A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo : um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garibotti, Cristiano Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9130
Resumo: O nosso entendimento, como professor de Matemática da Educação Superior, das dificuldades dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharias, no desenvolvimento das atividades de matemática, e dos altos índices de reprovação e evasão nos cursos de Cálculo Diferencial (RAFAEL e ESCHER, 2015, NASSER, SOUSA e TORRACA, 2015) desencadeou o trabalho de pesquisa aqui realizado. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é de propor ferramentas possíveis para o mapeamento dos conhecimentos matemáticos de alunos nos cursos de Engenharias Agroindustriais da Universidade Federal do Rio Grande elaboradas a partir da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud, com o auxílio da Taxionomia SOLO. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido um website (www.quizcalculo.com.br) com um teste sondagem dos conhecimentos prévios, cujos dados podem ser utilizados tanto pelos alunos, como uma orientação de suas lacunas de conhecimento, quanto pelos professores, na preparação do material didático e no entendimento do nível em que o aluno está operando ao resolver tarefas educacionais. Também foram aplicadas avaliações escritas no decorrer do processo educativo para mapeamento dos conhecimentos matemáticos e acompanhamento do processo de aprendizagem. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa seguindo uma metodologia de pesquisa-ação. Os resultados propiciaram a organização do campo conceitual do Cálculo Diferencial e apontaram que os alunos carregam concepções prévias equivocadas em conceitos matemáticos básicos além de dificuldades na linguagem vernácula e matemática, que acabam se refletindo no entendimento dos conceitos de funções, limites e deviradas, fundamentais no Cálculo Diferencial. Desta forma, a TCC auxiliada pela Taxonomia SOLO se mostrou útil no processo de entendimento e compreensão do campo conceitual do Cálculo Diferencial e do nível de conhecimento dos alunos ingressantes.
id FURG_98a1cadc2cd95a1867bf3bc26814c5bb
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9130
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo : um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias AgroindustriaisEnsino de CálculoTeoria dos Campos ConceituaisSoloConhecimentos préviosQuizcalculoCalculus TeachingConceptual Fields TheoryPrevious knowlwdgeO nosso entendimento, como professor de Matemática da Educação Superior, das dificuldades dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharias, no desenvolvimento das atividades de matemática, e dos altos índices de reprovação e evasão nos cursos de Cálculo Diferencial (RAFAEL e ESCHER, 2015, NASSER, SOUSA e TORRACA, 2015) desencadeou o trabalho de pesquisa aqui realizado. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é de propor ferramentas possíveis para o mapeamento dos conhecimentos matemáticos de alunos nos cursos de Engenharias Agroindustriais da Universidade Federal do Rio Grande elaboradas a partir da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud, com o auxílio da Taxionomia SOLO. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido um website (www.quizcalculo.com.br) com um teste sondagem dos conhecimentos prévios, cujos dados podem ser utilizados tanto pelos alunos, como uma orientação de suas lacunas de conhecimento, quanto pelos professores, na preparação do material didático e no entendimento do nível em que o aluno está operando ao resolver tarefas educacionais. Também foram aplicadas avaliações escritas no decorrer do processo educativo para mapeamento dos conhecimentos matemáticos e acompanhamento do processo de aprendizagem. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa seguindo uma metodologia de pesquisa-ação. Os resultados propiciaram a organização do campo conceitual do Cálculo Diferencial e apontaram que os alunos carregam concepções prévias equivocadas em conceitos matemáticos básicos além de dificuldades na linguagem vernácula e matemática, que acabam se refletindo no entendimento dos conceitos de funções, limites e deviradas, fundamentais no Cálculo Diferencial. Desta forma, a TCC auxiliada pela Taxonomia SOLO se mostrou útil no processo de entendimento e compreensão do campo conceitual do Cálculo Diferencial e do nível de conhecimento dos alunos ingressantes.Our understanding, as a Higher Education Mathematics teacher, of the difficulties of freshmen students of Engineering courses, in the development of mathematics activities, and the high failure rates avoidance in Differential Calculus courses (RAFAEL and ESCHER, 2015, NASSER, SOUSA e TORRACA, 2015) triggered the research work done in this paper. Therefore, the objective of this research is to propose possible tools for mapping the mathematical knowledge of students in the courses of Engenharias Agroindustriais of the Federal University of Rio Grande elaborated from Vergnaud's Conceptual Fields Theory (TCC), with the help of SOLO Taxonomy. In order to achieve this goal, a website (www.quizcalculo.com.br) was developed to perform a quiz to find out the previous knowledge of students, whose data will be used both by students, as an orientation of their knowledge gaps, as well as by teachers, in preparing teaching material and understanding the level at which the student is operating in solving educational tasks. Written assessments were also applied during the educational process to map mathematical knowledge and follow up the learning process. A qualitative and quantitative research approach was used following an action research methodology. The results allowed an organization of the conceptual field of Differential Calculus and pointed out that students carry previous misconceptions in basic mathematical concepts and difficulties in vernacular and mathematical language, which end up reflecting on the concepts of functions, limits and derivatives, that are fundamental in the Differential Calculus. Thus, the TCC assisted by the SOLO Taxonomy proved useful in the process of understanding and understanding the conceptual field of Differential Calculus and the level of knowledge of new students.Ignácio, PatríciaGodoi, Marcelo deGaribotti, Cristiano Rodrigues2020-10-27T22:50:53Z2020-10-27T22:50:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGARIBOTTI, Cristiano Rodrigues. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo: um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais. 2019. 69f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/9130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-01-07T17:58:23Zoai:repositorio.furg.br:1/9130Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-01-07T17:58:23Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo : um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais
title A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo : um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais
spellingShingle A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo : um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais
Garibotti, Cristiano Rodrigues
Ensino de Cálculo
Teoria dos Campos Conceituais
Solo
Conhecimentos prévios
Quizcalculo
Calculus Teaching
Conceptual Fields Theory
Previous knowlwdge
title_short A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo : um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais
title_full A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo : um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais
title_fullStr A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo : um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais
title_full_unstemmed A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo : um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais
title_sort A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo : um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais
author Garibotti, Cristiano Rodrigues
author_facet Garibotti, Cristiano Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ignácio, Patrícia
Godoi, Marcelo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Garibotti, Cristiano Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Cálculo
Teoria dos Campos Conceituais
Solo
Conhecimentos prévios
Quizcalculo
Calculus Teaching
Conceptual Fields Theory
Previous knowlwdge
topic Ensino de Cálculo
Teoria dos Campos Conceituais
Solo
Conhecimentos prévios
Quizcalculo
Calculus Teaching
Conceptual Fields Theory
Previous knowlwdge
description O nosso entendimento, como professor de Matemática da Educação Superior, das dificuldades dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharias, no desenvolvimento das atividades de matemática, e dos altos índices de reprovação e evasão nos cursos de Cálculo Diferencial (RAFAEL e ESCHER, 2015, NASSER, SOUSA e TORRACA, 2015) desencadeou o trabalho de pesquisa aqui realizado. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é de propor ferramentas possíveis para o mapeamento dos conhecimentos matemáticos de alunos nos cursos de Engenharias Agroindustriais da Universidade Federal do Rio Grande elaboradas a partir da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud, com o auxílio da Taxionomia SOLO. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido um website (www.quizcalculo.com.br) com um teste sondagem dos conhecimentos prévios, cujos dados podem ser utilizados tanto pelos alunos, como uma orientação de suas lacunas de conhecimento, quanto pelos professores, na preparação do material didático e no entendimento do nível em que o aluno está operando ao resolver tarefas educacionais. Também foram aplicadas avaliações escritas no decorrer do processo educativo para mapeamento dos conhecimentos matemáticos e acompanhamento do processo de aprendizagem. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa seguindo uma metodologia de pesquisa-ação. Os resultados propiciaram a organização do campo conceitual do Cálculo Diferencial e apontaram que os alunos carregam concepções prévias equivocadas em conceitos matemáticos básicos além de dificuldades na linguagem vernácula e matemática, que acabam se refletindo no entendimento dos conceitos de funções, limites e deviradas, fundamentais no Cálculo Diferencial. Desta forma, a TCC auxiliada pela Taxonomia SOLO se mostrou útil no processo de entendimento e compreensão do campo conceitual do Cálculo Diferencial e do nível de conhecimento dos alunos ingressantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-27T22:50:53Z
2020-10-27T22:50:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARIBOTTI, Cristiano Rodrigues. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo: um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais. 2019. 69f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.
http://repositorio.furg.br/handle/1/9130
identifier_str_mv GARIBOTTI, Cristiano Rodrigues. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo: um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais. 2019. 69f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187257011535872