El patio escolar como espacio coeducativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ocio, Ainhoa Resa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10823
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 277-293, 2020.
id FURG_9c4bb273dd0d75f2700f4bfc25cd15f6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10823
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling El patio escolar como espacio coeducativoO pátio escolar como espaço coeducativoThe schoolyard as a coeducational spaceCoeducaçãoPátio escolarIgualdade de gêneroCoeducaciónPatio escolarIgualdad de géneroCoeducationSchoolyardGender equalityRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 277-293, 2020.O modelo escolar que a sociedade demanda e que valoriza a igualdade de gênero e o desenvolvimento dos alunos além dos estereótipos tradicionais de gênero é o modelo co-educacional. O pátio da escola não tem sido considerado um espaço educacional. Da perspectiva de gênero, é possível considerar (1) se o pátio de recreio é um espaço de valor pedagógico, (2) que tipo de interação ocorren nele e (3) de que maneira pode -e debe- ser abordada a coeducação nele. A análise teórica realizada mostra como o pátio de recreio da escola é um espaço não regulamentado, no qual existem interações muito representativas das relações sociais fora da escola e nas quais as mesmas desigualdades são reproduzidas. Conclui-se a necessidade de transformar os pátios, apresenta-se a maneira ideal de fazer a mudança e exponen-se exemplos de centros que seguiram esse processo.El modelo de escuela que demanda la sociedad y que pone en valor la igualdad de género y el desarrollo del alumnado fuera de los estereotipos de género tradicionales es el coeducativo. Desde esta perspectiva cabe considerar, entre otros, (1) elvalor pedagógico del patio escolar, (2) lasinteracciones que se generan y (3) de qué manera puede –y debe- abordarse la coeducación en él. El análisis teórico realizado muestra cómo el patio de juegoses un contexto no regulado en el que se dan interacciones muy representativas de las relaciones sociales fuera de la escuela y en el que se reproducen desigualdades. Se concluye la necesidad de transformar este espacio, se presenta la manera óptima de realizar el cambio y se exponen ejemplos de centros que han seguido este proceso.The coeducational model values gender equality and the students’ development outside of traditional gender stereotypes. The school schoolyard has not been considered as an educational space. From a gender perspective it is needed to consider (1) if the playground is a space of pedagogical value, (2) what kind of interactions occur in it and (3) in what way can co-education in it be addressed? The theoretical analysis carried out shows how the school playground is an unregulated space in which there are very representative interactions of social relations and inequalities outside the school. The need to transform the yards is concluded. Some examples of centers that have change their schoolyards are presented as an example.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-11T22:35:35Z2023-04-11T22:35:35Z2020-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOCIO, A. R. El patio escolar como espacio coeducativo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 277–293, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9660. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9660. Acesso em: 3 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1082310.14295/de.v8iEspeciam.9660porOcio, Ainhoa Resainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-11T22:35:40Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10823Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-11T22:35:40Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv El patio escolar como espacio coeducativo
O pátio escolar como espaço coeducativo
The schoolyard as a coeducational space
title El patio escolar como espacio coeducativo
spellingShingle El patio escolar como espacio coeducativo
Ocio, Ainhoa Resa
Coeducação
Pátio escolar
Igualdade de gênero
Coeducación
Patio escolar
Igualdad de género
Coeducation
Schoolyard
Gender equality
title_short El patio escolar como espacio coeducativo
title_full El patio escolar como espacio coeducativo
title_fullStr El patio escolar como espacio coeducativo
title_full_unstemmed El patio escolar como espacio coeducativo
title_sort El patio escolar como espacio coeducativo
author Ocio, Ainhoa Resa
author_facet Ocio, Ainhoa Resa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ocio, Ainhoa Resa
dc.subject.por.fl_str_mv Coeducação
Pátio escolar
Igualdade de gênero
Coeducación
Patio escolar
Igualdad de género
Coeducation
Schoolyard
Gender equality
topic Coeducação
Pátio escolar
Igualdade de gênero
Coeducación
Patio escolar
Igualdad de género
Coeducation
Schoolyard
Gender equality
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 277-293, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-08
2023-04-11T22:35:35Z
2023-04-11T22:35:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OCIO, A. R. El patio escolar como espacio coeducativo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 277–293, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9660. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9660. Acesso em: 3 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10823
10.14295/de.v8iEspeciam.9660
identifier_str_mv OCIO, A. R. El patio escolar como espacio coeducativo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 277–293, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9660. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9660. Acesso em: 3 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8iEspeciam.9660
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384355874537472