Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayres, Niele Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7607
Resumo: O objetivo deste trabalho é estimar elasticidades, preço e renda da demanda para os diversos tipos de combustíveis utilizados, numa amostra de municípios do RS, sendo essa composta por 41 municípios. Além de estabelecer a elasticidade cruzada entre gasolina e álcool, analisar a elasticidade cruzada entre a gasolina e o diesel. Utilizar-se-á, para este estudo, o método de dados em painel estimados por modelos de efeitos fixos, as bases de dados usadas foram obtidas nos sites da Agência de Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da Fundação de Economia e Estatística (FEE). As séries usadas foram o preço e o consumo de combustíveis (gasolina comum, álcool hidratado e óleo diesel), além dessas series utilizou-se também o PIB per capita de cada município, ICMS dos mesmos e a frota de veículos que foi definida com base no tipo de combustível utilizado pelos veículos automotores. As series utilizadas foram temporais anuais, que compreendem o período de 2004 a 2014.Os resultados encontrados no consumo de gasolina foram que o preço da gasolina teve um impacto negativo significativo no consumo da gasolina, pois, segundo os dados, o aumento de 1% no preço da gasolina fez o consumo cair em 4,23%. No consumo de etanol verificou-se que preço do álcool, da gasolina e a frota de veículos influenciaram negativamente no consumo de álcool, uma vez que um aumento de 1% no preço do álcool, gasolina e frota de veículos representa uma queda de 2,28%, 4,36% e 0,10% respectivamente no consumo de álcool. Constatou-se no consumo de diesel que o preço do álcool e da frota de diesel, foram significativas (p<0,005) no consumo de diesel, sendo que o aumento de 1% no preço do álcool e na frota do diesel aumentam em 0,65% e 0,026% respectivamente o consumo de diesel.
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