A técnica de análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de cordeiros-bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Zenaura
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10582
Resumo: Neste artigo objetivamos evidenciar a técnica de Análise de Conteúdo que utilizamos para analisarmos os dados da pesquisa qualitativa “práticas de formação continuada para as coordenadoras do município de Cordeiros-Bahia”. Como a pesquisa exige umcaminho robusto para que o investigador tenha êxito na obtenção das respostas para suas indagações e na busca por alcançar os objetivos propostos, sentimos a necessidade de iniciarmos esse trabalho expondo o tipo de pesquisa e sua estruturação para a compreensão do processo investigativo para depois descrevermos o caminho que percorremos para analise dos dados. Como aporte teórico, respaldamos nos escritos de Amado (2017), Creswell (2010), Crusoé (2014), Bardin (2011), Bogdan e Biklin (1994), Gil (2002), Lakatos e Marconi (2010), Martins e Bicudo (1994), Minayo (1994; 2001 e 2002) e Triviños (1987). Os resultados apontam que a Análise de Conteúdo configura-se como uma metodologia que segue uma organização específica a qual permite ao pesquisador um passo-a-passo (caminho) a seguir para a realização de sua investigação. Além disso, foi possível perceber que essa técnica produz resultados significativos na pesquisa de abordagem qualitativa, no campo das ciências sociais.
id FURG_b49e4d700018a1af23b47e406d499277
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10582
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A técnica de análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de cordeiros-bahiaThe content analysis technique in qualitative research: continuing education practices for pedagogical coordinators in the municipality of cordeiros-bahiaLa técnica de análisis de contenido en la investigación cualitativa: prácticas de formación continua para coordinadores pedagógicos del municipio de cordeiros-bahiaTécnicaAnálise de ConteúdoPesquisa qualitativaTechniqueContent AnalysisQualitative InvestigationAnálisis de ContenidoInvestigación CualitativaNeste artigo objetivamos evidenciar a técnica de Análise de Conteúdo que utilizamos para analisarmos os dados da pesquisa qualitativa “práticas de formação continuada para as coordenadoras do município de Cordeiros-Bahia”. Como a pesquisa exige umcaminho robusto para que o investigador tenha êxito na obtenção das respostas para suas indagações e na busca por alcançar os objetivos propostos, sentimos a necessidade de iniciarmos esse trabalho expondo o tipo de pesquisa e sua estruturação para a compreensão do processo investigativo para depois descrevermos o caminho que percorremos para analise dos dados. Como aporte teórico, respaldamos nos escritos de Amado (2017), Creswell (2010), Crusoé (2014), Bardin (2011), Bogdan e Biklin (1994), Gil (2002), Lakatos e Marconi (2010), Martins e Bicudo (1994), Minayo (1994; 2001 e 2002) e Triviños (1987). Os resultados apontam que a Análise de Conteúdo configura-se como uma metodologia que segue uma organização específica a qual permite ao pesquisador um passo-a-passo (caminho) a seguir para a realização de sua investigação. Além disso, foi possível perceber que essa técnica produz resultados significativos na pesquisa de abordagem qualitativa, no campo das ciências sociais.In this article we intend to highlight the technique of Content Analysis that we used to analyze data from the qualitative research “continuous training practices for coordinators in the municipality of Cordeiros-Bahia”. As the investigation requires a robust path for the researcher to succeed in obtaining the answers to his questions and in the search to achieve the proposed objectives, we feel the need to start this work by exposing the type of investigation and its structure to Comprehension of the investigative process and so we describethe path we take to analyze the data. As a theoretical contribution, we support the writings of Amado (2017), Creswell (2010), Crusoé (2014), Bardin (2011), Bogdan and Biklin (1994), Gil (2002), Lakatos and Marcone (2010), Martins and Bicudo (1994), Minayo (1994, 2001 and 2002) and Triviños (1987). The results indicate that content Analysis is configured as a methodology that follows a specific organization that allows the researcher an step by step (path) to follow to carry out his investigation. Furthermore, it was possible to perceive that this technique produces significant results in investigations with a qualitative approach, in the field of social sciences.En este artículo pretendemos destacar la técnica de Análisis de Contenido que utilizamos para analizar datos de la investigación cualitativa “prácticas de formación continua para coordinadores en el municipio de Cordeiros-Bahia”. Como la investigación requiere de un camino robusto para que el investigador logre obtener las respuestas a sus interrogantes y en la búsqueda de alcanzar los objetivos propuestos, sentimos la necesidad de iniciar este trabajo exponiendo el tipo de investigación y su estructura a la Comprensión del proceso investigativo y luego describimos el camino que tomamos para analizar los datos. Como aporte teórico, apoyamos los escritos de Amado (2017), Creswell (2010), Crusoé (2014), Bardin (2011), Bogdan y Biklin (1994), Gil (2002), Lakatos y Marconi (2010), Martins y Bicudo (1994), Minayo (1994, 2001 y 2002) y Triviños (1987). Los resultados indican que Análisis de Contenido se configura como una metodología que sigue una organización específica que le permite al investigador un paso a paso (camino) a seguir pararealizar su investigación. Además, fue posible percibir que esta técnica produce resultados significativos en investigaciones con enfoque cualitativo, en el campo de las ciencias sociales.2023-01-26T04:20:49Z2023-01-26T04:20:49Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Z.; CRUSOÉ, N. . A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PESQUISA QUALITATIVA: práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de Cordeiros-Bahia. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 161–178, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i03.14305. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14305. Acesso em: 23 jan. 2023.2316-3100https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1058210.14295/momento.v31i03.14305porSousa, ZenauraCrusoé, Nilma Margarida de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-26T04:20:50Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10582Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-26T04:20:50Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A técnica de análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de cordeiros-bahia
The content analysis technique in qualitative research: continuing education practices for pedagogical coordinators in the municipality of cordeiros-bahia
La técnica de análisis de contenido en la investigación cualitativa: prácticas de formación continua para coordinadores pedagógicos del municipio de cordeiros-bahia
title A técnica de análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de cordeiros-bahia
spellingShingle A técnica de análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de cordeiros-bahia
Sousa, Zenaura
Técnica
Análise de Conteúdo
Pesquisa qualitativa
Technique
Content Analysis
Qualitative Investigation
Análisis de Contenido
Investigación Cualitativa
title_short A técnica de análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de cordeiros-bahia
title_full A técnica de análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de cordeiros-bahia
title_fullStr A técnica de análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de cordeiros-bahia
title_full_unstemmed A técnica de análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de cordeiros-bahia
title_sort A técnica de análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de cordeiros-bahia
author Sousa, Zenaura
author_facet Sousa, Zenaura
Crusoé, Nilma Margarida de Castro
author_role author
author2 Crusoé, Nilma Margarida de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Zenaura
Crusoé, Nilma Margarida de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica
Análise de Conteúdo
Pesquisa qualitativa
Technique
Content Analysis
Qualitative Investigation
Análisis de Contenido
Investigación Cualitativa
topic Técnica
Análise de Conteúdo
Pesquisa qualitativa
Technique
Content Analysis
Qualitative Investigation
Análisis de Contenido
Investigación Cualitativa
description Neste artigo objetivamos evidenciar a técnica de Análise de Conteúdo que utilizamos para analisarmos os dados da pesquisa qualitativa “práticas de formação continuada para as coordenadoras do município de Cordeiros-Bahia”. Como a pesquisa exige umcaminho robusto para que o investigador tenha êxito na obtenção das respostas para suas indagações e na busca por alcançar os objetivos propostos, sentimos a necessidade de iniciarmos esse trabalho expondo o tipo de pesquisa e sua estruturação para a compreensão do processo investigativo para depois descrevermos o caminho que percorremos para analise dos dados. Como aporte teórico, respaldamos nos escritos de Amado (2017), Creswell (2010), Crusoé (2014), Bardin (2011), Bogdan e Biklin (1994), Gil (2002), Lakatos e Marconi (2010), Martins e Bicudo (1994), Minayo (1994; 2001 e 2002) e Triviños (1987). Os resultados apontam que a Análise de Conteúdo configura-se como uma metodologia que segue uma organização específica a qual permite ao pesquisador um passo-a-passo (caminho) a seguir para a realização de sua investigação. Além disso, foi possível perceber que essa técnica produz resultados significativos na pesquisa de abordagem qualitativa, no campo das ciências sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-26T04:20:49Z
2023-01-26T04:20:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Z.; CRUSOÉ, N. . A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PESQUISA QUALITATIVA: práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de Cordeiros-Bahia. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 161–178, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i03.14305. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14305. Acesso em: 23 jan. 2023.
2316-3100
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10582
10.14295/momento.v31i03.14305
identifier_str_mv SOUSA, Z.; CRUSOÉ, N. . A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PESQUISA QUALITATIVA: práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de Cordeiros-Bahia. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 161–178, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i03.14305. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14305. Acesso em: 23 jan. 2023.
2316-3100
10.14295/momento.v31i03.14305
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187263117393920