Hipertexto: a formação de um leitor como autor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Jean Custódio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Arena, Dagoberto Buim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2716
Resumo: RESUMO Este artigo trata do uso de hipertextos na formação de leitores/autores. Assim sendo, este trabalho objetiva discutir mudanças do conceito de autoria diante desse novo formato de ler e aprender, oriundo do advento da Internet e de seu impacto na educação. Através de uma pesquisa bibliográfica, observa-se que, por meio de um processo de leitura não-linear, no qual o estudante tem acesso ilimitado a outros textos de acordo com a sua escolha, o aluno é um autor em potencial, pois esse modo de leitura detém uma significativa diferença entre os textos impressos, visto que é dinâmico e flexível devido às possibilidades dos links e do diálogo com outras interfaces semióticas, permitindo, assim, a construção de um texto único e original. Assim, com o apoio do professor em uma atividade epilinguística vinculada à tecnologia, pode-se fazer do aluno um leitor/autor mais maduro. Enfim, embora o ensino da linguagem tenha se reduzido simplesmente às nomenclaturas, ao estudo sintático e às classificações, conclui-se que o uso das TICs, com sua vasta intertextualidade e dialogia semiótica, pode ajudar a reverter essa constatação. Palavras-chave: Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.  ABSTRACT     This article deals with the use of hypertexts on readers/authors formation. So, its objective is to discuss changes of authorship concept before this new Internet reading and learning format and its impact on education. Through a bibliographical research, it is observed that using such a non-linear reading process in which student has unlimited access to other texts according to his choices, learner is a potential author because hypertexts differ significantly from printed texts since they are dynamical and flexible due to links possibilities and dialogues with other semiotic interfaces, allowing a unique and original text construction. Then, with teacher support on an epilinguistic activity and technology use, it is possible to have a more mature reader/author. Finally, although language teaching has been reduced merely to terminology, to syntactic analysis and to classification, it is concluded that TICs use along with its vast intertextuality and semiotic dialogue may help to change that fact. Key words: Hypertexts; Epilinguistic; Readers/Authors formation.     Resumem   Este artículo se refiere al uso de hipertextos en la formación de lectores/autores. De este modo, este trabajo tiene como objetivo discutir los cambios de concepto de autoría delante de ese nuevo formato de leer y aprender, procedente del advenimiento de la Internet y de su impacto en la educación. A través de una investigación bibliográfica, se observa que, por medio de un proceso de lectura no lineal, en el cual el estudiante tiene acceso ilimitado a otros textos de acuerdo con sus elecciones, el alumno es un autor potencial, pues ese modo de lectura detiene una significativa diferencia entre los textos impresos, ya que es dinámico y flexible debido a las posibilidades de links o enlaces y del diálogo con otras interfaces semióticas, permitiendo, así, la construcción de un texto único y original. Así, con el apoyo del profesor en una actividad epilinguística, vinculada a la tecnología, se puede hacer del alumno un lector/autor más maduro. Por último, aunque la enseñanza del lenguaje se haya reducido simplemente a nomenclaturas, al estudio sintáctico y a las clasificaciones, se concluye que el uso de la TICs, con su amplia intertextualidad y dialógica semiótica, puede ayudar a revertir esa constatación. Palabras clave: Hipertexto; Epilinguística; Formación de lectores/autores. 
id METO-3_e56913f1ccc60c512164635dd9e7041a
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2716
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Hipertexto: a formação de um leitor como autorHipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.RESUMO Este artigo trata do uso de hipertextos na formação de leitores/autores. Assim sendo, este trabalho objetiva discutir mudanças do conceito de autoria diante desse novo formato de ler e aprender, oriundo do advento da Internet e de seu impacto na educação. Através de uma pesquisa bibliográfica, observa-se que, por meio de um processo de leitura não-linear, no qual o estudante tem acesso ilimitado a outros textos de acordo com a sua escolha, o aluno é um autor em potencial, pois esse modo de leitura detém uma significativa diferença entre os textos impressos, visto que é dinâmico e flexível devido às possibilidades dos links e do diálogo com outras interfaces semióticas, permitindo, assim, a construção de um texto único e original. Assim, com o apoio do professor em uma atividade epilinguística vinculada à tecnologia, pode-se fazer do aluno um leitor/autor mais maduro. Enfim, embora o ensino da linguagem tenha se reduzido simplesmente às nomenclaturas, ao estudo sintático e às classificações, conclui-se que o uso das TICs, com sua vasta intertextualidade e dialogia semiótica, pode ajudar a reverter essa constatação. Palavras-chave: Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.  ABSTRACT     This article deals with the use of hypertexts on readers/authors formation. So, its objective is to discuss changes of authorship concept before this new Internet reading and learning format and its impact on education. Through a bibliographical research, it is observed that using such a non-linear reading process in which student has unlimited access to other texts according to his choices, learner is a potential author because hypertexts differ significantly from printed texts since they are dynamical and flexible due to links possibilities and dialogues with other semiotic interfaces, allowing a unique and original text construction. Then, with teacher support on an epilinguistic activity and technology use, it is possible to have a more mature reader/author. Finally, although language teaching has been reduced merely to terminology, to syntactic analysis and to classification, it is concluded that TICs use along with its vast intertextuality and semiotic dialogue may help to change that fact. Key words: Hypertexts; Epilinguistic; Readers/Authors formation.     Resumem   Este artículo se refiere al uso de hipertextos en la formación de lectores/autores. De este modo, este trabajo tiene como objetivo discutir los cambios de concepto de autoría delante de ese nuevo formato de leer y aprender, procedente del advenimiento de la Internet y de su impacto en la educación. A través de una investigación bibliográfica, se observa que, por medio de un proceso de lectura no lineal, en el cual el estudiante tiene acceso ilimitado a otros textos de acuerdo con sus elecciones, el alumno es un autor potencial, pues ese modo de lectura detiene una significativa diferencia entre los textos impresos, ya que es dinámico y flexible debido a las posibilidades de links o enlaces y del diálogo con otras interfaces semióticas, permitiendo, así, la construcción de un texto único y original. Así, con el apoyo del profesor en una actividad epilinguística, vinculada a la tecnología, se puede hacer del alumno un lector/autor más maduro. Por último, aunque la enseñanza del lenguaje se haya reducido simplemente a nomenclaturas, al estudio sintáctico y a las clasificaciones, se concluye que el uso de la TICs, con su amplia intertextualidad y dialógica semiótica, puede ayudar a revertir esa constatación. Palabras clave: Hipertexto; Epilinguística; Formación de lectores/autores. Universidade Metodista de PiracicabaCapesde Lima, Jean CustódioArena, Dagoberto Buim2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/271610.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p187-201Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 187-2012238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2716/1920AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T17:51:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2716Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-11T17:51:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Hipertexto: a formação de um leitor como autor
title Hipertexto: a formação de um leitor como autor
spellingShingle Hipertexto: a formação de um leitor como autor
de Lima, Jean Custódio
Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.
Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.
title_short Hipertexto: a formação de um leitor como autor
title_full Hipertexto: a formação de um leitor como autor
title_fullStr Hipertexto: a formação de um leitor como autor
title_full_unstemmed Hipertexto: a formação de um leitor como autor
title_sort Hipertexto: a formação de um leitor como autor
author de Lima, Jean Custódio
author_facet de Lima, Jean Custódio
Arena, Dagoberto Buim
author_role author
author2 Arena, Dagoberto Buim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Jean Custódio
Arena, Dagoberto Buim
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.
Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.
topic Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.
Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.
description RESUMO Este artigo trata do uso de hipertextos na formação de leitores/autores. Assim sendo, este trabalho objetiva discutir mudanças do conceito de autoria diante desse novo formato de ler e aprender, oriundo do advento da Internet e de seu impacto na educação. Através de uma pesquisa bibliográfica, observa-se que, por meio de um processo de leitura não-linear, no qual o estudante tem acesso ilimitado a outros textos de acordo com a sua escolha, o aluno é um autor em potencial, pois esse modo de leitura detém uma significativa diferença entre os textos impressos, visto que é dinâmico e flexível devido às possibilidades dos links e do diálogo com outras interfaces semióticas, permitindo, assim, a construção de um texto único e original. Assim, com o apoio do professor em uma atividade epilinguística vinculada à tecnologia, pode-se fazer do aluno um leitor/autor mais maduro. Enfim, embora o ensino da linguagem tenha se reduzido simplesmente às nomenclaturas, ao estudo sintático e às classificações, conclui-se que o uso das TICs, com sua vasta intertextualidade e dialogia semiótica, pode ajudar a reverter essa constatação. Palavras-chave: Hipertexto; Epilinguística; Formação de leitores/autores.  ABSTRACT     This article deals with the use of hypertexts on readers/authors formation. So, its objective is to discuss changes of authorship concept before this new Internet reading and learning format and its impact on education. Through a bibliographical research, it is observed that using such a non-linear reading process in which student has unlimited access to other texts according to his choices, learner is a potential author because hypertexts differ significantly from printed texts since they are dynamical and flexible due to links possibilities and dialogues with other semiotic interfaces, allowing a unique and original text construction. Then, with teacher support on an epilinguistic activity and technology use, it is possible to have a more mature reader/author. Finally, although language teaching has been reduced merely to terminology, to syntactic analysis and to classification, it is concluded that TICs use along with its vast intertextuality and semiotic dialogue may help to change that fact. Key words: Hypertexts; Epilinguistic; Readers/Authors formation.     Resumem   Este artículo se refiere al uso de hipertextos en la formación de lectores/autores. De este modo, este trabajo tiene como objetivo discutir los cambios de concepto de autoría delante de ese nuevo formato de leer y aprender, procedente del advenimiento de la Internet y de su impacto en la educación. A través de una investigación bibliográfica, se observa que, por medio de un proceso de lectura no lineal, en el cual el estudiante tiene acceso ilimitado a otros textos de acuerdo con sus elecciones, el alumno es un autor potencial, pues ese modo de lectura detiene una significativa diferencia entre los textos impresos, ya que es dinámico y flexible debido a las posibilidades de links o enlaces y del diálogo con otras interfaces semióticas, permitiendo, así, la construcción de un texto único y original. Así, con el apoyo del profesor en una actividad epilinguística, vinculada a la tecnología, se puede hacer del alumno un lector/autor más maduro. Por último, aunque la enseñanza del lenguaje se haya reducido simplemente a nomenclaturas, al estudio sintáctico y a las clasificaciones, se concluye que el uso de la TICs, con su amplia intertextualidad y dialógica semiótica, puede ayudar a revertir esa constatación. Palabras clave: Hipertexto; Epilinguística; Formación de lectores/autores. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2716
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p187-201
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2716
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p187-201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2716/1920
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
Educação
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 187-201
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021464547328