Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calloni, Humberto
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1442
Resumo: Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão acerca do entendimento das noções de Interdisciplinaridade e totalidade presentes no conjunto das obras de Paulo Freire, onde também se destaca a noção de "retotalização". Não é minha pretensão realizar um estudo sistemático ou cronológico em que os referidos termos comparecem na obra freireana, mas discuti-los a partir de um registro pontual presente no diálogo entre Paulo Freire e Adriano Nogueira, ainda que eu me reporte também a outras obras de Freire. O meu interesse, talvez ambicioso, é procurar articular hermeneuticamente os dois conceitos fundamentais e caros a Paulo Freire para compreendê-los enquanto momentos constitutivos e decisivos da dimensão político-filosófico-pedagógica presente na concepção freireana de educação, onde a leitura do real não pode se dar isolada ou fragmentadamente, uma vez que este assume conotações diferenciadas a partir das diversas experiências sócio-histórico-culturais que, por sua vez, definem as múltiplas esferas de "realidades" em que o ser humano realiza o seu projeto existencial e onde a Educação assume um compromisso decisivo para a consolidação de valores que dignifiquem o ser humano e as manifestações da vida como um todo.
id FURG_a0394ec162d5bcea8a9531be204f2998
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1442
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo FreireInterdisciplinaridadeNoçãoPaulo FreireEste ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão acerca do entendimento das noções de Interdisciplinaridade e totalidade presentes no conjunto das obras de Paulo Freire, onde também se destaca a noção de "retotalização". Não é minha pretensão realizar um estudo sistemático ou cronológico em que os referidos termos comparecem na obra freireana, mas discuti-los a partir de um registro pontual presente no diálogo entre Paulo Freire e Adriano Nogueira, ainda que eu me reporte também a outras obras de Freire. O meu interesse, talvez ambicioso, é procurar articular hermeneuticamente os dois conceitos fundamentais e caros a Paulo Freire para compreendê-los enquanto momentos constitutivos e decisivos da dimensão político-filosófico-pedagógica presente na concepção freireana de educação, onde a leitura do real não pode se dar isolada ou fragmentadamente, uma vez que este assume conotações diferenciadas a partir das diversas experiências sócio-histórico-culturais que, por sua vez, definem as múltiplas esferas de "realidades" em que o ser humano realiza o seu projeto existencial e onde a Educação assume um compromisso decisivo para a consolidação de valores que dignifiquem o ser humano e as manifestações da vida como um todo.2011-11-30T05:26:03Z2011-11-30T05:26:03Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCALLONI, Humberto. Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire. Educação, v. 27, n. 1, p. 1-121, 2002. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 22 nov. 2011.1984-6444http://repositorio.furg.br/handle/1/1442porCalloni, Humbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-30T05:26:03Zoai:repositorio.furg.br:1/1442Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-30T05:26:03Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire
title Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire
spellingShingle Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire
Calloni, Humberto
Interdisciplinaridade
Noção
Paulo Freire
title_short Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire
title_full Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire
title_fullStr Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire
title_full_unstemmed Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire
title_sort Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire
author Calloni, Humberto
author_facet Calloni, Humberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calloni, Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Noção
Paulo Freire
topic Interdisciplinaridade
Noção
Paulo Freire
description Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão acerca do entendimento das noções de Interdisciplinaridade e totalidade presentes no conjunto das obras de Paulo Freire, onde também se destaca a noção de "retotalização". Não é minha pretensão realizar um estudo sistemático ou cronológico em que os referidos termos comparecem na obra freireana, mas discuti-los a partir de um registro pontual presente no diálogo entre Paulo Freire e Adriano Nogueira, ainda que eu me reporte também a outras obras de Freire. O meu interesse, talvez ambicioso, é procurar articular hermeneuticamente os dois conceitos fundamentais e caros a Paulo Freire para compreendê-los enquanto momentos constitutivos e decisivos da dimensão político-filosófico-pedagógica presente na concepção freireana de educação, onde a leitura do real não pode se dar isolada ou fragmentadamente, uma vez que este assume conotações diferenciadas a partir das diversas experiências sócio-histórico-culturais que, por sua vez, definem as múltiplas esferas de "realidades" em que o ser humano realiza o seu projeto existencial e onde a Educação assume um compromisso decisivo para a consolidação de valores que dignifiquem o ser humano e as manifestações da vida como um todo.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2011-11-30T05:26:03Z
2011-11-30T05:26:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALLONI, Humberto. Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire. Educação, v. 27, n. 1, p. 1-121, 2002. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 22 nov. 2011.
1984-6444
http://repositorio.furg.br/handle/1/1442
identifier_str_mv CALLONI, Humberto. Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire. Educação, v. 27, n. 1, p. 1-121, 2002. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 22 nov. 2011.
1984-6444
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187256588959744