Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/968 |
Resumo: | Este artigo investiga a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Física em um curso de formação de professores, justificado pela necessidade dos cursos de graduação prepararem seus estudantes, com visão metodológica e crítica atualizadas, em relação às ferramentas existentes e suas potencialidades pedagógicas. Na revisão bibliográfica, apontam-se pesquisas sobre como as TIC estão sendo utilizadas no processo educativo e suas potencialidades no Ensino de Física. O caminho metodológico envolveu a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e de entrevistas efetuadas com estudantes concluintes do referido curso. Os resultados preliminares apontados pela análise do PPP do curso, dos posicionamentos dos entrevistados e da articulação dessas informações com a fundamentação teórica, mostram a necessidade de avançarmos nas discussões e reflexões sobre a importância da inserção das TIC nesse curso, oportunizando, ao futuro professor, a compreensão de seu papel de mediador pedagógico frente à utilização dos recursos tecnológicos, desenvolvendo também uma visão crítica das potencialidades dessas tecnologias no processo educativo e como elas, associadas a metodologias, podem contribuir para a melhoria do Ensino de Física. |
id |
FURG_b4e929872b082edd045a2b6af2104753 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/968 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professoresEnsino de físicaFormação de professoresMediação pedagógicaEste artigo investiga a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Física em um curso de formação de professores, justificado pela necessidade dos cursos de graduação prepararem seus estudantes, com visão metodológica e crítica atualizadas, em relação às ferramentas existentes e suas potencialidades pedagógicas. Na revisão bibliográfica, apontam-se pesquisas sobre como as TIC estão sendo utilizadas no processo educativo e suas potencialidades no Ensino de Física. O caminho metodológico envolveu a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e de entrevistas efetuadas com estudantes concluintes do referido curso. Os resultados preliminares apontados pela análise do PPP do curso, dos posicionamentos dos entrevistados e da articulação dessas informações com a fundamentação teórica, mostram a necessidade de avançarmos nas discussões e reflexões sobre a importância da inserção das TIC nesse curso, oportunizando, ao futuro professor, a compreensão de seu papel de mediador pedagógico frente à utilização dos recursos tecnológicos, desenvolvendo também uma visão crítica das potencialidades dessas tecnologias no processo educativo e como elas, associadas a metodologias, podem contribuir para a melhoria do Ensino de Física.2011-09-07T04:45:57Z2011-09-07T04:45:57Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVANIEL, Berenice Vahl ; HECKLER, Valmir ; ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de. Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19., 2011, Manaus. Anais eletrônicos... Manaus, 2011. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0587-2.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/968porVaniel, Berenice VahlHeckler, ValmirAraújo, Rafaele Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-09-09T01:23:27Zoai:repositorio.furg.br:1/968Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-09-09T01:23:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores |
title |
Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores |
spellingShingle |
Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores Vaniel, Berenice Vahl Ensino de física Formação de professores Mediação pedagógica |
title_short |
Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores |
title_full |
Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores |
title_fullStr |
Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores |
title_sort |
Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores |
author |
Vaniel, Berenice Vahl |
author_facet |
Vaniel, Berenice Vahl Heckler, Valmir Araújo, Rafaele Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Heckler, Valmir Araújo, Rafaele Rodrigues de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaniel, Berenice Vahl Heckler, Valmir Araújo, Rafaele Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Formação de professores Mediação pedagógica |
topic |
Ensino de física Formação de professores Mediação pedagógica |
description |
Este artigo investiga a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Física em um curso de formação de professores, justificado pela necessidade dos cursos de graduação prepararem seus estudantes, com visão metodológica e crítica atualizadas, em relação às ferramentas existentes e suas potencialidades pedagógicas. Na revisão bibliográfica, apontam-se pesquisas sobre como as TIC estão sendo utilizadas no processo educativo e suas potencialidades no Ensino de Física. O caminho metodológico envolveu a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e de entrevistas efetuadas com estudantes concluintes do referido curso. Os resultados preliminares apontados pela análise do PPP do curso, dos posicionamentos dos entrevistados e da articulação dessas informações com a fundamentação teórica, mostram a necessidade de avançarmos nas discussões e reflexões sobre a importância da inserção das TIC nesse curso, oportunizando, ao futuro professor, a compreensão de seu papel de mediador pedagógico frente à utilização dos recursos tecnológicos, desenvolvendo também uma visão crítica das potencialidades dessas tecnologias no processo educativo e como elas, associadas a metodologias, podem contribuir para a melhoria do Ensino de Física. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-07T04:45:57Z 2011-09-07T04:45:57Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VANIEL, Berenice Vahl ; HECKLER, Valmir ; ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de. Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19., 2011, Manaus. Anais eletrônicos... Manaus, 2011. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0587-2.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/968 |
identifier_str_mv |
VANIEL, Berenice Vahl ; HECKLER, Valmir ; ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de. Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19., 2011, Manaus. Anais eletrônicos... Manaus, 2011. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0587-2.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384391821819904 |