Maternidade e vida acadêmica : limites e desafios das estudantes mães na Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saalfeld, Thaís
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8568
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central compreender como os auxílios da assistência estudantil interpelam na permanência na universidade das mulheres que são mães, quais os desafios enfrentados por essas mães a partir das dinâmicas universitárias e mediante esse contexto qual é o papel da universidade frente às demandas apresentadas. Ao definirmos este objetivo, nos interessou entender os cotidianos dessas mães, suas dinâmicas estudantis e as respostas instituições frente às demandas produzidas com a maternidade. Para tanto, por meio das contribuições dos Estudos Culturais de inspiração feminista, buscou-se os elementos necessários para problematizar os dados produzidos a partir de entrevistas roteirizadas aplicadas a cinco universitárias. Ao interpretar os dados, consideramos que apesar das assistências estudantis acessadas pelas estudantes, existiu a carência de políticas capazes de dar conta das necessidades específicas produzidas com a maternidade. A definição de políticas de assistências sexualmente isonômicas e a dotação orçamentária para ao auxílio infância, quando considerado o marcador sexo, acabaram por desfavorecer as universitárias ao considerar que os estudantes pais possuíam as mesmas necessidades que as mães para cuidar de seus filhos e filhas e manterem-se na graduação da FURG. A partir da linha de pesquisa que aborda os efeitos das práticas sociais processadas em diferentes instâncias - laboratório, salas de aula, na universidade e na escola, mídia, entre outras, visando compreender como os discursos e as práticas atuam na produção de "verdades" e de sujeitos, a relevância desta pesquisa para o campo da educação em ciências mostra-se eficaz na medida em que evidenciam o sujeito mãe no espaço acadêmico e suas dinâmicas.
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