PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO E O HOMEM LIBERTO EM SUA TOTALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9010 |
Resumo: | Este artigo apresenta alguns aspectos fundamentais da pedagogia da libertação de Paulo Freire (1921-1997) no contexto histórico em que ela se constituiu: o Nordeste brasileiro. Foi aí que, em condições embrionárias e contraditórias, Freire, pela primeira vez, colocou em prática o seu método progressista de alfabetização. Sua luta contra a opressão na América Latina foi decisiva para consolidar as bases de sua concepção político-pedagógica, que resultou em Pedagogia do oprimido (1968), a sua obra mais conhecida. Na conjunção de uma América Latina oprimida e opressora, amalgamou teoria e prática a fim de substancializar sua pedagogia da libertação, sempre amparada em seu projeto de homem e de mundo. Seu pensamento continua uma possibilidade atual de se pensar o mundo, o homem, a educação, a sociedade e o conhecimento. Suas experiências pedagógicas ainda instigam a invenção e a reinvenção de novas maneiras de pensar, ensinar e aprender. Mesmo após sua morte, seu pensamento sugere caminhos e alternativas para se compreender a concretude do mundo e o inacabamento do homem frente às suas próprias circunstâncias. |
id |
PUC_GO-4_35f0e66f3c705a03c969b2212f82de76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9010 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO E O HOMEM LIBERTO EM SUA TOTALIDADEPaulo FreireEducaçãoPedagogia da libertaçãoFundamentos de Paulo FreireEste artigo apresenta alguns aspectos fundamentais da pedagogia da libertação de Paulo Freire (1921-1997) no contexto histórico em que ela se constituiu: o Nordeste brasileiro. Foi aí que, em condições embrionárias e contraditórias, Freire, pela primeira vez, colocou em prática o seu método progressista de alfabetização. Sua luta contra a opressão na América Latina foi decisiva para consolidar as bases de sua concepção político-pedagógica, que resultou em Pedagogia do oprimido (1968), a sua obra mais conhecida. Na conjunção de uma América Latina oprimida e opressora, amalgamou teoria e prática a fim de substancializar sua pedagogia da libertação, sempre amparada em seu projeto de homem e de mundo. Seu pensamento continua uma possibilidade atual de se pensar o mundo, o homem, a educação, a sociedade e o conhecimento. Suas experiências pedagógicas ainda instigam a invenção e a reinvenção de novas maneiras de pensar, ensinar e aprender. Mesmo após sua morte, seu pensamento sugere caminhos e alternativas para se compreender a concretude do mundo e o inacabamento do homem frente às suas próprias circunstâncias.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/901010.18224/educ.v24i1.9010Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 21 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 21 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 21 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 21 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9010/5365Copyright (c) 2021 Geraldo Mateus De Sá, Aldimar Jacinto Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sá, Geraldo MateusDuarte, Aldimar Jacinto2022-04-11T15:25:33Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9010Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:33Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO E O HOMEM LIBERTO EM SUA TOTALIDADE |
title |
PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO E O HOMEM LIBERTO EM SUA TOTALIDADE |
spellingShingle |
PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO E O HOMEM LIBERTO EM SUA TOTALIDADE de Sá, Geraldo Mateus Paulo Freire Educação Pedagogia da libertação Fundamentos de Paulo Freire |
title_short |
PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO E O HOMEM LIBERTO EM SUA TOTALIDADE |
title_full |
PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO E O HOMEM LIBERTO EM SUA TOTALIDADE |
title_fullStr |
PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO E O HOMEM LIBERTO EM SUA TOTALIDADE |
title_full_unstemmed |
PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO E O HOMEM LIBERTO EM SUA TOTALIDADE |
title_sort |
PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO E O HOMEM LIBERTO EM SUA TOTALIDADE |
author |
de Sá, Geraldo Mateus |
author_facet |
de Sá, Geraldo Mateus Duarte, Aldimar Jacinto |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Aldimar Jacinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sá, Geraldo Mateus Duarte, Aldimar Jacinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Educação Pedagogia da libertação Fundamentos de Paulo Freire |
topic |
Paulo Freire Educação Pedagogia da libertação Fundamentos de Paulo Freire |
description |
Este artigo apresenta alguns aspectos fundamentais da pedagogia da libertação de Paulo Freire (1921-1997) no contexto histórico em que ela se constituiu: o Nordeste brasileiro. Foi aí que, em condições embrionárias e contraditórias, Freire, pela primeira vez, colocou em prática o seu método progressista de alfabetização. Sua luta contra a opressão na América Latina foi decisiva para consolidar as bases de sua concepção político-pedagógica, que resultou em Pedagogia do oprimido (1968), a sua obra mais conhecida. Na conjunção de uma América Latina oprimida e opressora, amalgamou teoria e prática a fim de substancializar sua pedagogia da libertação, sempre amparada em seu projeto de homem e de mundo. Seu pensamento continua uma possibilidade atual de se pensar o mundo, o homem, a educação, a sociedade e o conhecimento. Suas experiências pedagógicas ainda instigam a invenção e a reinvenção de novas maneiras de pensar, ensinar e aprender. Mesmo após sua morte, seu pensamento sugere caminhos e alternativas para se compreender a concretude do mundo e o inacabamento do homem frente às suas próprias circunstâncias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9010 10.18224/educ.v24i1.9010 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9010 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v24i1.9010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9010/5365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Geraldo Mateus De Sá, Aldimar Jacinto Duarte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Geraldo Mateus De Sá, Aldimar Jacinto Duarte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 21 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 21 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 21 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 21 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v24i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659815010304 |