Desempenho ortográfico de estudantes com e sem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Clarissa dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pisacco, Nelba Maria Teixeira, Corso, Luciana Vellinho, Dorneles, Beatriz Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182534
Resumo: Objetivo: caracterizar e comparar o desempenho ortográfico de estudantes com e sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Métodos: amostra composta de 244 alunos brasileiros de 3° ao 5° ano, de três escolas públicas (189 sem e 55 com transtorno), de ambos os sexos, avaliados por meio de um ditado de palavras por meio da classificação em tipos de erros ortográficos. O desempenho médio foi comparado por ano escolar, condição (com ou sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e interação entre ano e condição. As médias também foram comparadas com resultados de pesquisa de Moojen (2011), um estudo sobre desempenho ortográfico no Ensino Fundamental. Resultados: os estudantes com o transtorno evidenciaram maior média no total de erros e nas tipologias Conversor Fonema/Grafema, Regras Contextuais Simples e Irregularidades da Língua. No grupo sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade houve uma maior redução de erros entre os anos escolares (3°, 4° e 5° ano). Em relação ao estudo de Moojen (2011), os alunos com o transtorno apresentaram média inferior. Conclusão: as evidências mostraram que a presença do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade influenciou o desempenho ortográfico dos estudantes avaliados.
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spelling Pereira, Clarissa dos SantosPisacco, Nelba Maria TeixeiraCorso, Luciana VellinhoDorneles, Beatriz Vargas2018-09-25T02:34:15Z20181982-0216http://hdl.handle.net/10183/182534001075741Objetivo: caracterizar e comparar o desempenho ortográfico de estudantes com e sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Métodos: amostra composta de 244 alunos brasileiros de 3° ao 5° ano, de três escolas públicas (189 sem e 55 com transtorno), de ambos os sexos, avaliados por meio de um ditado de palavras por meio da classificação em tipos de erros ortográficos. O desempenho médio foi comparado por ano escolar, condição (com ou sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e interação entre ano e condição. As médias também foram comparadas com resultados de pesquisa de Moojen (2011), um estudo sobre desempenho ortográfico no Ensino Fundamental. Resultados: os estudantes com o transtorno evidenciaram maior média no total de erros e nas tipologias Conversor Fonema/Grafema, Regras Contextuais Simples e Irregularidades da Língua. No grupo sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade houve uma maior redução de erros entre os anos escolares (3°, 4° e 5° ano). Em relação ao estudo de Moojen (2011), os alunos com o transtorno apresentaram média inferior. Conclusão: as evidências mostraram que a presença do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade influenciou o desempenho ortográfico dos estudantes avaliados.Purpose: to characterize and compare the spelling performance of students with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Methods: sample including 244 Brazilian students from the 3rd to the 5th year, from three public schools (189 without and 55 with the disorder). Students were assessed and classified according to the spelling errors in a word dictation. The average performance was compared per school year, condition (having Attention Deficit Hyperactivity Disorder or not) and interaction between year and condition. The performance was also compared to the results of the study by Moojen (2011), on orthographic performance in Elementary School. Results: students with Attention Deficit Hyperactivity Disordershowed a higher average in the total number of errors, in the Phoneme/Grapheme Conversion, Simple Contextual Rules and Language Irregularities categories. In the group without Attention Deficit Hyperactivity Disorder, there was a greater reduction of errors among the school grades (3rd, 4th, 5th). In relation to the study by Moojen (2011), students with the disorder had a lower average. Conclusion: evidence showed that the presence ofAttention Deficit Hyperactivity Disorderinfluenced the spelling performance of the students evaluated.application/pdfporRevista CEFAC. Campinas: Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, 2018. Vol. 20, n. 4 (jul./ago. 2018), p. 409-421Educação especialTranstorno de déficit de atençãoEscritaLíngua portuguesaAttention Deficit Disorder with HyperactivityEducationLearningHandwritingDesempenho ortográfico de estudantes com e sem transtorno de déficit de atenção e hiperatividadeSpelling performance of students with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075741.pdfTexto completoapplication/pdf428936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182534/1/001075741.pdfc66de81a8a8007915c16029bf1b98778MD51TEXT001075741.pdf.txt001075741.pdf.txtExtracted Texttext/plain50830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182534/2/001075741.pdf.txt8bd808a23ca93cc283eb21417488c3c8MD52THUMBNAIL001075741.pdf.jpg001075741.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182534/3/001075741.pdf.jpgba741271f3cf1ee561a5e7d64f1f51ceMD5310183/1825342021-11-20 05:45:58.529171oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:45:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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