Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hugo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10847
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 259-283, Jan./Jun. 2020.
id FURG_92f11e220547634412f8f41124abe8a4
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10847
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismoEnfoques y prácticas LGBTQ inclusivas en las escuelas de Portugal: entre marginación, desorientación y assimilacionismoInclusive LGBTQ approaches and practices in schools in Portugal: between marginalization, disorientation and assimilationismLGBTQDiversidade sexualInclusãoEscolaDiversidad sexualInclusiónEscuelaSexual diversityInclusionSchoolRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 259-283, Jan./Jun. 2020.Um pouco por todo o mundo ocidental multiplicam-se iniciativas e esforços para incluir temas relativos à diversidade de género e sexual nas políticas educativas e consequentemente nos currículos escolares. Contudo, muito pouco tem sido feito no sentido de averiguar o que se passa nas escolas, ao nível das práticas concretas e trabalho docente. Este artigo dedica-se a explorar as abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal, a partir de 14 grupos focais com 75 professores/as do ensino secundário. Argumenta-se que estas podem ser compreendidas a partir de três ideias fundamentais: marginalização, o que significa que estes temas tendem a ser secundarizados e invisibilizados; desorientação, com os/as professores/as a queixaremse de falta de direção, conhecimentos, competências e formação, e assimilacionismo, com as poucas práticas concretas existentes a enveredarem por lógicas heteronormativas que comprometem uma inclusão crítica destes temas na educação.En todo el mundo occidental, las iniciativas y los esfuerzos para incluir temas relacionados con el género y la diversidad sexual se multiplican en las políticas educativas y, en consecuencia, en los programas escolares. Sin embargo, se ha hecho muy poco para determinar lo que está sucediendo en las escuelas, en términos de prácticas concretas y trabajo de enseñanza. Este artículo está dedicado a explorar enfoques y prácticas LGBTQ inclusivas en las escuelas de Portugal, a partir de 14 grupos focales con 75 maestros de secundaria. Se argumenta que se pueden entender a partir de tres ideas fundamentales: la marginación, lo que significa que estos temas tienden a ser secundarios e invisibles; desorientación, con los docentes quejándose de la falta de orientación, conocimiento y habilidades, y asimilacionismo, con las pocas prácticas concretas existentes que se mueven hacia lógicas heteronormativas que comprometen una inclusión crítica de estos temas en la educación.Across the Western world, initiatives and efforts to include themes related to gender and sexual diversity are multiplying in educational policies and, consequently, in school curricula. However, very little has been done to ascertain what is happening in schools, in terms of concrete practices and teaching work. This article is dedicated to exploring inclusive LGBTQ approaches and practices in schools in Portugal, from 14 focus groups with 75 secondary school teachers. It is argued that these can be understood from three fundamental ideas: marginalization, which means that these themes tend to be secondary and invisible; disorientation, with teachers complaining about a lack of guidance, knowledge and skills, and assimilationism, with the few existing concrete practices moving towards heteronormative logics that compromise a critical inclusion of these themes in education.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-17T14:20:32Z2023-04-17T14:20:32Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, H. Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 259–283, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11402. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11402. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1084710.14295/de.v8i1.11402porSantos, Hugoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-17T14:20:33Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10847Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-17T14:20:33Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo
Enfoques y prácticas LGBTQ inclusivas en las escuelas de Portugal: entre marginación, desorientación y assimilacionismo
Inclusive LGBTQ approaches and practices in schools in Portugal: between marginalization, disorientation and assimilationism
title Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo
spellingShingle Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo
Santos, Hugo
LGBTQ
Diversidade sexual
Inclusão
Escola
Diversidad sexual
Inclusión
Escuela
Sexual diversity
Inclusion
School
title_short Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo
title_full Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo
title_fullStr Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo
title_full_unstemmed Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo
title_sort Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo
author Santos, Hugo
author_facet Santos, Hugo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv LGBTQ
Diversidade sexual
Inclusão
Escola
Diversidad sexual
Inclusión
Escuela
Sexual diversity
Inclusion
School
topic LGBTQ
Diversidade sexual
Inclusão
Escola
Diversidad sexual
Inclusión
Escuela
Sexual diversity
Inclusion
School
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 259-283, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-17T14:20:32Z
2023-04-17T14:20:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, H. Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 259–283, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11402. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11402. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10847
10.14295/de.v8i1.11402
identifier_str_mv SANTOS, H. Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 259–283, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11402. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11402. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11402
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187228935913472