Aproximações do tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global e das diretrizes curriculares nacionais da educação infantil no processo de ampliação da educação infantil no município do Rio Grande a partir do proinfância
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6894 |
Resumo: | A presente dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG) na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) (EAEFE). O estudo fundamenta-se na abordagem sócio-histórica de Freitas (2002), Molon (2008) e Zanella et all (2007), a qual proporciona uma análise crítica dos contextos históricos, compreendendo os sujeitos nas e pelas interações sociais. Assim, a pesquisa de cunho qualitativo buscou analisar a legislação da Educação Infantil e o Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a fim de possibilitar a compreensão da proposta da cidade do Rio Grande para a ampliação da Educação Infantil, a partir do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - Proinfância. Para a discussão da política pública de Educação Infantil foram fundamentais as contribuições das autoras Albuquerque (2010), Fulgraff (2007). No campo da Educação Ambiental, as ideias de Loureiro (2009; 2011; 2012); Lima (2011), Castro e Baeta (2011), Novick e Souza (2010), colaboraram na questão da cidadania e sustentabilidade. Nesta perspectiva busca-se uma sociedade mais justa, reconhecendo as crianças como sujeitos históricos e construtores de cultura. Ao compreender o distanciamento entre a legislação e as condições das práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil no município do Rio Grande e a falta de produção acadêmica em relação à política do Proinfância, emergiu a problematização da pesquisa, definida pelo questionamento: Como os dois documentos, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global podem contribuir na ampliação da Educação Infantil no município do Rio Grande, promovida pelo Proinfância? Para o desenvolvimento deste estudo, foram realizadas entrevistas a fim de que os sujeitos da pesquisa pudessem relatar os processos de implementação das novas unidades da Educação Infantil no município do Rio Grande a partir do Proinfância, além de apresentarem propostas para o desenvolvimento deste nível de ensino na rede municipal. A análise dos dados coletados caracterizou-se pela abordagem da análise do conteúdo baseada em Franco (2007), a qual contempla as condições dos contextos onde os sujeitos estão imersos e a análise documental. A partir da compreensão dos discursos dos sujeitos da pesquisa, Secretário de Educação e Superintendente Pedagógica do município, e dos documentos analisados duas categorias emergiram: a) a Educação Infantil no município do Rio Grande no que se refere aos aspectos como a demanda deste nível e a situação atual das instituições municipais; e b) os contextos da política do Proinfância enfocando a situação das unidades do Proinfância no município, os avanços e limitações frente à legislação federal e municipal, além de expor as expectativas para a Educação Infantil no município com o Proinfância. Foi possível compreender com a análise dos diálogos dos sujeitos da pesquisa e dos documentos estudados, as aproximações do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, pois se unem na busca de uma educação de qualidade, pautada no diálogo e por princípios éticos, políticos e estéticos, considerando a relação da cidadania e sustentabilidade como fundamentais nos processos de efetivação das políticas públicas para a Educação Infantil. |
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Aproximações do tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global e das diretrizes curriculares nacionais da educação infantil no processo de ampliação da educação infantil no município do Rio Grande a partir do proinfânciaProinfanciaEducação infantilEducação ambientalEarly childhood educationEnvironmental educationA presente dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG) na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) (EAEFE). O estudo fundamenta-se na abordagem sócio-histórica de Freitas (2002), Molon (2008) e Zanella et all (2007), a qual proporciona uma análise crítica dos contextos históricos, compreendendo os sujeitos nas e pelas interações sociais. Assim, a pesquisa de cunho qualitativo buscou analisar a legislação da Educação Infantil e o Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a fim de possibilitar a compreensão da proposta da cidade do Rio Grande para a ampliação da Educação Infantil, a partir do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - Proinfância. Para a discussão da política pública de Educação Infantil foram fundamentais as contribuições das autoras Albuquerque (2010), Fulgraff (2007). No campo da Educação Ambiental, as ideias de Loureiro (2009; 2011; 2012); Lima (2011), Castro e Baeta (2011), Novick e Souza (2010), colaboraram na questão da cidadania e sustentabilidade. Nesta perspectiva busca-se uma sociedade mais justa, reconhecendo as crianças como sujeitos históricos e construtores de cultura. Ao compreender o distanciamento entre a legislação e as condições das práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil no município do Rio Grande e a falta de produção acadêmica em relação à política do Proinfância, emergiu a problematização da pesquisa, definida pelo questionamento: Como os dois documentos, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global podem contribuir na ampliação da Educação Infantil no município do Rio Grande, promovida pelo Proinfância? Para o desenvolvimento deste estudo, foram realizadas entrevistas a fim de que os sujeitos da pesquisa pudessem relatar os processos de implementação das novas unidades da Educação Infantil no município do Rio Grande a partir do Proinfância, além de apresentarem propostas para o desenvolvimento deste nível de ensino na rede municipal. A análise dos dados coletados caracterizou-se pela abordagem da análise do conteúdo baseada em Franco (2007), a qual contempla as condições dos contextos onde os sujeitos estão imersos e a análise documental. A partir da compreensão dos discursos dos sujeitos da pesquisa, Secretário de Educação e Superintendente Pedagógica do município, e dos documentos analisados duas categorias emergiram: a) a Educação Infantil no município do Rio Grande no que se refere aos aspectos como a demanda deste nível e a situação atual das instituições municipais; e b) os contextos da política do Proinfância enfocando a situação das unidades do Proinfância no município, os avanços e limitações frente à legislação federal e municipal, além de expor as expectativas para a Educação Infantil no município com o Proinfância. Foi possível compreender com a análise dos diálogos dos sujeitos da pesquisa e dos documentos estudados, as aproximações do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, pois se unem na busca de uma educação de qualidade, pautada no diálogo e por princípios éticos, políticos e estéticos, considerando a relação da cidadania e sustentabilidade como fundamentais nos processos de efetivação das políticas públicas para a Educação Infantil.This Master’s thesis was carried out in the Post-graduate Program in Environmental Education (PPGEA) at the Universidade Federal do Rio Grande, located in Rio Grande, RS, Brazil, in the research line named Environmental Education: Teaching and Teacher Education (EAEFE). This study is based on Freitas’ (2002), Molon’s (2008) and Zanella’s et all (2007) socio-historical approach, which enables the researcher to develop a critical analysis of historical contexts in order to understand human relationships in social interaction. Therefore, this qualitative study aimed at studying the legislation of Early Childhood Education and the Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a treaty on Environmental Education and Global Responsibility in Sustainable Societies, in order to comprehend the proposal outlined by the Rio Grande city government to broaden Early Childhood Education, based on a national program called Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Albuquerque’s (2010) and Fulgraff’s (2007) contributions were fundamental to discuss the public policy on Early Childhood Education. In the field of Environmental Education, Loureiro’s (2009; 2011; 2012), Lima’s (2011), Castro and Baeta’s (2011) and Novick and Souza’s (2010) thoughts were used to analyze issues citizenship and sustainability. This perspective aims at a fairer society that acknowledges children as historical subjects who construct culture. Taking into account the gap between the legislation and the conditions of pedagogical practices in Early Childhood Education institutions in Rio Grande and the lack of academic studies related to Proinfância’s policies, the problematization of this research led to the following question: how can both documents, i,e., the Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil and the Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, contribute to broaden Early Childhood Education in Rio Grande with the help of the national program Proinfância? Interviews were carried out so that the subjects could not only report the implementation processes of new Childhood Education units, based on Proinfância, in Rio Grande but also propose ideas to improve this educational stage in the city. Data analysis was based on Franco’s (2007) content analysis, which accounts for the conditions of the context in which the subjects are immersed, and on the documents. The former was applied to the discourses of the subjects, the City Education Secretary and the City Pedagogical Superintendent. Both analyses led to two categories: a) Early Childhood Education in Rio Grande regarding some aspects such as its requirements and the current conditions of the city institutions; and b) the context of Proinfância policies, mainly in its units in the city, improvement and limitations in terms of city and federal legislation, besides expectations concerning Early Childhood Education in the city and the program Proinfância. Based on the analyses of the dialogues with the research subjects and the documents, interfaces were found between the Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global and the Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil since both not only search for high quality education based on dialogue and ethical, political and aesthetic principles but also take into account the relation between citizenship and sustainability – fundamental concepts in public policy processes in Early Childhood Education.Molon, Susana InêsOliveira, Vânia Dias2016-12-09T16:53:39Z2016-12-09T16:53:39Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Vânia Dias. Aproximações do tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global e das diretrizes curriculares nacionais da educação infantil no processo de ampliação da educação infantil no município do Rio Grande a partir do proinfância. 2013. 151 f. Dissertação (Programa de Pós - Graduação em Educação Ambiental ) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-12-09T16:53:39Zoai:repositorio.furg.br:1/6894Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-12-09T16:53:39Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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A presente dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG) na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) (EAEFE). O estudo fundamenta-se na abordagem sócio-histórica de Freitas (2002), Molon (2008) e Zanella et all (2007), a qual proporciona uma análise crítica dos contextos históricos, compreendendo os sujeitos nas e pelas interações sociais. Assim, a pesquisa de cunho qualitativo buscou analisar a legislação da Educação Infantil e o Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a fim de possibilitar a compreensão da proposta da cidade do Rio Grande para a ampliação da Educação Infantil, a partir do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - Proinfância. Para a discussão da política pública de Educação Infantil foram fundamentais as contribuições das autoras Albuquerque (2010), Fulgraff (2007). No campo da Educação Ambiental, as ideias de Loureiro (2009; 2011; 2012); Lima (2011), Castro e Baeta (2011), Novick e Souza (2010), colaboraram na questão da cidadania e sustentabilidade. Nesta perspectiva busca-se uma sociedade mais justa, reconhecendo as crianças como sujeitos históricos e construtores de cultura. Ao compreender o distanciamento entre a legislação e as condições das práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil no município do Rio Grande e a falta de produção acadêmica em relação à política do Proinfância, emergiu a problematização da pesquisa, definida pelo questionamento: Como os dois documentos, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global podem contribuir na ampliação da Educação Infantil no município do Rio Grande, promovida pelo Proinfância? Para o desenvolvimento deste estudo, foram realizadas entrevistas a fim de que os sujeitos da pesquisa pudessem relatar os processos de implementação das novas unidades da Educação Infantil no município do Rio Grande a partir do Proinfância, além de apresentarem propostas para o desenvolvimento deste nível de ensino na rede municipal. A análise dos dados coletados caracterizou-se pela abordagem da análise do conteúdo baseada em Franco (2007), a qual contempla as condições dos contextos onde os sujeitos estão imersos e a análise documental. A partir da compreensão dos discursos dos sujeitos da pesquisa, Secretário de Educação e Superintendente Pedagógica do município, e dos documentos analisados duas categorias emergiram: a) a Educação Infantil no município do Rio Grande no que se refere aos aspectos como a demanda deste nível e a situação atual das instituições municipais; e b) os contextos da política do Proinfância enfocando a situação das unidades do Proinfância no município, os avanços e limitações frente à legislação federal e municipal, além de expor as expectativas para a Educação Infantil no município com o Proinfância. Foi possível compreender com a análise dos diálogos dos sujeitos da pesquisa e dos documentos estudados, as aproximações do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, pois se unem na busca de uma educação de qualidade, pautada no diálogo e por princípios éticos, políticos e estéticos, considerando a relação da cidadania e sustentabilidade como fundamentais nos processos de efetivação das políticas públicas para a Educação Infantil. |
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