A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Neto, Carlos Eugênio da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lima, Janecely Silveira de, Maciel, João Wandemberg Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/547
Resumo: O momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas transformações está relacionada às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). As tecnologias digitais, aplicadas à educação, podem desempenhar um papel fundamental na inovação das funções dos futuros profissionais da Arquivologia e na criação de novas formas de pesquisa. Nesse sentido, o presente texto discute a importância do hipertexto na formação pedagógica dos alunos de Arquivologia, pois acredita-se que, com a utilização desse instrumento de aprendizagem, o alunado tornar-se-á ativamente participante do processo de acesso e de uso de informações e da construção de conhecimentos. Contextualiza-se o papel da Pedagogia em colaboração com os agentes informacionais – os professores – no que se refere à seleção precisa das informações contidas em páginas hipertextuais. O corpus é formado por relatos, aplicação de questionário e observações feitas em sala de aula com os sujeitos da pesquisa – uma parcela de alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da UEPB. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que podem contribuir para futuras pesquisas sobre a importância do hipertexto no processo de construção acadêmica de futuros profissionais da informação.
id FURG_a4091956d0dfb517ab78fb61d80e63d9
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/547
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertextoHipertextoAção pedagógicaTDICArquivologiaO momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas transformações está relacionada às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). As tecnologias digitais, aplicadas à educação, podem desempenhar um papel fundamental na inovação das funções dos futuros profissionais da Arquivologia e na criação de novas formas de pesquisa. Nesse sentido, o presente texto discute a importância do hipertexto na formação pedagógica dos alunos de Arquivologia, pois acredita-se que, com a utilização desse instrumento de aprendizagem, o alunado tornar-se-á ativamente participante do processo de acesso e de uso de informações e da construção de conhecimentos. Contextualiza-se o papel da Pedagogia em colaboração com os agentes informacionais – os professores – no que se refere à seleção precisa das informações contidas em páginas hipertextuais. O corpus é formado por relatos, aplicação de questionário e observações feitas em sala de aula com os sujeitos da pesquisa – uma parcela de alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da UEPB. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que podem contribuir para futuras pesquisas sobre a importância do hipertexto no processo de construção acadêmica de futuros profissionais da informação.2011-05-18T23:27:03Z2011-05-18T23:27:03Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNETO, Carlos Eugênio da Silva; LIMA, Janecely Silveira da; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.24, n.2, p. 119-134, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/1901/1025> Acesso em: 12 maio 2011.0102-4388http://repositorio.furg.br/handle/1/547porSilva Neto, Carlos Eugênio daLima, Janecely Silveira deMaciel, João Wandemberg Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-12-06T16:10:23Zoai:repositorio.furg.br:1/547Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-12-06T16:10:23Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto
title A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto
spellingShingle A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto
Silva Neto, Carlos Eugênio da
Hipertexto
Ação pedagógica
TDIC
Arquivologia
title_short A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto
title_full A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto
title_fullStr A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto
title_full_unstemmed A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto
title_sort A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto
author Silva Neto, Carlos Eugênio da
author_facet Silva Neto, Carlos Eugênio da
Lima, Janecely Silveira de
Maciel, João Wandemberg Gonçalves
author_role author
author2 Lima, Janecely Silveira de
Maciel, João Wandemberg Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Neto, Carlos Eugênio da
Lima, Janecely Silveira de
Maciel, João Wandemberg Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertexto
Ação pedagógica
TDIC
Arquivologia
topic Hipertexto
Ação pedagógica
TDIC
Arquivologia
description O momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas transformações está relacionada às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). As tecnologias digitais, aplicadas à educação, podem desempenhar um papel fundamental na inovação das funções dos futuros profissionais da Arquivologia e na criação de novas formas de pesquisa. Nesse sentido, o presente texto discute a importância do hipertexto na formação pedagógica dos alunos de Arquivologia, pois acredita-se que, com a utilização desse instrumento de aprendizagem, o alunado tornar-se-á ativamente participante do processo de acesso e de uso de informações e da construção de conhecimentos. Contextualiza-se o papel da Pedagogia em colaboração com os agentes informacionais – os professores – no que se refere à seleção precisa das informações contidas em páginas hipertextuais. O corpus é formado por relatos, aplicação de questionário e observações feitas em sala de aula com os sujeitos da pesquisa – uma parcela de alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da UEPB. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que podem contribuir para futuras pesquisas sobre a importância do hipertexto no processo de construção acadêmica de futuros profissionais da informação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-05-18T23:27:03Z
2011-05-18T23:27:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NETO, Carlos Eugênio da Silva; LIMA, Janecely Silveira da; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.24, n.2, p. 119-134, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/1901/1025> Acesso em: 12 maio 2011.
0102-4388
http://repositorio.furg.br/handle/1/547
identifier_str_mv NETO, Carlos Eugênio da Silva; LIMA, Janecely Silveira da; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.24, n.2, p. 119-134, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/1901/1025> Acesso em: 12 maio 2011.
0102-4388
url http://repositorio.furg.br/handle/1/547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384404519026688