Hipertexto: a formação de um leitor como autor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2716 |
Resumo: | RESUMO Este artigo trata do uso de hipertextos na formação de leitores/autores. Assim sendo, este trabalho objetiva discutir mudanças do conceito de autoria diante desse novo formato de ler e aprender, oriundo do advento da Internet e de seu impacto na educação. Através de uma pesquisa bibliográfica, observa-se que, por meio de um processo de leitura não-linear, no qual o estudante tem acesso ilimitado a outros textos de acordo com a sua escolha, o aluno é um autor em potencial, pois esse modo de leitura detém uma significativa diferença entre os textos impressos, visto que é dinâmico e flexível devido às possibilidades dos links e do diálogo com outras interfaces semióticas, permitindo, assim, a construção de um texto único e original. Assim, com o apoio do professor em uma atividade epilinguística vinculada à tecnologia, pode-se fazer do aluno um leitor/autor mais maduro. Enfim, embora o ensino da linguagem tenha se reduzido simplesmente às nomenclaturas, ao estudo sintático e às classificações, conclui-se que o uso das TICs, com sua vasta intertextualidade e dialogia semiótica, pode ajudar a reverter essa constatação. Palavras-chave: Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores. ABSTRACT This article deals with the use of hypertexts on readers/authors formation. So, its objective is to discuss changes of authorship concept before this new Internet reading and learning format and its impact on education. Through a bibliographical research, it is observed that using such a non-linear reading process in which student has unlimited access to other texts according to his choices, learner is a potential author because hypertexts differ significantly from printed texts since they are dynamical and flexible due to links possibilities and dialogues with other semiotic interfaces, allowing a unique and original text construction. Then, with teacher support on an epilinguistic activity and technology use, it is possible to have a more mature reader/author. Finally, although language teaching has been reduced merely to terminology, to syntactic analysis and to classification, it is concluded that TICs use along with its vast intertextuality and semiotic dialogue may help to change that fact. Key words: Hypertexts; Epilinguistic; Readers/Authors formation. Resumem Este artículo se refiere al uso de hipertextos en la formación de lectores/autores. De este modo, este trabajo tiene como objetivo discutir los cambios de concepto de autoría delante de ese nuevo formato de leer y aprender, procedente del advenimiento de la Internet y de su impacto en la educación. A través de una investigación bibliográfica, se observa que, por medio de un proceso de lectura no lineal, en el cual el estudiante tiene acceso ilimitado a otros textos de acuerdo con sus elecciones, el alumno es un autor potencial, pues ese modo de lectura detiene una significativa diferencia entre los textos impresos, ya que es dinámico y flexible debido a las posibilidades de links o enlaces y del diálogo con otras interfaces semióticas, permitiendo, así, la construcción de un texto único y original. Así, con el apoyo del profesor en una actividad epilinguística, vinculada a la tecnología, se puede hacer del alumno un lector/autor más maduro. Por último, aunque la enseñanza del lenguaje se haya reducido simplemente a nomenclaturas, al estudio sintáctico y a las clasificaciones, se concluye que el uso de la TICs, con su amplia intertextualidad y dialógica semiótica, puede ayudar a revertir esa constatación. Palabras clave: Hipertexto; Epilinguística; Formación de lectores/autores. |
id |
METO-3_e56913f1ccc60c512164635dd9e7041a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2716 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Hipertexto: a formação de um leitor como autorHipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.RESUMO Este artigo trata do uso de hipertextos na formação de leitores/autores. Assim sendo, este trabalho objetiva discutir mudanças do conceito de autoria diante desse novo formato de ler e aprender, oriundo do advento da Internet e de seu impacto na educação. Através de uma pesquisa bibliográfica, observa-se que, por meio de um processo de leitura não-linear, no qual o estudante tem acesso ilimitado a outros textos de acordo com a sua escolha, o aluno é um autor em potencial, pois esse modo de leitura detém uma significativa diferença entre os textos impressos, visto que é dinâmico e flexível devido às possibilidades dos links e do diálogo com outras interfaces semióticas, permitindo, assim, a construção de um texto único e original. Assim, com o apoio do professor em uma atividade epilinguística vinculada à tecnologia, pode-se fazer do aluno um leitor/autor mais maduro. Enfim, embora o ensino da linguagem tenha se reduzido simplesmente às nomenclaturas, ao estudo sintático e às classificações, conclui-se que o uso das TICs, com sua vasta intertextualidade e dialogia semiótica, pode ajudar a reverter essa constatação. Palavras-chave: Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores. ABSTRACT This article deals with the use of hypertexts on readers/authors formation. So, its objective is to discuss changes of authorship concept before this new Internet reading and learning format and its impact on education. Through a bibliographical research, it is observed that using such a non-linear reading process in which student has unlimited access to other texts according to his choices, learner is a potential author because hypertexts differ significantly from printed texts since they are dynamical and flexible due to links possibilities and dialogues with other semiotic interfaces, allowing a unique and original text construction. Then, with teacher support on an epilinguistic activity and technology use, it is possible to have a more mature reader/author. Finally, although language teaching has been reduced merely to terminology, to syntactic analysis and to classification, it is concluded that TICs use along with its vast intertextuality and semiotic dialogue may help to change that fact. Key words: Hypertexts; Epilinguistic; Readers/Authors formation. Resumem Este artículo se refiere al uso de hipertextos en la formación de lectores/autores. De este modo, este trabajo tiene como objetivo discutir los cambios de concepto de autoría delante de ese nuevo formato de leer y aprender, procedente del advenimiento de la Internet y de su impacto en la educación. A través de una investigación bibliográfica, se observa que, por medio de un proceso de lectura no lineal, en el cual el estudiante tiene acceso ilimitado a otros textos de acuerdo con sus elecciones, el alumno es un autor potencial, pues ese modo de lectura detiene una significativa diferencia entre los textos impresos, ya que es dinámico y flexible debido a las posibilidades de links o enlaces y del diálogo con otras interfaces semióticas, permitiendo, así, la construcción de un texto único y original. Así, con el apoyo del profesor en una actividad epilinguística, vinculada a la tecnología, se puede hacer del alumno un lector/autor más maduro. Por último, aunque la enseñanza del lenguaje se haya reducido simplemente a nomenclaturas, al estudio sintáctico y a las clasificaciones, se concluye que el uso de la TICs, con su amplia intertextualidad y dialógica semiótica, puede ayudar a revertir esa constatación. Palabras clave: Hipertexto; Epilinguística; Formación de lectores/autores. Universidade Metodista de PiracicabaCapesde Lima, Jean CustódioArena, Dagoberto Buim2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/271610.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p187-201Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 187-2012238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2716/1920AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T17:51:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2716Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-11T17:51:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hipertexto: a formação de um leitor como autor |
title |
Hipertexto: a formação de um leitor como autor |
spellingShingle |
Hipertexto: a formação de um leitor como autor de Lima, Jean Custódio Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores. Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores. |
title_short |
Hipertexto: a formação de um leitor como autor |
title_full |
Hipertexto: a formação de um leitor como autor |
title_fullStr |
Hipertexto: a formação de um leitor como autor |
title_full_unstemmed |
Hipertexto: a formação de um leitor como autor |
title_sort |
Hipertexto: a formação de um leitor como autor |
author |
de Lima, Jean Custódio |
author_facet |
de Lima, Jean Custódio Arena, Dagoberto Buim |
author_role |
author |
author2 |
Arena, Dagoberto Buim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Jean Custódio Arena, Dagoberto Buim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores. Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores. |
topic |
Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores. Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores. |
description |
RESUMO Este artigo trata do uso de hipertextos na formação de leitores/autores. Assim sendo, este trabalho objetiva discutir mudanças do conceito de autoria diante desse novo formato de ler e aprender, oriundo do advento da Internet e de seu impacto na educação. Através de uma pesquisa bibliográfica, observa-se que, por meio de um processo de leitura não-linear, no qual o estudante tem acesso ilimitado a outros textos de acordo com a sua escolha, o aluno é um autor em potencial, pois esse modo de leitura detém uma significativa diferença entre os textos impressos, visto que é dinâmico e flexível devido às possibilidades dos links e do diálogo com outras interfaces semióticas, permitindo, assim, a construção de um texto único e original. Assim, com o apoio do professor em uma atividade epilinguística vinculada à tecnologia, pode-se fazer do aluno um leitor/autor mais maduro. Enfim, embora o ensino da linguagem tenha se reduzido simplesmente às nomenclaturas, ao estudo sintático e às classificações, conclui-se que o uso das TICs, com sua vasta intertextualidade e dialogia semiótica, pode ajudar a reverter essa constatação. Palavras-chave: Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores. ABSTRACT This article deals with the use of hypertexts on readers/authors formation. So, its objective is to discuss changes of authorship concept before this new Internet reading and learning format and its impact on education. Through a bibliographical research, it is observed that using such a non-linear reading process in which student has unlimited access to other texts according to his choices, learner is a potential author because hypertexts differ significantly from printed texts since they are dynamical and flexible due to links possibilities and dialogues with other semiotic interfaces, allowing a unique and original text construction. Then, with teacher support on an epilinguistic activity and technology use, it is possible to have a more mature reader/author. Finally, although language teaching has been reduced merely to terminology, to syntactic analysis and to classification, it is concluded that TICs use along with its vast intertextuality and semiotic dialogue may help to change that fact. Key words: Hypertexts; Epilinguistic; Readers/Authors formation. Resumem Este artículo se refiere al uso de hipertextos en la formación de lectores/autores. De este modo, este trabajo tiene como objetivo discutir los cambios de concepto de autoría delante de ese nuevo formato de leer y aprender, procedente del advenimiento de la Internet y de su impacto en la educación. A través de una investigación bibliográfica, se observa que, por medio de un proceso de lectura no lineal, en el cual el estudiante tiene acceso ilimitado a otros textos de acuerdo con sus elecciones, el alumno es un autor potencial, pues ese modo de lectura detiene una significativa diferencia entre los textos impresos, ya que es dinámico y flexible debido a las posibilidades de links o enlaces y del diálogo con otras interfaces semióticas, permitiendo, así, la construcción de un texto único y original. Así, con el apoyo del profesor en una actividad epilinguística, vinculada a la tecnología, se puede hacer del alumno un lector/autor más maduro. Por último, aunque la enseñanza del lenguaje se haya reducido simplemente a nomenclaturas, al estudio sintáctico y a las clasificaciones, se concluye que el uso de la TICs, con su amplia intertextualidad y dialógica semiótica, puede ayudar a revertir esa constatación. Palabras clave: Hipertexto; Epilinguística; Formación de lectores/autores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2716 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p187-201 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2716 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p187-201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2716/1920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Educação Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 187-201 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021464547328 |