Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eichenberger, Jacqueline Rogério Carrilho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6488
Resumo: A presente dissertação parte do problema sobe a possibilidade de compreender uma racionalidade não instrumental, em relação à dominação técnica e científica da natureza para pensar a Educação Ambiental. A pesquisa teve como principais objetivos compreender e interpretar a Natureza e a Educação Ambiental para alem do sentido historicamente produzido pela ciência sobre a relação homem e natureza em confronto com outras interpretações oriundas de uma visão ampliada de racionalidade. Propõe-se a desconstrução por meio de um exercício hermenêutico da concepção de natureza e forma de agir proposta pela ciência moderna como propósito de desvendar o caráter ideológico da ciência e dos múltiplos usos que carrega o conceito. A investigação permitiu identificar aspectos críticos da racionalidade que se desenvolveu no mundo ocidental e tem causado inúmeros problemas ao meio ambiente e à sobrevivência da natureza e da espécie humana. A presente Dissertação foi pensada na proposta de radicalização da ideia de compreensão como interpretação, de modo a apresentar como método de produção de conhecimento a interpretação narrativo-interpretativa proposta pela hermenêutica.
id FURG_a8348ece28a31c04b783a1fa5dafa958
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6488
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambientalEducação AmbientalHermenêuticaFilosofia da EducaçãoEnvironmental EducationHermeneuticsPhilosophy of EducationA presente dissertação parte do problema sobe a possibilidade de compreender uma racionalidade não instrumental, em relação à dominação técnica e científica da natureza para pensar a Educação Ambiental. A pesquisa teve como principais objetivos compreender e interpretar a Natureza e a Educação Ambiental para alem do sentido historicamente produzido pela ciência sobre a relação homem e natureza em confronto com outras interpretações oriundas de uma visão ampliada de racionalidade. Propõe-se a desconstrução por meio de um exercício hermenêutico da concepção de natureza e forma de agir proposta pela ciência moderna como propósito de desvendar o caráter ideológico da ciência e dos múltiplos usos que carrega o conceito. A investigação permitiu identificar aspectos críticos da racionalidade que se desenvolveu no mundo ocidental e tem causado inúmeros problemas ao meio ambiente e à sobrevivência da natureza e da espécie humana. A presente Dissertação foi pensada na proposta de radicalização da ideia de compreensão como interpretação, de modo a apresentar como método de produção de conhecimento a interpretação narrativo-interpretativa proposta pela hermenêutica.This dissertation part of the problem on the possibility of understanding a non-instrumental rationality in relation to technical and scientific domination of nature to think environmental education. The research had as main objective to understand and interpret the Nature and Environmental Education beyond the sense historically produced by science about man and nature relationship in comparison with other interpretations derived from a larger view of rationality. It is proposed to deconstruction through a hermeneutic exercise of conception of nature and course of action proposed by modern science the purpose of revealing the ideological character of science and multiple uses that carries the concept. The research identified critical aspects of rationality that has developed in the Western world and has caused numerous problems for the environment and the survival of nature and mankind. This Master is designed in the proposed radicalization of the idea of understanding as interpretation, so as to present as knowledge production method the narrative-interpretative interpretation proposed by hermeneutics.Pereira, Vilmar AlvesEichenberger, Jacqueline Rogério Carrilho2016-09-05T17:03:14Z2016-09-05T17:03:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfEICHENBERGER, Jacqueline Rogério Carrilho. Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/6488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-09-05T17:03:14Zoai:repositorio.furg.br:1/6488Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-09-05T17:03:14Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental
title Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental
spellingShingle Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental
Eichenberger, Jacqueline Rogério Carrilho
Educação Ambiental
Hermenêutica
Filosofia da Educação
Environmental Education
Hermeneutics
Philosophy of Education
title_short Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental
title_full Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental
title_fullStr Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental
title_full_unstemmed Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental
title_sort Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental
author Eichenberger, Jacqueline Rogério Carrilho
author_facet Eichenberger, Jacqueline Rogério Carrilho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Vilmar Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Eichenberger, Jacqueline Rogério Carrilho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Hermenêutica
Filosofia da Educação
Environmental Education
Hermeneutics
Philosophy of Education
topic Educação Ambiental
Hermenêutica
Filosofia da Educação
Environmental Education
Hermeneutics
Philosophy of Education
description A presente dissertação parte do problema sobe a possibilidade de compreender uma racionalidade não instrumental, em relação à dominação técnica e científica da natureza para pensar a Educação Ambiental. A pesquisa teve como principais objetivos compreender e interpretar a Natureza e a Educação Ambiental para alem do sentido historicamente produzido pela ciência sobre a relação homem e natureza em confronto com outras interpretações oriundas de uma visão ampliada de racionalidade. Propõe-se a desconstrução por meio de um exercício hermenêutico da concepção de natureza e forma de agir proposta pela ciência moderna como propósito de desvendar o caráter ideológico da ciência e dos múltiplos usos que carrega o conceito. A investigação permitiu identificar aspectos críticos da racionalidade que se desenvolveu no mundo ocidental e tem causado inúmeros problemas ao meio ambiente e à sobrevivência da natureza e da espécie humana. A presente Dissertação foi pensada na proposta de radicalização da ideia de compreensão como interpretação, de modo a apresentar como método de produção de conhecimento a interpretação narrativo-interpretativa proposta pela hermenêutica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-09-05T17:03:14Z
2016-09-05T17:03:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EICHENBERGER, Jacqueline Rogério Carrilho. Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6488
identifier_str_mv EICHENBERGER, Jacqueline Rogério Carrilho. Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384363779751936