Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piexak, Diéssica Roggia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3120
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2012.
id FURG_a932e3d704af9c79dfc4a83932703c4a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3120
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superiorMeaning of complex nursing care for teachers from a higher education institutionSignificado del cuidado complexo de enfermería para profesores de una institución de educación superiorEnfermeirosCuidados de enfermagemDinâmica não linearPesquisa em enfermagemEnfermagemNursesNursing careNonlinear dynamicsNursing researchNursingEnfermerosAtención de enfermeríaDinámicas no linealesInvestigación en enfermeríaEnfermeríaDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2012.Este estudo objetivou conhecer o significado de cuidado de enfermagem para enfermeiros docentes e conhecer o que diferencia o cuidado do enfermeiro do cuidado dos demais profissionais, na perspectiva da complexidade. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, que possuí como fio condutor a complexidade de Edgar Morin. Os participantes do estudo foram sete enfermeiros docentes do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Franciscano, localizado na região central do Rio Grande do Sul, os quais participam do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde da referida instituição. A coleta de dados, realizada no mês de novembro de 2011, baseou-se na técnica de grupo focal, a partir de três encontros, nos quais foram desenvolvidos momentos de sensibilização, de leitura (textos selecionados), de reflexão e discussão conjunta e de fechamentos/acordos. Cada encontro foi norteado por temas específicos. No primeiro encontro foi apresentado um texto sobre a Complexidade, para maior aproximação com o tema, seguido de uma discussão a respeito do cuidado de enfermagem. No segundo encontro foram apresentados e discutidos os sete princípios da Complexidade de Edgar Morin. E, no terceiro encontro discutiu-se acerca do cuidado do enfermeiro e suas especificidades em relação ao cuidado dos demais profissionais. Para a análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva, da qual emergiram duas grandes categorias: cuidado de enfermagem complexo como construção singular; divergências e convergências entre o cuidado do enfermeiro e o cuidado dos demais profissionais, seguidas de suas respectivas subcategorias. Evidenciou-se, que o cuidado de enfermagem complexo como construção singular vai além de um cuidado técnico-prescritivo, pontual e linear e que o enfermeiro desenvolve um cuidado ampliado, diferentemente do cuidado dos demais profissionais, além de ser ele o articulador e integrador do cuidado. Conclui-se, que o cuidado de enfermagem não pode ser concebido como ação reducionista, mas como construção singular, que envolve interações, reflexões e autoconhecimento, além do enfermeiro precisar ser capaz de desenvolver um cuidado ampliado, contextualizado e focado nas necessidades dos seres humanos.This study aimed at knowing what nursing care means to nurse educators and what differentiates nurse’s care from other professionals’ care, in the perspective of complexity. This is a qualitative, exploratory and descriptive study, which has Edgar Morin’s complexity paradigm as its guiding principle. The participants of the study were seven nurse educators from the undergraduate course in Nursing of Franciscan University Center, located in central Rio Grande do Sul. They are members of the Group of Study and Research in Social Entrepreneurship of Nursing and Health of the aforementioned institution. Data collection, carried out in November 2011, was based in the focus group technique. It was accomplished in three meetings, which created moments for awareness, reading (of selected texts), group reflection and discussion, and conclusions/agreements. Each meeting was guided by particular topics. In the first meeting a text about Complexity was introduced, for a better awareness of the topic, and followed by a discussion about nursing care. In the second meeting the seven principles of Edgar Morin’s Complexity Theory were introduced and discussed. Finally, the third meeting discussed the nurse’s care and its specificities in relation to other professionals’ care. Discursive text analysis was used for data analysis, and two big categories emerged: complex nursing care as a unique construction, and divergences and convergences between nurse’s care and other professional’s care, followed by their respective sub-categories. Results evinced that nursing care as unique construction goes beyond a technical-prescriptive, punctual and linear care. It was also made clear that nurses develop an expanded care that is different from the punctual care of other professionals – moreover, nurses are the articulators and integrators of this care. The study concludes that nursing care cannot be conceived as a reductionist action, but as a unique construction, which involves interactions, reflections and self-knowledge, besides the fact that nurses need to be capable of developing an expanded care which is contextualized and focused on the needs of human beings.Este estudio ha objetivado conocer el significado del cuidado de enfermería para enfermeros docentes y conocer lo que diferencia el cuidado del enfermero del cuidado de los demás profesionales, en la perspectiva de la complejidad. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo, que tiene como guía la complejidad de Edgar Morin. Los participantes del estudio fueron siete enfermeros docentes del curso de graduación en Enfermería del Centro Universitario Franciscano, ubicado en la región central del Rio Grande do Sul, los cuales participan del grupo de estudio e investigación en Emprendimiento Social de la Enfermería y Salud de la institución. La recolecta de los datos, fue realizada en el mes de noviembre de 2011, se basó en la técnica de grupos focales, a partir de tres encuentros, en los cuales fueron desarrollados momentos de sensibilización, de lectura (textos seleccionados), de reflexión y debate y de cierres/acuerdos. Cada encuentro fue basado por temas específicos. En el primer encuentro fue presentado un texto sobre la complejidad, para mayor aproximación con el tema, seguido de una discusión sobre el cuidado en enfermería. En la según encuentro fueron presentados y discutidos los siete principios de la complejidad de Edgar Morin. Y en el tercer encuentro se discutió sobre el cuidado del enfermero y sus especificidades en relación al cuidado de los demás profesionales. Para el análisis de los datos se utilizó el análisis textual discursivo, donde surgieron dos grandes categorías: cuidado de enfermería complejo como construcción singular; divergencias y convergencias entre el cuidado del enfermero y el cuidado de los demás profesionales, seguidas de sus respectivas subcategorías. Se evidenció, que el cuidado de enfermería complejo como construcción singular va allende un cuidado técnico prescriptivo, puntual y lineal y que el enfermero desarrolla un cuidado amplio, distinto del cuidado de los demás profesionales, siendo el enfermero el articulador e integrador del cuidado. Se concluye que el cuidado de enfermería no puede ser concebido como acción reduccionista, más como construcción singular, que implica interacciones, reflexiones y conocimiento propio, allende el enfermero tener capacidad de desarrollar un cuidado amplio, contextualizado y centrado en las necesidades de los seres humanos.Backes, Dirce SteinPiexak, Diéssica Roggia2013-01-23T19:26:34Z2013-01-23T19:26:34Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIEXAK, Diéssica Roggia. Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior. 2012. 85f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/3120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-01-23T19:26:34Zoai:repositorio.furg.br:1/3120Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-01-23T19:26:34Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior
Meaning of complex nursing care for teachers from a higher education institution
Significado del cuidado complexo de enfermería para profesores de una institución de educación superior
title Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior
spellingShingle Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior
Piexak, Diéssica Roggia
Enfermeiros
Cuidados de enfermagem
Dinâmica não linear
Pesquisa em enfermagem
Enfermagem
Nurses
Nursing care
Nonlinear dynamics
Nursing research
Nursing
Enfermeros
Atención de enfermería
Dinámicas no lineales
Investigación en enfermería
Enfermería
title_short Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior
title_full Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior
title_fullStr Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior
title_sort Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior
author Piexak, Diéssica Roggia
author_facet Piexak, Diéssica Roggia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Backes, Dirce Stein
dc.contributor.author.fl_str_mv Piexak, Diéssica Roggia
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiros
Cuidados de enfermagem
Dinâmica não linear
Pesquisa em enfermagem
Enfermagem
Nurses
Nursing care
Nonlinear dynamics
Nursing research
Nursing
Enfermeros
Atención de enfermería
Dinámicas no lineales
Investigación en enfermería
Enfermería
topic Enfermeiros
Cuidados de enfermagem
Dinâmica não linear
Pesquisa em enfermagem
Enfermagem
Nurses
Nursing care
Nonlinear dynamics
Nursing research
Nursing
Enfermeros
Atención de enfermería
Dinámicas no lineales
Investigación en enfermería
Enfermería
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-01-23T19:26:34Z
2013-01-23T19:26:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIEXAK, Diéssica Roggia. Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior. 2012. 85f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
http://repositorio.furg.br/handle/1/3120
identifier_str_mv PIEXAK, Diéssica Roggia. Significado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior. 2012. 85f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187251659603968