O caminho para Porongos: haitianismo e artiguismo no massacre que acabou com a farroupilha, 1835-1845

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitman, Spencer L.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10887
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.12035
Resumo: Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 558–591, Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
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spelling O caminho para Porongos: haitianismo e artiguismo no massacre que acabou com a farroupilha, 1835-1845The road to Porongos: haitianismo and artiguismo in the massacre that ended the Farroupilha, 1835-1845El camino a Porongos: Haitianismo y Artiguismo en la masacre que acabó con la farroupilha, 1835-1845HatianismoArtiguismoLibertosFarroupilhaPorongosHatianismArticleismFreed'sRagamuffinPorongosEl hatianismoEl articulismoLiberadoFarroupilhaPorongosArtigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 558–591, Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.A derrota em Porongos dos rebeldes secessionistas em 14 de novembro de 1844, militarmente e politicamente solidificou a vitória do barão de Caxias, que acabaria com a mais longa rebelião da história brasileira, a Farroupilha, 1835-1845. A maioria dos embates seguiu-se a ações de vigilância, com exceção de um, em Arroio Grande, apenas duas semanas depois de Porongos. Desconfiados, os alvos desses dois assaltos eram os libertos, escravos que os rebeldes haviam sido apreendidos por seus vizinhos legalistas, e que eles armaram e ostensivamente libertaram. Antes de Porongos, Caxias e o generalfarrapo Canabarro chegaram à mesma conclusão: para ter paz, conciliação e um retorno à ordem imperial, os rebeldes precisavam de provas de que sua causa estava perdida. A melhor e mais conveniente solução levou Caxias e Canabarro a usar o esmagamento dos libertos para mostrar que a guerra estava vencida e desabilitada como uma ameaça futura. Quando Canabarro montou o que foi o último grande exército rebelde no Cerro de Porongos, os soldados libertos consistiram em seu núcleo. Naquela manhã de novembro, aproximadamente 35% das tropas de Canabarro foram mortas, feridas ou capturadas. Quase todos aqueles que morreram ou foram feitos prisioneiros vieram das mães da infantaria liberta. nem doutrinas, nem exclusivas das terras fronteiriças, mas juntas aconselharam tanto a política rebelde quanto a imperial, e estavam implícitas no contexto da tomadade decisões que determinavam o destino dos libertos.The Porongos defeat over the secessionist rebels on November 14, 1844, militarily and politically solidified the barão de Caxias’ coming victory, which would end the longest rebellion in Brazilian history, the Farroupilha, 1835-1845. Most of the encounters to come were small, mopping-up and surveillance actions, except for one, at Arroio Grande, just two weeks after Porongos. Suspiciously, the targets of both these assaults were the libertos, slaves the rebels had seized from their provincial loyalist neighbors, and whom they armed and ostensibly freed. Before Porongos, Caxias and the farrapo general Canabarro had arrived at the same conclusion: in order to have peace, conciliation, and a return to Imperial order, the rebels needed proof that their cause was lost. The best and most convenient solution led Caxias and Canabarro to use Black losses to show the war was no longer winnable, and to defang them as a future menace. When Canabarro assembled what was the last great rebel army on the Cerro do Porongos, liberto soldiers comprised its very core. On that November morning, approximately 35% of Canabarro’s troops were either killed, wounded, or captured. Nearly all those who died or were taken prisoner came from the ranks of the liberto infantry. If the many mysteries swirling around Porongos were stripped away, what would emerge and converge at Porongos were two historical shadows still coursing through the borderlands, hatianismo and artiguismo. These were neither doctrines nor unique to the borderlands, yet together they advised both rebel and Imperial policy, and were implicit in the immediacies of decision-making which determined the libertos’ fate.La derrota en Porongos de los rebeldes secesionistas el 14 de noviembre de 1844 consolidó militar y políticamente la victoria del Barón de Caxias, que acabaría con la rebelión más larga de la historia brasileña, la Farroupilha, 1835-1845. La mayoría de los enfrentamientos siguieron a acciones de vigilancia, con la excepción de uno, en Arroio Grande, apenas dos semanas después de Porongos. Los objetivos sospechosos de estos dos asaltos eran los libertos, esclavos a los que los rebeldes se habían apoderado de sus vecinos leales, a los que habían armado y aparentemente liberado. Antes de Porongos, Caxias y el generalfarrapo Canabarro llegaron a la misma conclusión: para lograr la paz, la conciliación y el retorno al orden imperial, los sublevados necesitaban pruebas de que su causa estaba perdida. La mejor y más conveniente solución llevó a Caxias y Canabarro a utilizar el aplastamiento de los libertos para demostrar que la guerra estaba ganada e inhabilitada como una amenaza futura. Cuando Canabarro reunió lo que fue el último gran ejército rebelde en el Cerro de Porongos, los soldados liberados formaban parte de su núcleo. Esa mañana de noviembre, aproximadamente el 35% de las tropas de Canabarro fueron muertos, heridos o capturados. Casi todos los que murieron o fueron hechos prisioneros procedían de las madres de la infantería liberada. ni doctrinas, ni exclusivas de las tierras fronterizas, pero juntas aconsejaron tanto la política rebelde como la imperial, y estaban implícitas en el contexto de la toma de decisiones que determinaba el destino de los libertos.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-27T03:42:15Z2023-04-27T03:42:15Z2021-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEITMAN, Spencer L. O caminho para Porongos: haitianismo e artiguismo no massacre que acabou com a farroupilha, 1835-1845. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 13, n. 25, p. 558–591, Edição Especial de 2021. ISSN 2175-3423. Título original: The road to Porongos: haitianismo and artiguismo in the massacre that ended the Farroupilha, 1835-1845. versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.12035. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/12035. Acesso em: 25 abr. 2023.2175-3423https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10887https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.12035engRevista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 13, n. 25, p. 558–591Leitman, Spencer L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-27T03:42:15Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10887Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-27T03:42:15Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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