Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jou, Graciela Inchausti de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Amaral, Bruna, Pavan, Carolina Robl, Schaefer, Luiziana Souto, Zimmer, Marilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1316
Resumo: Nos últimos anos, o diagnóstico de TDAH aumentou no contexto escolar, aumentando também a quantidade de pesquisas sobre o assunto. O presente estudo investigou o número de alunos com TDAH em 17 escolas de Porto Alegre e a percepção de 136 professores de 1ª à 8ª série, sobre o transtorno e o comportamento das crianças com TDAH. Dois questionários foram utilizados: um preenchido pela direção da escola e o outro, pelos professores. A média dos alunos com TDAH das escolas estudadas foi de 3%, com dois casos extremos: uma escola com 51% e outra com 0,2%. Em relação à percepção dos professores,houve discrepância entre os possíveis casos apontados por estes e os levantados junto à direção. Conclui- se, portanto, que é necessário oferecer ao ambiente escolar mais informação sobre esse transtorno, pois a maioria das escolas estudadas não oferece subsídios aos professores.
id FURG_96ced515d360b8070e60b683f54c3c75
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1316
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamentalAttention deficit hyperactivity disorder: a glance at the elementary schoolTranstorno de déficit de atençãoEnsino fundamentalAprendizagemAttention deficit hyperactivity disorderElementary schoolLearningNos últimos anos, o diagnóstico de TDAH aumentou no contexto escolar, aumentando também a quantidade de pesquisas sobre o assunto. O presente estudo investigou o número de alunos com TDAH em 17 escolas de Porto Alegre e a percepção de 136 professores de 1ª à 8ª série, sobre o transtorno e o comportamento das crianças com TDAH. Dois questionários foram utilizados: um preenchido pela direção da escola e o outro, pelos professores. A média dos alunos com TDAH das escolas estudadas foi de 3%, com dois casos extremos: uma escola com 51% e outra com 0,2%. Em relação à percepção dos professores,houve discrepância entre os possíveis casos apontados por estes e os levantados junto à direção. Conclui- se, portanto, que é necessário oferecer ao ambiente escolar mais informação sobre esse transtorno, pois a maioria das escolas estudadas não oferece subsídios aos professores.In the last years the Attention Deficit Hyperactive Disorder (ADHD) has increased in schools. This study investigates the number of students reported with the ADHD in 17 schools in Porto Alegre, a city in the south of Brazil. One hundred and thirty six 1st the to 8 grade teachers were asked about their perceptions concerning this behavioral disorder. Two questionnaires filled in by the school direction and by the teachers, respectively, were used. The average of students with ADHD in the schools was 3% - one school reported 51% and the other 0.2%. Concerning teachers’ perceptions it was found a discrepancy between cases identified as ADHD by the teachers and the cases reported by the school direction. It is necessary to offer more information to the schools on the ADHD since most of them do not provide subsidies for the teachers regarding this matter.2011-11-04T10:16:41Z2011-11-04T10:16:41Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJOU, G. I. et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.23, n.1, p.29-33, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a05v23n1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1316porJou, Graciela Inchausti deAmaral, BrunaPavan, Carolina RoblSchaefer, Luiziana SoutoZimmer, Marileneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-04T10:16:41Zoai:repositorio.furg.br:1/1316Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-04T10:16:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental
Attention deficit hyperactivity disorder: a glance at the elementary school
title Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental
spellingShingle Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental
Jou, Graciela Inchausti de
Transtorno de déficit de atenção
Ensino fundamental
Aprendizagem
Attention deficit hyperactivity disorder
Elementary school
Learning
title_short Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental
title_full Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental
title_fullStr Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental
title_full_unstemmed Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental
title_sort Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental
author Jou, Graciela Inchausti de
author_facet Jou, Graciela Inchausti de
Amaral, Bruna
Pavan, Carolina Robl
Schaefer, Luiziana Souto
Zimmer, Marilene
author_role author
author2 Amaral, Bruna
Pavan, Carolina Robl
Schaefer, Luiziana Souto
Zimmer, Marilene
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jou, Graciela Inchausti de
Amaral, Bruna
Pavan, Carolina Robl
Schaefer, Luiziana Souto
Zimmer, Marilene
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção
Ensino fundamental
Aprendizagem
Attention deficit hyperactivity disorder
Elementary school
Learning
topic Transtorno de déficit de atenção
Ensino fundamental
Aprendizagem
Attention deficit hyperactivity disorder
Elementary school
Learning
description Nos últimos anos, o diagnóstico de TDAH aumentou no contexto escolar, aumentando também a quantidade de pesquisas sobre o assunto. O presente estudo investigou o número de alunos com TDAH em 17 escolas de Porto Alegre e a percepção de 136 professores de 1ª à 8ª série, sobre o transtorno e o comportamento das crianças com TDAH. Dois questionários foram utilizados: um preenchido pela direção da escola e o outro, pelos professores. A média dos alunos com TDAH das escolas estudadas foi de 3%, com dois casos extremos: uma escola com 51% e outra com 0,2%. Em relação à percepção dos professores,houve discrepância entre os possíveis casos apontados por estes e os levantados junto à direção. Conclui- se, portanto, que é necessário oferecer ao ambiente escolar mais informação sobre esse transtorno, pois a maioria das escolas estudadas não oferece subsídios aos professores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2011-11-04T10:16:41Z
2011-11-04T10:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JOU, G. I. et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.23, n.1, p.29-33, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a05v23n1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/1316
identifier_str_mv JOU, G. I. et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.23, n.1, p.29-33, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a05v23n1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384409711575040