Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo como base a modelagem semiquantitativa
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3678 |
Resumo: | O desenvolvimento de modelos semiquantitativos, através do programa VISQ, que têm como base a Dinâmica de Sistemas, permitiu, com a utilização de técnicas e ferramentas de elicitação de conhecimento, o desenvolvimento de modelos sobre problemas ambientais. Com um número adequado de variáveis, obtidas em trabalhos anteriores realizados na região, utilizando o conhecimento do especialista, foram desenvolvidos dois modelos: um sobre a questão da contaminação por lixo e outro por esgoto. Os modelos foram validados e após utilizados para a construção de um questionário que pretendeu traçar o perfil de conhecimento de 120 alunos do ensino fundamental. O presente trabalho apresenta resultados parciais sobre um dos modelos desenvolvidos, o instrumento de coleta de dados e o padrão de respostas dos estudantes. |
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