“A gente se cuida, mas não conta pra ninguém”: uma análise sobre as masculinidades em um filme publicitário
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10853 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1, p. 353-370, Jan./Jun. 2020. |
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“A gente se cuida, mas não conta pra ninguém”: uma análise sobre as masculinidades em um filme publicitário“Nos cuidamos, pero no se lo decimos a nadie”: una análisis sobre las masculinidades en una película publicitaria“We care, but don't tell anyone”: an analysis of masculinities in an advertising movieMasculinidadesEducação SexualPublicidadeFilme publicitárioEducación SexualPublicidadPelícula publicitariaMasculinitiesSex educationPublicityAdvertising filmRevista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1, p. 353-370, Jan./Jun. 2020.A existência de uma essência masculina é socialmente naturalizada, seja excluindo e/ou depreciando tantas outras possibilidades. Neste cenário, empresas se apropriam disso, produzindo e reproduzindo valores por canais midiáticos, adaptados aos seus interesses. A publicidade é uma das ferramentas utilizadas, buscando na cultura as representações para atingir simbolicamente o consumidor. Sendo assim, objetivou-se analisar um filme publicitário de produtos masculinos, promovendo reflexões sobre as masculinidades. Para tal, utilizou-se da pesquisa qualitativa descritiva em formato documental, analisando os dados através da Análise de Conteúdo. Assim, identificou-se a articulação de elementos audiovisuais que correspondem o modelo de masculinidade hegemônica, ao mesmo tempo que amplia a diversidade, ainda reforça estereótipos, notavelmente na busca de estimular o consumo. Por fim, considera-se que as produções publicitárias além de produzir e reproduzir sentidos, também criem possibilidades para ressignificações de valores, tendo a utilização das mesmas como possíveis recursos para atividades em programas de Educação Sexual.La existencia de una esencia masculina es socialmente naturalizado, ya sea excluyendo y / o depreciando tantas otras posibilidades. En este escenario, las empresas se apropian, produciendo y reproduciendo valores a través de canales mediáticos, adaptados a sus intereses. La publicidad es una de las herramientas utilizadas, buscando en la cultura las representaciones para llegar simbólicamente al consumidor. Así, el objetivo era analizar una película publicitaria de productos masculinos, promoviendo reflexiones sobre las masculinidades. Para ello, utilizamos la investigación descriptiva cualitativa en formato documental, analizando los datos a través del Análisis de Contenido. Así, identificamos la articulación de elementos audiovisuales que corresponden al modelo de la masculinidad hegemónica, al mismo tiempo que se amplía la diversidad, todavía refuerza los estereotipos, en la búsqueda de estimular el consumo. Por último, se considera que las producciones publicitarias, además de producir y reproducir sentidos, también crean posibilidades de resignificaciones de los valores, y que pueden ser utilizadas como posibles recursos para las actividades de los programas de Educación Sexual.The existence of a masculine essence is socially naturalized, whether excluding and / or disparaging others possibilities. In this scenario, companies take ownership of it, producing and reproducing values through media channels adapted to its interests. The advertising is one of the tools used for it, seeking representations in culture to symbolically reach the consumer. Therefore, the objective was to analyze an advertising film for male products, promoting reflections on masculinities. For this, the documentary qualitative descriptive research was used, analyzing the data through Content Analysis. Thus, the articulation of audiovisual elements that correspond to the hegemonic masculinity model was identified, while expanding diversity still reinforcing stereotypes, seeking to stimulate consumption. Finally, it is considered that advertising productions, in addition to producing and reproducing meanings, also create possibilities for redefinition of values, using them as possible resources for activities in Sexual Education programs.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-17T14:59:42Z2023-04-17T14:59:42Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, G. G.; SILVA, R. D. “A gente se cuida, mas não conta pra ninguém”: uma análise sobre as masculinidades em um filme publicitário. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 353–370, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.9680. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9680. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1085310.14295/de.v8i1.9680porSantos, Guilherme Gomes dosSilva, Ricardo Desidério dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-17T14:59:42Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10853Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-17T14:59:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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