A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/547 |
Resumo: | O momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas transformações está relacionada às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). As tecnologias digitais, aplicadas à educação, podem desempenhar um papel fundamental na inovação das funções dos futuros profissionais da Arquivologia e na criação de novas formas de pesquisa. Nesse sentido, o presente texto discute a importância do hipertexto na formação pedagógica dos alunos de Arquivologia, pois acredita-se que, com a utilização desse instrumento de aprendizagem, o alunado tornar-se-á ativamente participante do processo de acesso e de uso de informações e da construção de conhecimentos. Contextualiza-se o papel da Pedagogia em colaboração com os agentes informacionais – os professores – no que se refere à seleção precisa das informações contidas em páginas hipertextuais. O corpus é formado por relatos, aplicação de questionário e observações feitas em sala de aula com os sujeitos da pesquisa – uma parcela de alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da UEPB. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que podem contribuir para futuras pesquisas sobre a importância do hipertexto no processo de construção acadêmica de futuros profissionais da informação. |
id |
FURG_a4091956d0dfb517ab78fb61d80e63d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/547 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertextoHipertextoAção pedagógicaTDICArquivologiaO momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas transformações está relacionada às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). As tecnologias digitais, aplicadas à educação, podem desempenhar um papel fundamental na inovação das funções dos futuros profissionais da Arquivologia e na criação de novas formas de pesquisa. Nesse sentido, o presente texto discute a importância do hipertexto na formação pedagógica dos alunos de Arquivologia, pois acredita-se que, com a utilização desse instrumento de aprendizagem, o alunado tornar-se-á ativamente participante do processo de acesso e de uso de informações e da construção de conhecimentos. Contextualiza-se o papel da Pedagogia em colaboração com os agentes informacionais – os professores – no que se refere à seleção precisa das informações contidas em páginas hipertextuais. O corpus é formado por relatos, aplicação de questionário e observações feitas em sala de aula com os sujeitos da pesquisa – uma parcela de alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da UEPB. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que podem contribuir para futuras pesquisas sobre a importância do hipertexto no processo de construção acadêmica de futuros profissionais da informação.2011-05-18T23:27:03Z2011-05-18T23:27:03Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNETO, Carlos Eugênio da Silva; LIMA, Janecely Silveira da; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.24, n.2, p. 119-134, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/1901/1025> Acesso em: 12 maio 2011.0102-4388http://repositorio.furg.br/handle/1/547porSilva Neto, Carlos Eugênio daLima, Janecely Silveira deMaciel, João Wandemberg Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-12-06T16:10:23Zoai:repositorio.furg.br:1/547Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-12-06T16:10:23Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto |
title |
A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto |
spellingShingle |
A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto Silva Neto, Carlos Eugênio da Hipertexto Ação pedagógica TDIC Arquivologia |
title_short |
A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto |
title_full |
A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto |
title_fullStr |
A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto |
title_full_unstemmed |
A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto |
title_sort |
A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto |
author |
Silva Neto, Carlos Eugênio da |
author_facet |
Silva Neto, Carlos Eugênio da Lima, Janecely Silveira de Maciel, João Wandemberg Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Janecely Silveira de Maciel, João Wandemberg Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Neto, Carlos Eugênio da Lima, Janecely Silveira de Maciel, João Wandemberg Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipertexto Ação pedagógica TDIC Arquivologia |
topic |
Hipertexto Ação pedagógica TDIC Arquivologia |
description |
O momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas transformações está relacionada às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). As tecnologias digitais, aplicadas à educação, podem desempenhar um papel fundamental na inovação das funções dos futuros profissionais da Arquivologia e na criação de novas formas de pesquisa. Nesse sentido, o presente texto discute a importância do hipertexto na formação pedagógica dos alunos de Arquivologia, pois acredita-se que, com a utilização desse instrumento de aprendizagem, o alunado tornar-se-á ativamente participante do processo de acesso e de uso de informações e da construção de conhecimentos. Contextualiza-se o papel da Pedagogia em colaboração com os agentes informacionais – os professores – no que se refere à seleção precisa das informações contidas em páginas hipertextuais. O corpus é formado por relatos, aplicação de questionário e observações feitas em sala de aula com os sujeitos da pesquisa – uma parcela de alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da UEPB. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que podem contribuir para futuras pesquisas sobre a importância do hipertexto no processo de construção acadêmica de futuros profissionais da informação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2011-05-18T23:27:03Z 2011-05-18T23:27:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NETO, Carlos Eugênio da Silva; LIMA, Janecely Silveira da; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.24, n.2, p. 119-134, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/1901/1025> Acesso em: 12 maio 2011. 0102-4388 http://repositorio.furg.br/handle/1/547 |
identifier_str_mv |
NETO, Carlos Eugênio da Silva; LIMA, Janecely Silveira da; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.24, n.2, p. 119-134, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/1901/1025> Acesso em: 12 maio 2011. 0102-4388 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384404519026688 |