“Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vizentim, Lucas Aparecido
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Milani, Débora Raquel da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10855
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 492-506, Jan./Jun. 2020.
id FURG_a8a3b7c92ec1a5fd446cc3a689484d34
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10855
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante"Rompiendo el hielo": uso del cuadro de preguntas en la educación sexual escolar descrito por la investigación participante“Breaking the ice”: use of the question box in school sexual education described by participating researchEducação SexualMetodologia de EnsinoEducação BásicaEducación SexualMetodología de la EnseñanzaEducación BásicaSexual EducationTeaching MethodologyBasic EducationRevista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 492-506, Jan./Jun. 2020.Abordar Educação Sexual no ambiente escolar pode causar temor e insegurança em professoras e professores, pelos mais diversos motivos. O tema, no entanto, é de inquestionável importância para o pleno desenvolvimento dos indivíduos, inclusive sua abordagem, direta e indireta, faz parte do rol de habilidades a serem desenvolvidas na Educação Básica, conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular. A utilização de técnicas eficientes e adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento em que alunas e alunos se encontram é imprescindível para o sucesso na abordagem do tema. Utilizando a pesquisa participante como instrumento metodológico de investigação qualitativa, este trabalho descreve detalhes de uma prática pedagógica e propõe aos profissionais da educação uma alternativa no desenvolimento do tema, a medida que observou-se sua interferência positiva no envolvimento e integração das alunas e alunos com os temas abordados, na apropriação de conceitos e na construção do conhecimento.Abordar la educación sexual en la escuela puede causar miedo e inseguridad en los maestros por diferentes razones. El tema, de indudable importancia para el pleno desarrollo de los individuos, tiene su enfoque, directo e indirecto, en la lista de habilidades que se desarrollarán en Educación Básica, según lo propuesto por la Base Curricular Nacional Común. El uso de técnicas eficientes apropiadas para la edad y el nivel de desarrollo en el que se encuentran los estudiantes es esencial para tener éxito al abordar el tema. Utilizando la investigación participativa como instrumento metodológico para la investigación cualitativa, este trabajo describe detalles de una práctica pedagógica y propone a los profesionales de la educación una alternativa en el desarrollo del tema, como su interferencia positiva en la participación e integración de los estudiantes con Los temas tratados, la apropiación de conceptos y la construcción del conocimiento.Addressing Sex Education at school can cause fear and insecurity in teachers for different reasons. The theme, of unquestionable importance for the full development of individuals, has its approach, direct and indirect, in the list of skills to be developed in Basic Education, as proposed by the National Curricular Common Base. The use of efficient techniques appropriate to the age and the level of development in which students find themselves is essential for success in addressing the theme. Using participatory research as a methodological instrument for qualitative research, this work describes details of a pedagogical practice and proposes to education professionals an alternative in the development of the theme, as it was observed its positive interference in the involvement and integration of students with the topics covered, the appropriation of concepts and the construction of knowledge.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-18T01:25:04Z2023-04-18T01:25:04Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIZENTIM, L. A.; MILANI, D. R. C. “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 492–506, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11052. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11052. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1085510.14295/de.v8i1.11052porVizentim, Lucas AparecidoMilani, Débora Raquel da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-18T01:25:05Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10855Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-18T01:25:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante
"Rompiendo el hielo": uso del cuadro de preguntas en la educación sexual escolar descrito por la investigación participante
“Breaking the ice”: use of the question box in school sexual education described by participating research
title “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante
spellingShingle “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante
Vizentim, Lucas Aparecido
Educação Sexual
Metodologia de Ensino
Educação Básica
Educación Sexual
Metodología de la Enseñanza
Educación Básica
Sexual Education
Teaching Methodology
Basic Education
title_short “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante
title_full “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante
title_fullStr “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante
title_full_unstemmed “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante
title_sort “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante
author Vizentim, Lucas Aparecido
author_facet Vizentim, Lucas Aparecido
Milani, Débora Raquel da Costa
author_role author
author2 Milani, Débora Raquel da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vizentim, Lucas Aparecido
Milani, Débora Raquel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Metodologia de Ensino
Educação Básica
Educación Sexual
Metodología de la Enseñanza
Educación Básica
Sexual Education
Teaching Methodology
Basic Education
topic Educação Sexual
Metodologia de Ensino
Educação Básica
Educación Sexual
Metodología de la Enseñanza
Educación Básica
Sexual Education
Teaching Methodology
Basic Education
description Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 492-506, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-18T01:25:04Z
2023-04-18T01:25:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIZENTIM, L. A.; MILANI, D. R. C. “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 492–506, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11052. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11052. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10855
10.14295/de.v8i1.11052
identifier_str_mv VIZENTIM, L. A.; MILANI, D. R. C. “Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 492–506, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11052. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11052. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11052
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384357075156992