Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1316 |
Resumo: | Nos últimos anos, o diagnóstico de TDAH aumentou no contexto escolar, aumentando também a quantidade de pesquisas sobre o assunto. O presente estudo investigou o número de alunos com TDAH em 17 escolas de Porto Alegre e a percepção de 136 professores de 1ª à 8ª série, sobre o transtorno e o comportamento das crianças com TDAH. Dois questionários foram utilizados: um preenchido pela direção da escola e o outro, pelos professores. A média dos alunos com TDAH das escolas estudadas foi de 3%, com dois casos extremos: uma escola com 51% e outra com 0,2%. Em relação à percepção dos professores,houve discrepância entre os possíveis casos apontados por estes e os levantados junto à direção. Conclui- se, portanto, que é necessário oferecer ao ambiente escolar mais informação sobre esse transtorno, pois a maioria das escolas estudadas não oferece subsídios aos professores. |
id |
FURG_96ced515d360b8070e60b683f54c3c75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1316 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamentalAttention deficit hyperactivity disorder: a glance at the elementary schoolTranstorno de déficit de atençãoEnsino fundamentalAprendizagemAttention deficit hyperactivity disorderElementary schoolLearningNos últimos anos, o diagnóstico de TDAH aumentou no contexto escolar, aumentando também a quantidade de pesquisas sobre o assunto. O presente estudo investigou o número de alunos com TDAH em 17 escolas de Porto Alegre e a percepção de 136 professores de 1ª à 8ª série, sobre o transtorno e o comportamento das crianças com TDAH. Dois questionários foram utilizados: um preenchido pela direção da escola e o outro, pelos professores. A média dos alunos com TDAH das escolas estudadas foi de 3%, com dois casos extremos: uma escola com 51% e outra com 0,2%. Em relação à percepção dos professores,houve discrepância entre os possíveis casos apontados por estes e os levantados junto à direção. Conclui- se, portanto, que é necessário oferecer ao ambiente escolar mais informação sobre esse transtorno, pois a maioria das escolas estudadas não oferece subsídios aos professores.In the last years the Attention Deficit Hyperactive Disorder (ADHD) has increased in schools. This study investigates the number of students reported with the ADHD in 17 schools in Porto Alegre, a city in the south of Brazil. One hundred and thirty six 1st the to 8 grade teachers were asked about their perceptions concerning this behavioral disorder. Two questionnaires filled in by the school direction and by the teachers, respectively, were used. The average of students with ADHD in the schools was 3% - one school reported 51% and the other 0.2%. Concerning teachers’ perceptions it was found a discrepancy between cases identified as ADHD by the teachers and the cases reported by the school direction. It is necessary to offer more information to the schools on the ADHD since most of them do not provide subsidies for the teachers regarding this matter.2011-11-04T10:16:41Z2011-11-04T10:16:41Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJOU, G. I. et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.23, n.1, p.29-33, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a05v23n1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1316porJou, Graciela Inchausti deAmaral, BrunaPavan, Carolina RoblSchaefer, Luiziana SoutoZimmer, Marileneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-04T10:16:41Zoai:repositorio.furg.br:1/1316Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-04T10:16:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental Attention deficit hyperactivity disorder: a glance at the elementary school |
title |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental |
spellingShingle |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental Jou, Graciela Inchausti de Transtorno de déficit de atenção Ensino fundamental Aprendizagem Attention deficit hyperactivity disorder Elementary school Learning |
title_short |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental |
title_full |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental |
title_fullStr |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental |
title_sort |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental |
author |
Jou, Graciela Inchausti de |
author_facet |
Jou, Graciela Inchausti de Amaral, Bruna Pavan, Carolina Robl Schaefer, Luiziana Souto Zimmer, Marilene |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Bruna Pavan, Carolina Robl Schaefer, Luiziana Souto Zimmer, Marilene |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jou, Graciela Inchausti de Amaral, Bruna Pavan, Carolina Robl Schaefer, Luiziana Souto Zimmer, Marilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno de déficit de atenção Ensino fundamental Aprendizagem Attention deficit hyperactivity disorder Elementary school Learning |
topic |
Transtorno de déficit de atenção Ensino fundamental Aprendizagem Attention deficit hyperactivity disorder Elementary school Learning |
description |
Nos últimos anos, o diagnóstico de TDAH aumentou no contexto escolar, aumentando também a quantidade de pesquisas sobre o assunto. O presente estudo investigou o número de alunos com TDAH em 17 escolas de Porto Alegre e a percepção de 136 professores de 1ª à 8ª série, sobre o transtorno e o comportamento das crianças com TDAH. Dois questionários foram utilizados: um preenchido pela direção da escola e o outro, pelos professores. A média dos alunos com TDAH das escolas estudadas foi de 3%, com dois casos extremos: uma escola com 51% e outra com 0,2%. Em relação à percepção dos professores,houve discrepância entre os possíveis casos apontados por estes e os levantados junto à direção. Conclui- se, portanto, que é necessário oferecer ao ambiente escolar mais informação sobre esse transtorno, pois a maioria das escolas estudadas não oferece subsídios aos professores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2011-11-04T10:16:41Z 2011-11-04T10:16:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JOU, G. I. et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.23, n.1, p.29-33, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a05v23n1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/1316 |
identifier_str_mv |
JOU, G. I. et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.23, n.1, p.29-33, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a05v23n1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384409711575040 |