A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/953 |
Resumo: | O artigo apresenta alguns desenvolvimentos recentes associados ao projeto PROFECOMP – Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências da FURG que em seus aspectos relativos ao tratamento de questões de Educação Ambiental é Sub-Projeto de um projeto maior específico do curso de Mestrado em Educação Ambiental. Dentre os resultados de pesquisa incluímos no presente artigo o desenvolvimento de um Autômato Celular, para o trabalho com o raciocínio em nível de objetos, e resultados de utilização do programa VISQ, para modelagem semiquantitativa, em particular uma utilização inovadora da ferramenta para a elicitação da representação do especialista e conseqüente construção de um instrumento fidedigno, bem como algumas recomendações para utilização com alunos do ensino fundamental. |
id |
FURG_074e2b5c5242370426cd728a1cecf29e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/953 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamentalEducação ambientalEducação fundamentalModelagem com objetosModelagem semiquantitativaComputadorO artigo apresenta alguns desenvolvimentos recentes associados ao projeto PROFECOMP – Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências da FURG que em seus aspectos relativos ao tratamento de questões de Educação Ambiental é Sub-Projeto de um projeto maior específico do curso de Mestrado em Educação Ambiental. Dentre os resultados de pesquisa incluímos no presente artigo o desenvolvimento de um Autômato Celular, para o trabalho com o raciocínio em nível de objetos, e resultados de utilização do programa VISQ, para modelagem semiquantitativa, em particular uma utilização inovadora da ferramenta para a elicitação da representação do especialista e conseqüente construção de um instrumento fidedigno, bem como algumas recomendações para utilização com alunos do ensino fundamental.2011-09-01T17:40:04Z2011-09-01T17:40:04Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. et. al. A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 05, p. 41-57, 2001. Disponível em: <http://www.modelciencias.furg.br/profecomp/artigos/rvelv5.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/953porSantos, Arion de Castro Kurtz dosRusso, Dulce Helena SouzaAraújo, Ives SolanoAlmeida, Maria Teresa de Albernazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-01-20T23:33:44Zoai:repositorio.furg.br:1/953Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-01-20T23:33:44Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental |
title |
A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental |
spellingShingle |
A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental Santos, Arion de Castro Kurtz dos Educação ambiental Educação fundamental Modelagem com objetos Modelagem semiquantitativa Computador |
title_short |
A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental |
title_full |
A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental |
title_fullStr |
A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental |
title_full_unstemmed |
A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental |
title_sort |
A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental |
author |
Santos, Arion de Castro Kurtz dos |
author_facet |
Santos, Arion de Castro Kurtz dos Russo, Dulce Helena Souza Araújo, Ives Solano Almeida, Maria Teresa de Albernaz |
author_role |
author |
author2 |
Russo, Dulce Helena Souza Araújo, Ives Solano Almeida, Maria Teresa de Albernaz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Arion de Castro Kurtz dos Russo, Dulce Helena Souza Araújo, Ives Solano Almeida, Maria Teresa de Albernaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Educação fundamental Modelagem com objetos Modelagem semiquantitativa Computador |
topic |
Educação ambiental Educação fundamental Modelagem com objetos Modelagem semiquantitativa Computador |
description |
O artigo apresenta alguns desenvolvimentos recentes associados ao projeto PROFECOMP – Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências da FURG que em seus aspectos relativos ao tratamento de questões de Educação Ambiental é Sub-Projeto de um projeto maior específico do curso de Mestrado em Educação Ambiental. Dentre os resultados de pesquisa incluímos no presente artigo o desenvolvimento de um Autômato Celular, para o trabalho com o raciocínio em nível de objetos, e resultados de utilização do programa VISQ, para modelagem semiquantitativa, em particular uma utilização inovadora da ferramenta para a elicitação da representação do especialista e conseqüente construção de um instrumento fidedigno, bem como algumas recomendações para utilização com alunos do ensino fundamental. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2011-09-01T17:40:04Z 2011-09-01T17:40:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. et. al. A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 05, p. 41-57, 2001. Disponível em: <http://www.modelciencias.furg.br/profecomp/artigos/rvelv5.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011. 1517-1256 http://repositorio.furg.br/handle/1/953 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. et. al. A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 05, p. 41-57, 2001. Disponível em: <http://www.modelciencias.furg.br/profecomp/artigos/rvelv5.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011. 1517-1256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187232111001600 |