A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Umpierre, Márcia Borges
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11335
Resumo: Tese
id FURG_ac105608ccbed2cf83a93c6de7024434
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11335
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanaisEducação ambiental críticaEconomia solidáriaEducação ambientallicenciamento ambientalProjetos de educação ambientalTeseA presente tese teve o objetivo de compreender como a Educação Ambiental Crítica e a Economia Solidária podem contribuir com os PEAs, a fim de que possibilitem a emancipação de pescadores e pescadoras artesanais. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir do materialismo histórico dialético, à luz do qual analisamos, por meio de escuta atenta, nove entrevistas de pescadoras artesanais da Região dos Lagos – RJ e da Região Norte Fluminense que participam dos PEAs FOCO e PESCARTE, exigidos no âmbito do licenciamento ambiental federal. Para que fosse possível compreender como os PEAs atuam, analisamos ainda três entrevistas de coordenadores dos PEAs, bem como documentos do órgão ambiental, responsável pelo licenciamento de petróleo e gás, documentos dos PEAs publicados e disponibilizados, que nos ajudaram na construção desta pesquisa. Para examinarmos todos esses dados, tivemos como suporte teórico autores como Marx, Meszáros, Gramsci, Freire, Loureiro, Quintas, Singer, Biroli e Hellebrandt. Mediante as entrevistas e esses autores, construímos a tese de que, por meio da educação ambiental crítica aliada à economia solidária, é possível construir processos que visem a emancipação de pescadores e pescadoras artesanais, sendo que muitos desses processos já estão em desenvolvimento, mas que há ainda um longo caminho pela frente. Como descrito nas palavras de uma pescadora “está melhorando, não está bom, mas está melhorando. Poderia está pior ainda, mas está melhorando e a gente vê uma luz no fim do túnel. Enquanto tiver esperança a gente luta”.This thesis aimed to understand how Critical Environmental Education and Solidarity Economy can contribute to PEAs, to enable the emancipation of artisanal fishermen and fisherwomen. Therefore, the research was carried out from dialectical historical materialism that was used to analyze by listening attentively to nine interviews of artisanal fisherwomen from Região dos Lagos/RJ, and Norte Fluminense region, who participate in the PEAs FOCO and PESCARTE. To understand how PEAs (Environmental Education Projects) work, we also analyzed three interviews with PEAs coordinators, as well as documents from the environmental agency responsible for oil and gas licensing, PEAs documents published and made available for conducting research, and documents of "Impactos na Pesca" (Impacts in Fishing) project, which helped us in the development of this research. We made use of authors such as Marx, Meszáros, Gramsci, Freire, Loureiro, Quintas, Singer, Biroli, and Hellebrandt as a theoretical basis to examine the entire data. Through the interviews and these authors, we built the thesis that through Critical Environmental Education combined with the solidarity economy, it is possible to build processes that aim at the emancipation of artisanal fishermen and fisherwomen in which many of these processes are already under development but there is still a long way to go. As described in the words of one fisherwoman, "it's getting better, it's not good, but it's getting better. It could be even worse, but it's getting better and we see a light at the end of the tunnel. As long as we have hope, we fight".Anello, Lúcia de Fátima Socoowski deUmpierre, Márcia Borges2023-11-09T01:35:19Z2023-11-09T01:35:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfUMPIERRE, Márcia Borges. A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais. 2021. 168f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.aishttps://repositorio.furg.br/handle/123456789/11335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-11-09T01:42:37Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11335Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-11-09T01:42:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais
title A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais
spellingShingle A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais
Umpierre, Márcia Borges
Educação ambiental crítica
Economia solidária
Educação ambiental
licenciamento ambiental
Projetos de educação ambiental
title_short A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais
title_full A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais
title_fullStr A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais
title_full_unstemmed A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais
title_sort A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais
author Umpierre, Márcia Borges
author_facet Umpierre, Márcia Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anello, Lúcia de Fátima Socoowski de
dc.contributor.author.fl_str_mv Umpierre, Márcia Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental crítica
Economia solidária
Educação ambiental
licenciamento ambiental
Projetos de educação ambiental
topic Educação ambiental crítica
Economia solidária
Educação ambiental
licenciamento ambiental
Projetos de educação ambiental
description Tese
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-11-09T01:35:19Z
2023-11-09T01:35:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv UMPIERRE, Márcia Borges. A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais. 2021. 168f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.ais
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11335
identifier_str_mv UMPIERRE, Márcia Borges. A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais. 2021. 168f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.ais
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187230464737280