Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1442 |
Resumo: | Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão acerca do entendimento das noções de Interdisciplinaridade e totalidade presentes no conjunto das obras de Paulo Freire, onde também se destaca a noção de "retotalização". Não é minha pretensão realizar um estudo sistemático ou cronológico em que os referidos termos comparecem na obra freireana, mas discuti-los a partir de um registro pontual presente no diálogo entre Paulo Freire e Adriano Nogueira, ainda que eu me reporte também a outras obras de Freire. O meu interesse, talvez ambicioso, é procurar articular hermeneuticamente os dois conceitos fundamentais e caros a Paulo Freire para compreendê-los enquanto momentos constitutivos e decisivos da dimensão político-filosófico-pedagógica presente na concepção freireana de educação, onde a leitura do real não pode se dar isolada ou fragmentadamente, uma vez que este assume conotações diferenciadas a partir das diversas experiências sócio-histórico-culturais que, por sua vez, definem as múltiplas esferas de "realidades" em que o ser humano realiza o seu projeto existencial e onde a Educação assume um compromisso decisivo para a consolidação de valores que dignifiquem o ser humano e as manifestações da vida como um todo. |
id |
FURG_a0394ec162d5bcea8a9531be204f2998 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1442 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo FreireInterdisciplinaridadeNoçãoPaulo FreireEste ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão acerca do entendimento das noções de Interdisciplinaridade e totalidade presentes no conjunto das obras de Paulo Freire, onde também se destaca a noção de "retotalização". Não é minha pretensão realizar um estudo sistemático ou cronológico em que os referidos termos comparecem na obra freireana, mas discuti-los a partir de um registro pontual presente no diálogo entre Paulo Freire e Adriano Nogueira, ainda que eu me reporte também a outras obras de Freire. O meu interesse, talvez ambicioso, é procurar articular hermeneuticamente os dois conceitos fundamentais e caros a Paulo Freire para compreendê-los enquanto momentos constitutivos e decisivos da dimensão político-filosófico-pedagógica presente na concepção freireana de educação, onde a leitura do real não pode se dar isolada ou fragmentadamente, uma vez que este assume conotações diferenciadas a partir das diversas experiências sócio-histórico-culturais que, por sua vez, definem as múltiplas esferas de "realidades" em que o ser humano realiza o seu projeto existencial e onde a Educação assume um compromisso decisivo para a consolidação de valores que dignifiquem o ser humano e as manifestações da vida como um todo.2011-11-30T05:26:03Z2011-11-30T05:26:03Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCALLONI, Humberto. Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire. Educação, v. 27, n. 1, p. 1-121, 2002. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 22 nov. 2011.1984-6444http://repositorio.furg.br/handle/1/1442porCalloni, Humbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-30T05:26:03Zoai:repositorio.furg.br:1/1442Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-30T05:26:03Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire |
title |
Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire |
spellingShingle |
Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire Calloni, Humberto Interdisciplinaridade Noção Paulo Freire |
title_short |
Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire |
title_full |
Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire |
title_fullStr |
Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire |
title_sort |
Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire |
author |
Calloni, Humberto |
author_facet |
Calloni, Humberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calloni, Humberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Noção Paulo Freire |
topic |
Interdisciplinaridade Noção Paulo Freire |
description |
Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão acerca do entendimento das noções de Interdisciplinaridade e totalidade presentes no conjunto das obras de Paulo Freire, onde também se destaca a noção de "retotalização". Não é minha pretensão realizar um estudo sistemático ou cronológico em que os referidos termos comparecem na obra freireana, mas discuti-los a partir de um registro pontual presente no diálogo entre Paulo Freire e Adriano Nogueira, ainda que eu me reporte também a outras obras de Freire. O meu interesse, talvez ambicioso, é procurar articular hermeneuticamente os dois conceitos fundamentais e caros a Paulo Freire para compreendê-los enquanto momentos constitutivos e decisivos da dimensão político-filosófico-pedagógica presente na concepção freireana de educação, onde a leitura do real não pode se dar isolada ou fragmentadamente, uma vez que este assume conotações diferenciadas a partir das diversas experiências sócio-histórico-culturais que, por sua vez, definem as múltiplas esferas de "realidades" em que o ser humano realiza o seu projeto existencial e onde a Educação assume um compromisso decisivo para a consolidação de valores que dignifiquem o ser humano e as manifestações da vida como um todo. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2011-11-30T05:26:03Z 2011-11-30T05:26:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CALLONI, Humberto. Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire. Educação, v. 27, n. 1, p. 1-121, 2002. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 22 nov. 2011. 1984-6444 http://repositorio.furg.br/handle/1/1442 |
identifier_str_mv |
CALLONI, Humberto. Breve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire. Educação, v. 27, n. 1, p. 1-121, 2002. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 22 nov. 2011. 1984-6444 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187256588959744 |