Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gioconda Marisol Luz Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9045
Resumo: Esta pesquisa, realizada na área da Educação do Campo e da Educação Matemática, tem como objetivo analisar as possíveis articulações entre os saberes advindos das vivências da realidade do campo e os conhecimentos matemáticos que integram os currículos escolares, feitas pelos diferentes sujeitos de comunidades do 3º distrito de Santo Antônio da Patrulha, estado do Rio Grande do Sul. Os referenciais teóricos que fundamentam este estudo situam-se na Educação do Campo, Educação Matemática e Formação de Professores. Os instrumentos de pesquisa realizados consistem em entrevistas e visitas a algumas famílias das comunidades que integram o contexto estudado. O mapeamento das famílias se deu através do diálogo com os gestores das escolas, buscando por atividades econômicas que caracterizam a região. Dessa forma, a produção do açúcar mascavo e do melado, a fabricação da vassoura e o mercado constituem o trabalho das famílias visitadas. Esses sujeitos do campo estabelecem poucas relações entre os conhecimentos matemáticos escolares e os saberes próprios do contexto do campo, reforçando essa como uma responsabilidade do professor. Com o intuito de auxiliar o docente no desenvolvimento de tais articulações, o produto educacional viabiliza atividades e reflexões que podem servir de subsídio no aperfeiçoamento da prática docente, vislumbrando a valorização dos saberes do aluno do campo.
id FURG_927b94d435111ece1305a7120bbed542
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9045
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?Educação do CampoEducação MatemáticaEtnomatemáticaFormação de ProfessoresRural EducationMathematical EducationEthnomathematicsTeacher EducationEsta pesquisa, realizada na área da Educação do Campo e da Educação Matemática, tem como objetivo analisar as possíveis articulações entre os saberes advindos das vivências da realidade do campo e os conhecimentos matemáticos que integram os currículos escolares, feitas pelos diferentes sujeitos de comunidades do 3º distrito de Santo Antônio da Patrulha, estado do Rio Grande do Sul. Os referenciais teóricos que fundamentam este estudo situam-se na Educação do Campo, Educação Matemática e Formação de Professores. Os instrumentos de pesquisa realizados consistem em entrevistas e visitas a algumas famílias das comunidades que integram o contexto estudado. O mapeamento das famílias se deu através do diálogo com os gestores das escolas, buscando por atividades econômicas que caracterizam a região. Dessa forma, a produção do açúcar mascavo e do melado, a fabricação da vassoura e o mercado constituem o trabalho das famílias visitadas. Esses sujeitos do campo estabelecem poucas relações entre os conhecimentos matemáticos escolares e os saberes próprios do contexto do campo, reforçando essa como uma responsabilidade do professor. Com o intuito de auxiliar o docente no desenvolvimento de tais articulações, o produto educacional viabiliza atividades e reflexões que podem servir de subsídio no aperfeiçoamento da prática docente, vislumbrando a valorização dos saberes do aluno do campo.This research, carried out in the field of Field Education and Mathematical Education, the objective ist o analyze the possible articulations between the know ledge coming from the experience soft he reality of the field and the mathematical know ledge that integrate the school curricula, made by the different subjects of the communities of the 3 rd district of Santo Antônio da Patrulha, estat of Rio Grande do Sul. The theoretical references that underlie this study are in the field education, mathematics education and teacher training. The research instruments consisted of interviews and visits to some families of the communities that integrate the studied context. The mapping of families took place through dialogue with school managers, looking for economic activities that characterize the region. Thus, the production of brown sugar and molasses, the manufacture of broomand the market constitute the work of the families visited. These field subjects establish few relationships between school mathematical knowledge and the knowledge proper to the field context, reinforcing this as a teacher responsibility. In order to help the teacher in the development of such articulations, the educational product enables activities and reflections that can serve as a subsidy in the improvement of teaching practice, envisaging the appreciation of the student in the field.Milani, RaquelSilva, Gioconda Marisol Luz Lima2020-09-24T18:18:34Z2020-09-24T18:18:34Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Gioconda Marisol Luz Lima. Educação do Campo e Educação atemática: uma articulação possível? . 2019. 248f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/9045porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-01-07T18:01:51Zoai:repositorio.furg.br:1/9045Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-01-07T18:01:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?
title Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?
spellingShingle Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?
Silva, Gioconda Marisol Luz Lima
Educação do Campo
Educação Matemática
Etnomatemática
Formação de Professores
Rural Education
Mathematical Education
Ethnomathematics
Teacher Education
title_short Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?
title_full Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?
title_fullStr Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?
title_full_unstemmed Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?
title_sort Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?
author Silva, Gioconda Marisol Luz Lima
author_facet Silva, Gioconda Marisol Luz Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Milani, Raquel
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gioconda Marisol Luz Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Educação Matemática
Etnomatemática
Formação de Professores
Rural Education
Mathematical Education
Ethnomathematics
Teacher Education
topic Educação do Campo
Educação Matemática
Etnomatemática
Formação de Professores
Rural Education
Mathematical Education
Ethnomathematics
Teacher Education
description Esta pesquisa, realizada na área da Educação do Campo e da Educação Matemática, tem como objetivo analisar as possíveis articulações entre os saberes advindos das vivências da realidade do campo e os conhecimentos matemáticos que integram os currículos escolares, feitas pelos diferentes sujeitos de comunidades do 3º distrito de Santo Antônio da Patrulha, estado do Rio Grande do Sul. Os referenciais teóricos que fundamentam este estudo situam-se na Educação do Campo, Educação Matemática e Formação de Professores. Os instrumentos de pesquisa realizados consistem em entrevistas e visitas a algumas famílias das comunidades que integram o contexto estudado. O mapeamento das famílias se deu através do diálogo com os gestores das escolas, buscando por atividades econômicas que caracterizam a região. Dessa forma, a produção do açúcar mascavo e do melado, a fabricação da vassoura e o mercado constituem o trabalho das famílias visitadas. Esses sujeitos do campo estabelecem poucas relações entre os conhecimentos matemáticos escolares e os saberes próprios do contexto do campo, reforçando essa como uma responsabilidade do professor. Com o intuito de auxiliar o docente no desenvolvimento de tais articulações, o produto educacional viabiliza atividades e reflexões que podem servir de subsídio no aperfeiçoamento da prática docente, vislumbrando a valorização dos saberes do aluno do campo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-24T18:18:34Z
2020-09-24T18:18:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Gioconda Marisol Luz Lima. Educação do Campo e Educação atemática: uma articulação possível? . 2019. 248f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.
http://repositorio.furg.br/handle/1/9045
identifier_str_mv SILVA, Gioconda Marisol Luz Lima. Educação do Campo e Educação atemática: uma articulação possível? . 2019. 248f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384375232299008