Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7607 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é estimar elasticidades, preço e renda da demanda para os diversos tipos de combustíveis utilizados, numa amostra de municípios do RS, sendo essa composta por 41 municípios. Além de estabelecer a elasticidade cruzada entre gasolina e álcool, analisar a elasticidade cruzada entre a gasolina e o diesel. Utilizar-se-á, para este estudo, o método de dados em painel estimados por modelos de efeitos fixos, as bases de dados usadas foram obtidas nos sites da Agência de Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da Fundação de Economia e Estatística (FEE). As séries usadas foram o preço e o consumo de combustíveis (gasolina comum, álcool hidratado e óleo diesel), além dessas series utilizou-se também o PIB per capita de cada município, ICMS dos mesmos e a frota de veículos que foi definida com base no tipo de combustível utilizado pelos veículos automotores. As series utilizadas foram temporais anuais, que compreendem o período de 2004 a 2014.Os resultados encontrados no consumo de gasolina foram que o preço da gasolina teve um impacto negativo significativo no consumo da gasolina, pois, segundo os dados, o aumento de 1% no preço da gasolina fez o consumo cair em 4,23%. No consumo de etanol verificou-se que preço do álcool, da gasolina e a frota de veículos influenciaram negativamente no consumo de álcool, uma vez que um aumento de 1% no preço do álcool, gasolina e frota de veículos representa uma queda de 2,28%, 4,36% e 0,10% respectivamente no consumo de álcool. Constatou-se no consumo de diesel que o preço do álcool e da frota de diesel, foram significativas (p<0,005) no consumo de diesel, sendo que o aumento de 1% no preço do álcool e na frota do diesel aumentam em 0,65% e 0,026% respectivamente o consumo de diesel. |
id |
FURG_991d74be522d9487b0c847cbaee90150 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/7607 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014Demanda por combustíveisRio Grande do SulElasticidadesO objetivo deste trabalho é estimar elasticidades, preço e renda da demanda para os diversos tipos de combustíveis utilizados, numa amostra de municípios do RS, sendo essa composta por 41 municípios. Além de estabelecer a elasticidade cruzada entre gasolina e álcool, analisar a elasticidade cruzada entre a gasolina e o diesel. Utilizar-se-á, para este estudo, o método de dados em painel estimados por modelos de efeitos fixos, as bases de dados usadas foram obtidas nos sites da Agência de Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da Fundação de Economia e Estatística (FEE). As séries usadas foram o preço e o consumo de combustíveis (gasolina comum, álcool hidratado e óleo diesel), além dessas series utilizou-se também o PIB per capita de cada município, ICMS dos mesmos e a frota de veículos que foi definida com base no tipo de combustível utilizado pelos veículos automotores. As series utilizadas foram temporais anuais, que compreendem o período de 2004 a 2014.Os resultados encontrados no consumo de gasolina foram que o preço da gasolina teve um impacto negativo significativo no consumo da gasolina, pois, segundo os dados, o aumento de 1% no preço da gasolina fez o consumo cair em 4,23%. No consumo de etanol verificou-se que preço do álcool, da gasolina e a frota de veículos influenciaram negativamente no consumo de álcool, uma vez que um aumento de 1% no preço do álcool, gasolina e frota de veículos representa uma queda de 2,28%, 4,36% e 0,10% respectivamente no consumo de álcool. Constatou-se no consumo de diesel que o preço do álcool e da frota de diesel, foram significativas (p<0,005) no consumo de diesel, sendo que o aumento de 1% no preço do álcool e na frota do diesel aumentam em 0,65% e 0,026% respectivamente o consumo de diesel.Oliveira, Cassius Rocha deAyres, Niele Soares2018-01-04T18:58:28Z2018-01-04T18:58:28Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAYRES, Niele Soares. Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Curso de Ciências Econômicas, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.http://repositorio.furg.br/handle/1/7607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-01-04T13:29:02Zoai:repositorio.furg.br:1/7607Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-01-04T13:29:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014 |
title |
Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014 |
spellingShingle |
Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014 Ayres, Niele Soares Demanda por combustíveis Rio Grande do Sul Elasticidades |
title_short |
Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014 |
title_full |
Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014 |
title_fullStr |
Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014 |
title_full_unstemmed |
Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014 |
title_sort |
Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014 |
author |
Ayres, Niele Soares |
author_facet |
Ayres, Niele Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Cassius Rocha de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ayres, Niele Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Demanda por combustíveis Rio Grande do Sul Elasticidades |
topic |
Demanda por combustíveis Rio Grande do Sul Elasticidades |
description |
O objetivo deste trabalho é estimar elasticidades, preço e renda da demanda para os diversos tipos de combustíveis utilizados, numa amostra de municípios do RS, sendo essa composta por 41 municípios. Além de estabelecer a elasticidade cruzada entre gasolina e álcool, analisar a elasticidade cruzada entre a gasolina e o diesel. Utilizar-se-á, para este estudo, o método de dados em painel estimados por modelos de efeitos fixos, as bases de dados usadas foram obtidas nos sites da Agência de Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da Fundação de Economia e Estatística (FEE). As séries usadas foram o preço e o consumo de combustíveis (gasolina comum, álcool hidratado e óleo diesel), além dessas series utilizou-se também o PIB per capita de cada município, ICMS dos mesmos e a frota de veículos que foi definida com base no tipo de combustível utilizado pelos veículos automotores. As series utilizadas foram temporais anuais, que compreendem o período de 2004 a 2014.Os resultados encontrados no consumo de gasolina foram que o preço da gasolina teve um impacto negativo significativo no consumo da gasolina, pois, segundo os dados, o aumento de 1% no preço da gasolina fez o consumo cair em 4,23%. No consumo de etanol verificou-se que preço do álcool, da gasolina e a frota de veículos influenciaram negativamente no consumo de álcool, uma vez que um aumento de 1% no preço do álcool, gasolina e frota de veículos representa uma queda de 2,28%, 4,36% e 0,10% respectivamente no consumo de álcool. Constatou-se no consumo de diesel que o preço do álcool e da frota de diesel, foram significativas (p<0,005) no consumo de diesel, sendo que o aumento de 1% no preço do álcool e na frota do diesel aumentam em 0,65% e 0,026% respectivamente o consumo de diesel. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-01-04T18:58:28Z 2018-01-04T18:58:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AYRES, Niele Soares. Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Curso de Ciências Econômicas, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. http://repositorio.furg.br/handle/1/7607 |
identifier_str_mv |
AYRES, Niele Soares. Análise das elasticidades de demanda por combustíveis no Rio Grande do Sul no período de 2004-2014. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Curso de Ciências Econômicas, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384393119956992 |