A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheffler, Guilherme Luiz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/83626
Resumo: Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual.
id UFRGS-2_cf30e440b039ed7a1efd1592b6b84427
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83626
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scheffler, Guilherme LuizDel Pino, Jose Claudio2013-12-12T01:50:30Z20131982-2413http://hdl.handle.net/10183/83626000903647Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual.This study deals with the use of Vergnaud’s conceptual fields theory as a framework in chemistry classes. The main purpose was to evaluate the contributions of this theory in the radioactivity teaching. First of all, a conceptual map was created pointing out the main concepts to be approached. Sequentially, the main concepts were distributed in a didactic order. The student’s conceptual evolution was analyzed in three moments. This research was effectuated in a group of students coursing a technician level class in the radiology area, in the applied chemistry subject. This subject belongs to the second semester of the technician course and is considered essential to put in practice chemistry concepts in the next technical disciplines. The results showed the feasibility to identify operational invariants using this framework and to draw a conceptual evolution for some students corroborating with the conceptual profile change model.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, MT. Vol. 8, n. 1 (abr. 2013), p. 29-46RadioatividadeTeoria dos campos conceituaisRadioactivityNuclear chemistryVergnaud’s conceptual fields theoryVergnaud, conceptual evolutionA teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividadeVergnaud’s conceptual fields theory and radioactivity teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000903647.pdf000903647.pdfTexto completoapplication/pdf1207398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/1/000903647.pdfad44cee1693f0160a9e65df92c3a66e8MD51TEXT000903647.pdf.txt000903647.pdf.txtExtracted Texttext/plain55501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/2/000903647.pdf.txtd212fa0ee6998d9ccd38309d672727f3MD52THUMBNAIL000903647.pdf.jpg000903647.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/3/000903647.pdf.jpga617fe22baedfc1a709793e375399568MD5310183/836262018-10-09 08:35:36.634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:35:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Vergnaud’s conceptual fields theory and radioactivity teaching
title A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade
spellingShingle A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade
Scheffler, Guilherme Luiz
Radioatividade
Teoria dos campos conceituais
Radioactivity
Nuclear chemistry
Vergnaud’s conceptual fields theory
Vergnaud, conceptual evolution
title_short A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade
title_full A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade
title_fullStr A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade
title_full_unstemmed A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade
title_sort A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade
author Scheffler, Guilherme Luiz
author_facet Scheffler, Guilherme Luiz
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheffler, Guilherme Luiz
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Radioatividade
Teoria dos campos conceituais
topic Radioatividade
Teoria dos campos conceituais
Radioactivity
Nuclear chemistry
Vergnaud’s conceptual fields theory
Vergnaud, conceptual evolution
dc.subject.eng.fl_str_mv Radioactivity
Nuclear chemistry
Vergnaud’s conceptual fields theory
Vergnaud, conceptual evolution
description Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-12T01:50:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/83626
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-2413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000903647
identifier_str_mv 1982-2413
000903647
url http://hdl.handle.net/10183/83626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, MT. Vol. 8, n. 1 (abr. 2013), p. 29-46
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/1/000903647.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/2/000903647.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83626/3/000903647.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ad44cee1693f0160a9e65df92c3a66e8
d212fa0ee6998d9ccd38309d672727f3
a617fe22baedfc1a709793e375399568
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224814497628160