A alfabetização na idade certa e a educação ambiental como práticas de governamento: deslocamento nas políticas públicas para os três primeiros anos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6018 |
Resumo: | Esta tese objetiva compreender quais os deslocamentos que estão sendo operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo busca respaldo na perspectiva pós-estruturalista e procura estabelecer algumas aproximações com os pensamentos de Michel Foucault, entre outros autores. No que concerne às ferramentas analíticas, utilizei os conceitos foucaultianos de biopoder, biopolítica e governamento. Destaco o conceito de governamentalidade enquanto ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas abordadas neste trabalho. Desenvolvi, no presente estudo, uma análise a partir da documentação oficial relativa aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, selecionei documentos que se referem ao ciclo da infância, os que apontam direcionamentos para o ciclo da alfabetização, em especial a campanha criada pela Portaria Nº 867, de 04 de julho de 2012, que instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Projeto Dinheiro Direto na Escola ? PDDE Escolas Sustentáveis. Organizei este trabalho em três eixos de análise: "A escola de hoje: da infância para a aprendizagem", em que discuto questões relacionadas aos deslocamentos que estão sendo operados nas políticas públicas dos três primeiros anos do Ensino Fundamental; o "Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade", em que argumento que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas" e "A avaliação em tempos neoliberais e seus atravessamentos: invenções, endereçamentos e implicações", no qual discuto a avaliação enquanto um "direcionador" que aponta para caminhos previamente pensados e traçados com o intuito de conduzir os indivíduos e a coletividade. Assim, considero importante compreender como as políticas públicas aqui abordadas, em consonância com outros discursos contemporâneos, ao operar deslocamentos, fabricam uma infância voltada a um mercado desenhado por uma racionalidade política: a razão governamental neoliberal. |
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A alfabetização na idade certa e a educação ambiental como práticas de governamento: deslocamento nas políticas públicas para os três primeiros anos do ensino fundamentalCiclo da InfânciaCiclo da alfabetizaçãoEducação ambientalEducação para sustentabilidadeGovernamentoCycle of childhoodCycle of literacyEnvironmental educationEducation for sustainabilityGovernmentEsta tese objetiva compreender quais os deslocamentos que estão sendo operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo busca respaldo na perspectiva pós-estruturalista e procura estabelecer algumas aproximações com os pensamentos de Michel Foucault, entre outros autores. No que concerne às ferramentas analíticas, utilizei os conceitos foucaultianos de biopoder, biopolítica e governamento. Destaco o conceito de governamentalidade enquanto ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas abordadas neste trabalho. Desenvolvi, no presente estudo, uma análise a partir da documentação oficial relativa aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, selecionei documentos que se referem ao ciclo da infância, os que apontam direcionamentos para o ciclo da alfabetização, em especial a campanha criada pela Portaria Nº 867, de 04 de julho de 2012, que instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Projeto Dinheiro Direto na Escola ? PDDE Escolas Sustentáveis. Organizei este trabalho em três eixos de análise: "A escola de hoje: da infância para a aprendizagem", em que discuto questões relacionadas aos deslocamentos que estão sendo operados nas políticas públicas dos três primeiros anos do Ensino Fundamental; o "Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade", em que argumento que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas" e "A avaliação em tempos neoliberais e seus atravessamentos: invenções, endereçamentos e implicações", no qual discuto a avaliação enquanto um "direcionador" que aponta para caminhos previamente pensados e traçados com o intuito de conduzir os indivíduos e a coletividade. Assim, considero importante compreender como as políticas públicas aqui abordadas, em consonância com outros discursos contemporâneos, ao operar deslocamentos, fabricam uma infância voltada a um mercado desenhado por uma racionalidade política: a razão governamental neoliberal.This thesis aims to understand what the shifts that are being operated in public policies concerning the cycle of childhood. The study seeks support in poststructuralist perspective and seeks to make some comparisons with the thoughts of Michel Foucault, among other authors. Regarding the analytical tools used the Foucauldian concepts of biopower, biopolitics and government. Emphasize the concept of governmentality as a powerful tool, able to offer clues to discuss the implications of the public policies addressed in this work. Developed in this study, an analysis from the official documentation concerning the first three years of primary schooling, and to compose the analytical corpus, selected documents that refer to the Cycle of Childhood, and those that pointing directions for the cycle of literacy, especially the campaign created by Ordinance No. 867 of July 4, 2012, which established the National Pact for Literacy Age One (PNAIC) and the Project Direct Money at School - Sustainable Schools. I organized this work in three areas of analysis, namely, "Today´s School: from childhood to learning," in which I discuss concerning issues of the displacements being operated in public policy from the first three years of elementary school; the "Enlargement of school functions: environmental education and sustainability", in which I argue that the ways of being and living in a contemporary context seem, increasingly guided by ways of living "sustainable and environmentally friendly" and "The evaluation in neoliberal times and their crossings: inventions, addresses and implications ", in which I discuss the evaluation while a" driver "that points to ways that were previously thought and strokes in order to lead individuals and the collectivity. Thus, I consider important to understand how public policies addressed here, in line with other contemporary discourses, operating shifts, manufacture a childhood facing a market designed by a political rationality, neoliberal governmental reason.Dias, Cleuza Maria SobralGonçalves, Ana do Carmo Goulart2016-03-31T19:17:54Z2016-03-31T19:17:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGONÇALVES, Ana do Carmo Goulart. A alfabetização na idade certa e a educação ambiental como práticas de governamento : deslocamento nas políticas públicas para os três primeiros anos do ensino fundamental. 2014. 162p. Tese (Doutorado em Educação Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.http://repositorio.furg.br/handle/1/6018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-03-31T19:17:54Zoai:repositorio.furg.br:1/6018Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-03-31T19:17:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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