Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaniel, Berenice Vahl
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Heckler, Valmir, Araújo, Rafaele Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/968
Resumo: Este artigo investiga a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Física em um curso de formação de professores, justificado pela necessidade dos cursos de graduação prepararem seus estudantes, com visão metodológica e crítica atualizadas, em relação às ferramentas existentes e suas potencialidades pedagógicas. Na revisão bibliográfica, apontam-se pesquisas sobre como as TIC estão sendo utilizadas no processo educativo e suas potencialidades no Ensino de Física. O caminho metodológico envolveu a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e de entrevistas efetuadas com estudantes concluintes do referido curso. Os resultados preliminares apontados pela análise do PPP do curso, dos posicionamentos dos entrevistados e da articulação dessas informações com a fundamentação teórica, mostram a necessidade de avançarmos nas discussões e reflexões sobre a importância da inserção das TIC nesse curso, oportunizando, ao futuro professor, a compreensão de seu papel de mediador pedagógico frente à utilização dos recursos tecnológicos, desenvolvendo também uma visão crítica das potencialidades dessas tecnologias no processo educativo e como elas, associadas a metodologias, podem contribuir para a melhoria do Ensino de Física.
id FURG_b4e929872b082edd045a2b6af2104753
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/968
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professoresEnsino de físicaFormação de professoresMediação pedagógicaEste artigo investiga a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Física em um curso de formação de professores, justificado pela necessidade dos cursos de graduação prepararem seus estudantes, com visão metodológica e crítica atualizadas, em relação às ferramentas existentes e suas potencialidades pedagógicas. Na revisão bibliográfica, apontam-se pesquisas sobre como as TIC estão sendo utilizadas no processo educativo e suas potencialidades no Ensino de Física. O caminho metodológico envolveu a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e de entrevistas efetuadas com estudantes concluintes do referido curso. Os resultados preliminares apontados pela análise do PPP do curso, dos posicionamentos dos entrevistados e da articulação dessas informações com a fundamentação teórica, mostram a necessidade de avançarmos nas discussões e reflexões sobre a importância da inserção das TIC nesse curso, oportunizando, ao futuro professor, a compreensão de seu papel de mediador pedagógico frente à utilização dos recursos tecnológicos, desenvolvendo também uma visão crítica das potencialidades dessas tecnologias no processo educativo e como elas, associadas a metodologias, podem contribuir para a melhoria do Ensino de Física.2011-09-07T04:45:57Z2011-09-07T04:45:57Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVANIEL, Berenice Vahl ; HECKLER, Valmir ; ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de. Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19., 2011, Manaus. Anais eletrônicos... Manaus, 2011. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0587-2.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/968porVaniel, Berenice VahlHeckler, ValmirAraújo, Rafaele Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-09-09T01:23:27Zoai:repositorio.furg.br:1/968Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-09-09T01:23:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores
title Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores
spellingShingle Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores
Vaniel, Berenice Vahl
Ensino de física
Formação de professores
Mediação pedagógica
title_short Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores
title_full Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores
title_fullStr Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores
title_full_unstemmed Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores
title_sort Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores
author Vaniel, Berenice Vahl
author_facet Vaniel, Berenice Vahl
Heckler, Valmir
Araújo, Rafaele Rodrigues de
author_role author
author2 Heckler, Valmir
Araújo, Rafaele Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaniel, Berenice Vahl
Heckler, Valmir
Araújo, Rafaele Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Formação de professores
Mediação pedagógica
topic Ensino de física
Formação de professores
Mediação pedagógica
description Este artigo investiga a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Física em um curso de formação de professores, justificado pela necessidade dos cursos de graduação prepararem seus estudantes, com visão metodológica e crítica atualizadas, em relação às ferramentas existentes e suas potencialidades pedagógicas. Na revisão bibliográfica, apontam-se pesquisas sobre como as TIC estão sendo utilizadas no processo educativo e suas potencialidades no Ensino de Física. O caminho metodológico envolveu a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e de entrevistas efetuadas com estudantes concluintes do referido curso. Os resultados preliminares apontados pela análise do PPP do curso, dos posicionamentos dos entrevistados e da articulação dessas informações com a fundamentação teórica, mostram a necessidade de avançarmos nas discussões e reflexões sobre a importância da inserção das TIC nesse curso, oportunizando, ao futuro professor, a compreensão de seu papel de mediador pedagógico frente à utilização dos recursos tecnológicos, desenvolvendo também uma visão crítica das potencialidades dessas tecnologias no processo educativo e como elas, associadas a metodologias, podem contribuir para a melhoria do Ensino de Física.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-07T04:45:57Z
2011-09-07T04:45:57Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VANIEL, Berenice Vahl ; HECKLER, Valmir ; ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de. Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19., 2011, Manaus. Anais eletrônicos... Manaus, 2011. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0587-2.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/968
identifier_str_mv VANIEL, Berenice Vahl ; HECKLER, Valmir ; ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de. Investigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19., 2011, Manaus. Anais eletrônicos... Manaus, 2011. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0587-2.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384391821819904