Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marcelo da Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8963
Resumo: A Biologia é uma área do conhecimento de grande número de termos e conceitos. Para os cientistas, essa terminologia se faz necessária para haver uma melhor comunicação. Por outro lado para os estudantes e professores, essa característica da biologia pode se tornar um complicador. Sem a compreensão da terminologia e tendo a necessidade de "aprender" os conteúdos, os estudantes veem na memorização uma alternativa para o aprendizado. No entanto, esse aprendizado se torna superficial, o que acarreta em esquecimento de informações e desinteresse. Com base nisso, sugerimos o estudo da terminologia aliado à etimologia. O conhecimento etimológico adquirido pela divisão dos termos em seus componentes pode ajudar os professores no ensinar e os alunos no aprender. No entanto, ainda há poucos materiais disponíveis no ambiente escolar que apresentam explicações da etimologia dos termos. Acreditamos que a Etimologia pode ser uma ferramenta auxiliar da compreensão do vocabulário científico e do aprendizado. Desta forma, vimos a necessidade de elaborar um glossário etimológico com a terminologia de citologia, histologia e embriologia para facilitar a pesquisa da etimologia dos termos por parte dos estudantes. Assim, o objetivo desse trabalho foi elaborar um glossário etimológico para a distribuição nas escolas e avaliar junto aos alunos a eficácia do material e da Etimologia como facilitadora do aprendizado da terminologia de Biologia. O glossário foi elaborado em diversas etapas incluindo pesquisa e avaliações antes de ser entregue aos alunos. Após isso, foi entregue a duas turmas do primeiro ano do ensino médio e sua utilização foi acompanhada por meio de exercícios e uma avaliação respondida pelos participantes. A partir das avaliações e respostas dos estudantes, podemos perceber que o estudo com a etimologia ainda não faz parte do hábito dos estudantes. No entanto, muitas respostas mostram que a etimologia apresentada pelo glossário serviu para os alunos entenderem os termos antes de apresentadas as definições. Nem todas as respostas foram condizentes com o esperado sugerindo a mediação da etimologia com o auxílio do professor. De modo geral, o glossário mostrou que a etimologia pode servir como base para uma aprendizagem significativa e como facilitadora no entendimento da terminologia.
id FURG_96428d171fe9d03f30c1e368659b53f3
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8963
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da BiologiaAlfabetização científicaBiologiaEnsino significativoEtimologiaTerminologiaBiologyEtymologyScientific literacySignificant learningTerminologyA Biologia é uma área do conhecimento de grande número de termos e conceitos. Para os cientistas, essa terminologia se faz necessária para haver uma melhor comunicação. Por outro lado para os estudantes e professores, essa característica da biologia pode se tornar um complicador. Sem a compreensão da terminologia e tendo a necessidade de "aprender" os conteúdos, os estudantes veem na memorização uma alternativa para o aprendizado. No entanto, esse aprendizado se torna superficial, o que acarreta em esquecimento de informações e desinteresse. Com base nisso, sugerimos o estudo da terminologia aliado à etimologia. O conhecimento etimológico adquirido pela divisão dos termos em seus componentes pode ajudar os professores no ensinar e os alunos no aprender. No entanto, ainda há poucos materiais disponíveis no ambiente escolar que apresentam explicações da etimologia dos termos. Acreditamos que a Etimologia pode ser uma ferramenta auxiliar da compreensão do vocabulário científico e do aprendizado. Desta forma, vimos a necessidade de elaborar um glossário etimológico com a terminologia de citologia, histologia e embriologia para facilitar a pesquisa da etimologia dos termos por parte dos estudantes. Assim, o objetivo desse trabalho foi elaborar um glossário etimológico para a distribuição nas escolas e avaliar junto aos alunos a eficácia do material e da Etimologia como facilitadora do aprendizado da terminologia de Biologia. O glossário foi elaborado em diversas etapas incluindo pesquisa e avaliações antes de ser entregue aos alunos. Após isso, foi entregue a duas turmas do primeiro ano do ensino médio e sua utilização foi acompanhada por meio de exercícios e uma avaliação respondida pelos participantes. A partir das avaliações e respostas dos estudantes, podemos perceber que o estudo com a etimologia ainda não faz parte do hábito dos estudantes. No entanto, muitas respostas mostram que a etimologia apresentada pelo glossário serviu para os alunos entenderem os termos antes de apresentadas as definições. Nem todas as respostas foram condizentes com o esperado sugerindo a mediação da etimologia com o auxílio do professor. De modo geral, o glossário mostrou que a etimologia pode servir como base para uma aprendizagem significativa e como facilitadora no entendimento da terminologia.Biology is an area of knowledge of a large number of terms and concepts. For scientists, such terminology is necessary for better communication. On the other hand for students and teachers, this characteristic of Biology can become a complicator. Without understanding the terminology and having the need to "learn" the contents, the students see in the memorization an alternative for the learning. However, this learning becomes superficial, which leads to forgetfulness of information and disinterest. Based on this, we suggest the study of terminology allied to etymology. The etymological knowledge acquired by dividing terms into their components can help teachers in teaching and students in learning. However, there are still few materials available in the school environment that present explanations of the etymology of terms. We believe that Etymology can be an auxiliary tool for understanding scientific vocabulary and learning. In this way, we have seen the need to elaborate an etymological glossary with the terminology of cytology, histology and embryology to facilitate the research of the etymology of terms by the students. Thus, the objective of this work was to elaborate an etymological glossary for the distribution in the schools and to evaluate to the students the effectiveness of the material and the etymology as a facilitator of the learning of Biology terminology. The glossary has been developed in several stages including research and assessments before it is delivered to students. After that, it was delivered to two classes of the first year of high school and its use was accompanied by exercises and an evaluation answered by the participants. From the evaluations and responses of the students, we can see that the study of etymology is not yet part of the students' habit. However, many answers show that the etymology presented by the glossary served for students to understand the terms before the definitions were presented. Not all the answers were consistent with what was expected, suggesting the mediation of etymology with the help of the teacher. In general, the glossary showed that etymology can serve as a basis for meaningful learning and as a facilitator in understanding terminology.Votto, Ana Paula de SouzaNunes, Marcelo da Rocha2020-09-14T15:16:58Z2020-09-14T15:16:58Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfNUNES, Marcelo da Rocha . Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia. 2018. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências; Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8963porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-09-14T15:16:58Zoai:repositorio.furg.br:1/8963Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-09-14T15:16:58Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia
title Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia
spellingShingle Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia
Nunes, Marcelo da Rocha
Alfabetização científica
Biologia
Ensino significativo
Etimologia
Terminologia
Biology
Etymology
Scientific literacy
Significant learning
Terminology
title_short Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia
title_full Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia
title_fullStr Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia
title_full_unstemmed Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia
title_sort Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia
author Nunes, Marcelo da Rocha
author_facet Nunes, Marcelo da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Votto, Ana Paula de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marcelo da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Biologia
Ensino significativo
Etimologia
Terminologia
Biology
Etymology
Scientific literacy
Significant learning
Terminology
topic Alfabetização científica
Biologia
Ensino significativo
Etimologia
Terminologia
Biology
Etymology
Scientific literacy
Significant learning
Terminology
description A Biologia é uma área do conhecimento de grande número de termos e conceitos. Para os cientistas, essa terminologia se faz necessária para haver uma melhor comunicação. Por outro lado para os estudantes e professores, essa característica da biologia pode se tornar um complicador. Sem a compreensão da terminologia e tendo a necessidade de "aprender" os conteúdos, os estudantes veem na memorização uma alternativa para o aprendizado. No entanto, esse aprendizado se torna superficial, o que acarreta em esquecimento de informações e desinteresse. Com base nisso, sugerimos o estudo da terminologia aliado à etimologia. O conhecimento etimológico adquirido pela divisão dos termos em seus componentes pode ajudar os professores no ensinar e os alunos no aprender. No entanto, ainda há poucos materiais disponíveis no ambiente escolar que apresentam explicações da etimologia dos termos. Acreditamos que a Etimologia pode ser uma ferramenta auxiliar da compreensão do vocabulário científico e do aprendizado. Desta forma, vimos a necessidade de elaborar um glossário etimológico com a terminologia de citologia, histologia e embriologia para facilitar a pesquisa da etimologia dos termos por parte dos estudantes. Assim, o objetivo desse trabalho foi elaborar um glossário etimológico para a distribuição nas escolas e avaliar junto aos alunos a eficácia do material e da Etimologia como facilitadora do aprendizado da terminologia de Biologia. O glossário foi elaborado em diversas etapas incluindo pesquisa e avaliações antes de ser entregue aos alunos. Após isso, foi entregue a duas turmas do primeiro ano do ensino médio e sua utilização foi acompanhada por meio de exercícios e uma avaliação respondida pelos participantes. A partir das avaliações e respostas dos estudantes, podemos perceber que o estudo com a etimologia ainda não faz parte do hábito dos estudantes. No entanto, muitas respostas mostram que a etimologia apresentada pelo glossário serviu para os alunos entenderem os termos antes de apresentadas as definições. Nem todas as respostas foram condizentes com o esperado sugerindo a mediação da etimologia com o auxílio do professor. De modo geral, o glossário mostrou que a etimologia pode servir como base para uma aprendizagem significativa e como facilitadora no entendimento da terminologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-09-14T15:16:58Z
2020-09-14T15:16:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Marcelo da Rocha . Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia. 2018. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências; Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2018.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8963
identifier_str_mv NUNES, Marcelo da Rocha . Glossário etimológico de Biologia : uma ferramenta para o ensino e aprendizado significativo da terminologia científica da Biologia. 2018. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências; Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2018.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822808136169291776