a dimensão ética do cuidado e na formação profissional. Mostrou-se necessária uma reflexão mais profunda sobre o cotidiano do trabalho ainda na graduação, fortalecendo as futuras enfermeiras para o enfrentamento do exercício profissional. Paralelamente, precisa-se priorizar a construção de espaços para a reflexão e discussão coletiva dos profissionais atuantes, identificando e construindo novas maneiras de atuar eticamente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2014-07-07T02:26:50Z 2014-07-07T02:26:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORDIGNON, Simoni Saraiva et al. Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 94-99, 2011. Disponível em: <http://www.facenf.uerj.br/v19n1/v19n1a16.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2011. 0104-3552 http://repositorio.furg.br/handle/1/4405 |
identifier_str_mv |
BORDIGNON, Simoni Saraiva et al. Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 94-99, 2011. Disponível em: <http://www.facenf.uerj.br/v19n1/v19n1a16.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2011. 0104-3552 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822808180466384896 |