Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1976 |
Resumo: | A população idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias:Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso. |
id |
FURG_9fd34bdacb0c37631bec1e52dac323fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1976 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURGTeaching evaluation of the gerontogeriatric nursing displine in the nursing graduation course at FURGEvaluación de laenseñanza de la disciplina enfermería gerontogeriátrica del curso de graduación en enfermeríade la FURGEnfermagemEnsinoIdosoFormação profissionalNursingEducationAgedProfessional formationEnfermeríaEducaciónAncianoFormación profesionalA população idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias:Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso.Brazilian aged population has been increasing fast, bringing about the need for health professionals’ qualification, specially nurses. This study objectified the teaching evaluation of the Gerontogeriatric nursing discipline. Qualitative research, casestudy type, performed by the Nursing Department of Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). During data collection, recorded interviews were used with a total of 26 students. Through the thematic analysis, the following categories emerged: I – Teaching Contents; II - Attitude change to aged people after the classes; III - Conditions acquired or not in elders’ care after the discipline; IV - Suggestions. The research revealed as an evaluation tool for the Gerontogeriatric nursing discipline, included as obligatory in the Pedagogical Political Project of the FURG´s Nursing Department, considering that the nursing object is the human being: child,adolescent, adult or aged.La población anciana brasileña viene creciendo de forma acelerada, trayendo la necesidad de la calificación de los profesionales de la salud, principalmente de las enfermeras. Este estudio tiene como objetivo evaluar la enseñanza de la disciplina Enfermería Gerontogeriátrica. Investigación cualitativa del tipo estudio de caso, realizada en el departamento de enfermería de la Fundación Universidad de Rio Grande/RS (FURG). En la colección de los datos se fue utilizada entrevista grabada con el total de 26 alumnos. A través del análisis temático surgieron las siguientes categorías: Contenido dado; Cambio de la actitud cuánto al anciano después de la realización de la disciplina; Las condiciones adquiridas o no adquiridas en el cuidado de las pernonas mayores después de la disciplina; Sugerencias. La investigación reveló una herramienta de la evaluación para la disciplina de Enfermería Gerontogeriátrica que fue insertada como disciplina obligatoria en el Proyecto Político Pedagógico (PPP) del departamento de enfermaría de la FURG, en vista de que el objeto del oficio de la enfermera es el ser humano, siendo éste: niño, adolescente, adulto o anciano.2012-03-24T00:15:36Z2012-03-24T00:15:36Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Bárbara Tarouco da; SANTOS, Silvana Sidney Costa. Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG. Cogitare Enferm., v.12, n.1, jan./mar., p.82-88. 2007. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/8272/5783>. Acesso em: 26 dez. 2011.1414-85362176-9133http://repositorio.furg.br/handle/1/1976porSilva, Bárbara Tarouco daSantos, Silvana Sidney Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-03-24T00:15:36Zoai:repositorio.furg.br:1/1976Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-03-24T00:15:36Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG Teaching evaluation of the gerontogeriatric nursing displine in the nursing graduation course at FURG Evaluación de laenseñanza de la disciplina enfermería gerontogeriátrica del curso de graduación en enfermeríade la FURG |
title |
Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG |
spellingShingle |
Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG Silva, Bárbara Tarouco da Enfermagem Ensino Idoso Formação profissional Nursing Education Aged Professional formation Enfermería Educación Anciano Formación profesional |
title_short |
Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG |
title_full |
Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG |
title_fullStr |
Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG |
title_full_unstemmed |
Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG |
title_sort |
Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG |
author |
Silva, Bárbara Tarouco da |
author_facet |
Silva, Bárbara Tarouco da Santos, Silvana Sidney Costa |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Silvana Sidney Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bárbara Tarouco da Santos, Silvana Sidney Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ensino Idoso Formação profissional Nursing Education Aged Professional formation Enfermería Educación Anciano Formación profesional |
topic |
Enfermagem Ensino Idoso Formação profissional Nursing Education Aged Professional formation Enfermería Educación Anciano Formación profesional |
description |
A população idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias:Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2012-03-24T00:15:36Z 2012-03-24T00:15:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Bárbara Tarouco da; SANTOS, Silvana Sidney Costa. Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG. Cogitare Enferm., v.12, n.1, jan./mar., p.82-88. 2007. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/8272/5783>. Acesso em: 26 dez. 2011. 1414-8536 2176-9133 http://repositorio.furg.br/handle/1/1976 |
identifier_str_mv |
SILVA, Bárbara Tarouco da; SANTOS, Silvana Sidney Costa. Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG. Cogitare Enferm., v.12, n.1, jan./mar., p.82-88. 2007. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/8272/5783>. Acesso em: 26 dez. 2011. 1414-8536 2176-9133 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822808159927926784 |