Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Teresa de Albernaz
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Santos, Arion de Castro Kurtz dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3678
Resumo: O desenvolvimento de modelos semiquantitativos, através do programa VISQ, que têm como base a Dinâmica de Sistemas, permitiu, com a utilização de técnicas e ferramentas de elicitação de conhecimento, o desenvolvimento de modelos sobre problemas ambientais. Com um número adequado de variáveis, obtidas em trabalhos anteriores realizados na região, utilizando o conhecimento do especialista, foram desenvolvidos dois modelos: um sobre a questão da contaminação por lixo e outro por esgoto. Os modelos foram validados e após utilizados para a construção de um questionário que pretendeu traçar o perfil de conhecimento de 120 alunos do ensino fundamental. O presente trabalho apresenta resultados parciais sobre um dos modelos desenvolvidos, o instrumento de coleta de dados e o padrão de respostas dos estudantes.
id FURG_973e95141ba438bea60582ed8b2dbd43
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3678
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativaEnsinoCurrículoModelagem semiquantitativaO desenvolvimento de modelos semiquantitativos, através do programa VISQ, que têm como base a Dinâmica de Sistemas, permitiu, com a utilização de técnicas e ferramentas de elicitação de conhecimento, o desenvolvimento de modelos sobre problemas ambientais. Com um número adequado de variáveis, obtidas em trabalhos anteriores realizados na região, utilizando o conhecimento do especialista, foram desenvolvidos dois modelos: um sobre a questão da contaminação por lixo e outro por esgoto. Os modelos foram validados e após utilizados para a construção de um questionário que pretendeu traçar o perfil de conhecimento de 120 alunos do ensino fundamental. O presente trabalho apresenta resultados parciais sobre um dos modelos desenvolvidos, o instrumento de coleta de dados e o padrão de respostas dos estudantes.2013-08-14T20:05:39Z2013-08-14T20:05:39Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, Maria Teresa; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa. Ambiente & Educação, v. 5, p. 137-152, 2001. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/geoesp/arquivos/artigos/Artigomeioambientenaescola.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/3678porAlmeida, Maria Teresa de AlbernazSantos, Arion de Castro Kurtz dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-08-21T13:07:01Zoai:repositorio.furg.br:1/3678Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-08-21T13:07:01Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa
title Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa
spellingShingle Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa
Almeida, Maria Teresa de Albernaz
Ensino
Currículo
Modelagem semiquantitativa
title_short Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa
title_full Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa
title_fullStr Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa
title_full_unstemmed Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa
title_sort Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa
author Almeida, Maria Teresa de Albernaz
author_facet Almeida, Maria Teresa de Albernaz
Santos, Arion de Castro Kurtz dos
author_role author
author2 Santos, Arion de Castro Kurtz dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Teresa de Albernaz
Santos, Arion de Castro Kurtz dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Currículo
Modelagem semiquantitativa
topic Ensino
Currículo
Modelagem semiquantitativa
description O desenvolvimento de modelos semiquantitativos, através do programa VISQ, que têm como base a Dinâmica de Sistemas, permitiu, com a utilização de técnicas e ferramentas de elicitação de conhecimento, o desenvolvimento de modelos sobre problemas ambientais. Com um número adequado de variáveis, obtidas em trabalhos anteriores realizados na região, utilizando o conhecimento do especialista, foram desenvolvidos dois modelos: um sobre a questão da contaminação por lixo e outro por esgoto. Os modelos foram validados e após utilizados para a construção de um questionário que pretendeu traçar o perfil de conhecimento de 120 alunos do ensino fundamental. O presente trabalho apresenta resultados parciais sobre um dos modelos desenvolvidos, o instrumento de coleta de dados e o padrão de respostas dos estudantes.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2013-08-14T20:05:39Z
2013-08-14T20:05:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Maria Teresa; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa. Ambiente & Educação, v. 5, p. 137-152, 2001. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/geoesp/arquivos/artigos/Artigomeioambientenaescola.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2013.
http://repositorio.furg.br/handle/1/3678
identifier_str_mv ALMEIDA, Maria Teresa; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa. Ambiente & Educação, v. 5, p. 137-152, 2001. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/geoesp/arquivos/artigos/Artigomeioambientenaescola.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2013.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822808153811582976